Início do conteúdo
Matrícula especial (solicitação pelo COBALTO)

Definição

A matrícula especial permite ao discente realizar matrícula em componente curriculares de outros cursos da UFPel. Esta modalidade de matrícula está condicionada à disponibilidade de vagas na disciplina e no período letivo desejado. A matrícula especial não poderá ultrapassar o total de dois componentes curriculares por período letivo e 20% da carga horária do curso de origem. Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários. A matrícula especial é destinada apenas para acrescentar componentes curriculares, é vedada a alteração da matrícula original.

Como solicitar

A Matrícula Especial possui período estipulado no calendário acadêmico. Para solicitar a matrícula especial o discente deve:

  1. estar matriculado em, no mínimo, oito créditos no curso de origem;
  2. obter autorização da coordenação do seu curso;
  3. solicitar ao Colegiado do Curso que oferta o componente curricular pretendido, no período previsto no Calendário Acadêmico.

No caso da matrícula especial envolver pré-requisitos, tanto no curso de origem, como no de destino, deverá haver concordância formal entre os cursos envolvidos. O discente deve verificar com o colegiado do curso os procedimentos adotados para solicitação de matrícula nesta modalidade.

ATENÇÃO: A partir do semestre 2021/1, a solicitação de matrícula especial será realizada via sistema COBALTO, dentro do período definido pelo calendário acadêmico, através do menu: “Aluno – Cadastro – Solicitação de matrícula especial”.