PRE divulga novo edital para vagas remanescentes e cadastro reserva para o PIBID núcleo Física/Química

EDITAL PRE 012/2020 – Seleção de Alunos para o PIBID/UFPEL

Edital 012/2020 – SELEÇÃO DE ALUNOS DAS LICENCIATURAS DA UFPel PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (Pibid)

A Coordenação Institucional do Pibid-UFPel, no âmbito do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/UFPel/5ª.CRE/SMEd, em conformidade ao Edital CAPES[1]02/2020 e Portaria CAPES259 de 17 de dezembro de 2019, abre processo de seleção para discentes que estejam cursando a primeira metade dos cursos de Licenciatura da UFPel para concorrerem a bolsa de iniciação à docência do Pibid-UFPel, para voluntários e para Cadastro Reserva, com início previsto para 5 de outubro de 2020, com vigência de 18 meses, conforme quadro de vagas indicadas no Quadro 1 deste Edital.

Baixar:
Edital PIBID – 012/2020/PRE

link oficial:
https://wp.ufpel.edu.br/pre/2020/09/21/pre-divulga-o-edital-012-2020-selecao-de-alunos-para-o-pibid/

PRE publica lista de homologados para o PIBID/UFPEL

  • estudantes da UFPEL: lista de homologações – Edital 004/2020  ( lista  ;  retificação )
  • professores(as) de escolas:  lista de homologações – Edital 005/2020 ( lista )

Prorrogadas as inscrições para o PIBID até o dia 16/08!

A PRE (Pró-Reitoria de Ensino) da UFPEL divulgou hoje a prorrogação na data para inscrições e demais etapas do processo seletivo do PIBID/UFPEL, confira o Edital de Retificação em:

Retificação do Edital – 004/2020/PRE (Alteração do Cronograma)

Continue lendo

PRE divulga o Edital 004/2020 – Seleção de Alunos para o PIBID

EDITAL 004/2020 – SELEÇÃO DE ALUNOS DAS LICENCIATURAS DA UFPel PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (Pibid)

A Coordenação Institucional do Pibid-UFPel, no âmbito do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/UFPel/5ª.CRE/SMEd, em conformidade ao Edital CAPES[1]02/2020 e Portaria CAPES 259 de 17 de dezembro de 2019, abre processo de seleção para discentes que estejam cursando a primeira metade dos cursos de Licenciatura da UFPel para concorrerem a bolsa de iniciação à docência do Pibid-UFPel, com início previsto para 1º de setembro de 2020, com vigência de 18 meses, conforme quadro de vagas indicadas no Quadro 1 deste Edital.

Edital PIBID – 004/2020/PRE

Divulgação oficial:
https://wp.ufpel.edu.br/pre/2020/08/03/pre-divulga-o-edital-004-2020-selecao-de-alunos-para-o-pibid/

UFPel é contemplada com 576 bolsas do Pibid e Residência Pedagógica

UFPel é contemplada com 576 bolsas do Pibid e Residência Pedagógica aos cursos de Licenciatura

No fim do mês de maio saiu o resultado final das instituições contempladas com bolsas dos programas de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação.

Continue lendo

VII Seminário PIBID UFPEL

Com o tema “O que aprendemos, o que ensinamos”, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) promoveu, de 26 a 30 de novembro, seu 7º Seminário.

Durante a semana, de 26 a 29 de novembro, os grupos realizaram atividades que foram apresentadas no dia 30 (sábado), na área externa do Campus Anglo da UFPEL.

Publicação Institucional (CCS)

Fotos:

Continue lendo

Evento: V Espaço Ciência do Mural G Biotec no Parque Tecnológico em Pelotas

No dia 13 de novembro de 2019 o curso de Biotecnologia da UFPEL promoveu o V Espaço Ciência do projeto de extensão Mural G Biotec.

O grupo PIBID/FÍSICA marcou presença na modalidade Mostra Interativa, com a proposta: “Física: Geração e Conservação de Energia”

Continue lendo

PIBID/FÍSICA no encerramento das aulas no DESAFIO, pré-universitário da UFPEL

No dia 05 de novembro de 2019 o grupo PIBID/Física esteve presente no encerramento das atividades do ano do Projeto DESAFIO Pré-Universitário Popular, um projeto de extensão que existe na UFPEL desde 1993.

O grupo PIBID/Física levou alguns experimentos para proporcionar um fim de tarde descontraído e divertido com a Física!

Continue lendo

Apresentação de trabalho na 5ª SIIEPE (2)

No dia 25/10 a bolsista Renata Belmudes Schneider apresentou o trabalho “ÓPTICA DA VISÃO: UMA OFICINA PROMOVIDA PELO PIBID-FÍSICA-UFPEL NO DESAFIO PRÉ VESTIBULAR” no âmbito do VI Congresso de Extensão e Cultura (CEC) evento integrante da SIIEPE.

https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/

Autores do trabalho:

Renata Belmudes Schneider; Samantha Cardoso Alves; Larissa Borba De Miranda; Rafael Cavagnoli

Anais (pág. 197)

Apresentação de trabalho na 5ª SIIEPE (1)

Entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019 ocorre na UFPEL a 5a SIIEPE – Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão.

No dia 23/10 o bolsista Gabriel Martins dos Santos apresentou o trabalho “APLICAÇÃO DA OFICINA DE ASTRONOMIA BÁSICA PELO GRUPO PIBID-FÍSICA: CONSTRUINDO UM TELESCÓPIO” no âmbito do V Congresso de Ensino de Graduação (CEG) evento integrante da SIIEPE.

https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/

Autores do trabalho:

Gabriel Martins dos Santos; Davi Barwaldt Dutra ; Giovani da Silva Vargas; Jean Batista Carneiro; Thiago Kurz Pedra; Rafael Cavagnoli

Anais