OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA MONITORES – UFPel

Nos dias 20, 23, e 27/10 foram realizados os encontros síncronos da Oficina de Capacitação para Monitores. A iniciativa promovida pela PRE através do NATE buscou atender os monitores bolsistas e voluntários selecionados via dois editais em setembro e outubro. Participaram das oficinas 106 estudantes que serão certificados no curso segundo as 20 horas de atividades.

Os cursos aconteceram via LIVE’s através do YouTube

Os estudantes que realizaram a formação nestas Oficinas de Capacitação para “Monitores em ação virtual”, estão diretamente ligados ao suporte das disciplinas das quais são bolsistas. Visto a necessidade de não apenas  prepará-los para  operar a plataforma e-AULA (espaço virtual de ensino e de aprendizagem), mas também de acolher colegas e professores nesse complicado  contexto, a oficina foi pensada, planejada, desenvolvida e executada detalhadamente, de modo que também, os monitores se sentissem acolhidos nesse espaço online de capacitação interativo/colaborativo.

Na imagem, respondendo ao princípio da interatividade e cooperação, temos o print da tela na qual dois cursistas estão participando ativa e propositivamente do encontro de encerramento.

Os cursistas  foram capacitados  para atuar junto aos estudantes e ao professor da disciplina, dando suporte e auxiliando nas mais diversas situações que possam surgir. Ligeiramente salientam-se conteúdos do tipo: como se comportar no ambiente virtual (Netiqueta); como assessorar o docente para que sua aula não se torne massiva; e, sobretudo, como desenvolver questões e superar problemáticas tecnológicas advindas do uso da plataforma para a construção do conhecimento online.

Enquanto os bolsistas do NATE ministravam os conteúdos do curso o espaço de comentários garantiu o diálogo e a troca simultânea no processo de ensino-aprendizagem.

É importante ressaltar que o NATE dispõe de Princípios que devem ser conhecidos e são seguidos em todas as ações propostas, são eles:

• ACOLHIMENTO E CUIDADO;
  • INTERATIVIDADE E COOPERAÇÃO;
  • APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA;
  • REUSO DE CONTEÚDOS;
  • AUTONOMIA;
  • CRIATIVIDADE.
Publicado em 06/11/2020, na categoria Notícias.
Translate »