Início do conteúdo
NDE

Além dos instrumentos de avaliação anteriores, o Curso de Licenciatura em Física da UFPel conta com o Núcleo Docente Estruturante (NDE). Esse desempenha um papel crítico no que se refere à execução do PPC com vistas à realização de ajustes e correções imediatas, além de promover avaliações periódicas sobre o PPC sempre que essas se mostrarem oportunas.

O NDE deve ser responsável pela concepção do PPC desde a sua formulação, estendendo-se a sua implementação, execução e à análise dos resultados e impactos por ele produzidos. A realização desse tipo de atividade, contínua e sistemática, contribuirá para o fortalecimento do PPC. A proposição da avaliação a ser desenvolvida por esse núcleo vai além do mero procedimento burocrático de listagem de erros e acertos, ou seja, buscará um melhoramento contínuo por parte dos resultados do processo de formação do Físico – educador, comprometido no aprendizado social das organizações envolvidas neste campo profissional e promovendo a sistematização de informações que contribuirão para o aprimoramento do PPC.

As atribuições e o funcionamento do NDE do Curso de Licenciatura em Física estão descritos em Regimento próprio, incluído no apêndice B deste PPC. A composição atual do NDE é definida pela Portaria IFM/UFPel Nº 56, de 08 de dezembro de 2023, estando assim constituída:

  • Prof. Alexandre Diehl (presidente)
  • Prof. Álvaro Leonardi Ayala Filho – Departamento de Física
  • Prof. Arlan da Silva FerreiraDepartamento de Física
  • Prof. Jairo Valões de Alencar Ramalho – Departamento de Matemática e Estatística
  • Prof. José Rafael BordinDepartamento de Física
  • Prof. Pedro Lovato Gomes Jardim – Departamento de Física
  • Prof. Rafael Cavagnoli – Departamento de Física