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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O Curso de Licenciatura em Física da UFPel, seguindo as orientações emitidas pelo Parecer CNE/CES nº 1.304/2001, procura desenvolver, de acordo com a formação de Físico – educador, competências e habilidades que visem qualificar o exercício do magistério na Educação Básica de seus egressos. Diante desse cenário, enumeram-se a seguir as seguintes competências:

  • dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;
  • descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;
  • diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;
  • manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica;
  • desenvolver uma gestão ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos;
  • propor, elaborar, executar e avaliar novas práticas pedagógicas adequadas à realidade e ao contexto escolar do Ensino Médio e embasadas em referenciais teóricos consistentes com as linhas atuais de pesquisa em Ensino de Física.

O desenvolvimento das competências acima enumeradas está associado à aquisição de determinadas habilidades, as quais, segundo o Parecer CNE/CES 1.304/2001, dividem-se em habilidades gerais e específicas.

Habilidades gerais

O Curso de Licenciatura em Física procura proporcionar o desenvolvimento das seguintes habilidades gerais:

  • utilizar a Matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais;
  • resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até a análise de resultados;
  • propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;
  • concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e complexa;
  • utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;
  • aplicar os diversos recursos da Informática, dispondo de noções de linguagem computacional;
  • conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições ou em análise de dados (teóricos ou experimentais);
  • reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;
  • apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras;
  • reconhecer os diferentes referenciais teóricos existentes para descrever os processos de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino de Física;
  • propor, elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas específicas e inovadoras consistentes com o contexto escolar e com os referenciais teóricos consagrados no Ensino de Física.

Habilidades específicas

O Curso de Licenciatura em Física procura proporcionar o desenvolvimento das seguintes habilidades específicas:

  • o planejamento e o desenvolvimento de diferentes experiências didáticas em Física, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas;
  • elaboração ou adaptação de materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais.

O Curso ainda proporcionará uma série de vivências que tornam o processo educacional mais integrado. Ao final da formação o graduando terá:

  • realizado experimentos em laboratórios;
  • adquirido experiência com o uso de equipamentos de Informática;
  • realizado pesquisas bibliográficas, identificando e localizando fontes de informação relevantes;
  • formulado ideias e conceitos fundamentais da Física e das Ciências, através da leitura de textos básicos;
  • sistematizado seus conhecimentos e seus resultados em um dado assunto através de, pelo menos, a elaboração de um artigo, comunicação ou relatório;
  • entrado em contato com conceitos e teorias fundamentais dos referenciais teóricos que embasam o Ensino de Física;
  • participado da elaboração e execução de atividades de Ensino de Física embasadas em práticas pedagógicas consistentes com os referenciais teóricos estudados.