Início do conteúdo
    Notícias
  • O Físico quer saber: Modelo de Interação de Troca RKKY

    Dando continuidade ao ciclo de palestras O Físico quer saber, o Grupo PET-Física estará promovendo nesta sexta-feira, dia 22/nov, às 13h, na sala nº 114 do prédio 16, o seminário “Tópicos Introdutórios para o Modelo de Interação de Troca RKKY“, a ser ministrado pelo prof. Willian Rodriguez – Departamento de Física / UFPel.
    .
    Segundo o prof. Willian Rodriguez, o modelo de interação de troca indireta RKKY foi proposto inicialmente por Ruderman e Kittel para explicar a largura de linha de espectros de ressonância magnética nuclear observada para alguns metais, como prata e cobre. Depois foi generalizado para descrever o ferromagnetismo e antiferromagnetismo em metais (Kasuya) e para explicar as propriedades magnéticas em ligas metálicas (Yosida). As interações de troca indiretas são dadas por intermeio de interações diretas dos íons metálicos com os elétrons de condução. Assim, neste seminário será abordado o tópico introdutório sobre o comportamento metálico através do gás de elétrons condução.
  • Física participa da III Mostra de Cursos da UFPel

    No dia 18 de setembro (quarta-feira), ocorreu no Auditório da Escola Superior de Educação Física – ESEF, a III Mostra de Cursos da Universidade Federal de Pelotas.

    O objetivo principal do evento é divulgar os mais de 90 cursos ofertados pela Instituição e estabelecer um contato maior entre a comunidade e a Universidade, além de auxiliar os alunos do Ensino Médio da cidade de Pelotas e Região a fazer a escolha de suas futuras profissões.

    Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física estiveram presentes na Mostra com informações acerca do funcionamento dos cursos, grupos de pesquisa e laboratórios, além de realizar experimentos em que os visitantes puderam ver na prática como algumas teorias físicas funcionam. Além disso, tiveram a oportunidade de interagir com alunos de Física, sanando possíveis dúvidas sobre a vida acadêmica na Universidade.

    Os discentes participantes do Grupo PET e do PIBID levaram experimentos interativos nos quais os visitantes puderam enxergar na prática os princípios físicos de mecânica, óptica, eletromagnetismo, pressão, conservação de momento angular, entre outros. 

  • O físico quer saber: Gravidade Real e Artificial

     

    Dando continuidade à edição do ciclo de palestras “O Físico quer saber”, o Grupo PET-Física estará realizando nesta sexta-feira 13, às 13h, na sala nº 114 do prédio 16, o seminário “Gravidade Real e Artificial”, que será ministrada pelo Prof. Dr. Arlan da Silva Ferreira, do Departamento de Física da UFPel.

    Participe, trazendo suas dúvidas e curiosidades!
  • Smurffísicos vencem a 1ª edição do FisiQuiz

    Ocorreu nesta quarta-feira (28) a etapa final do FisiQuiz, atividade promovida pelo Grupo PET-Física que começou na metade do primeiro semestre de 2019.

    O FisiQuiz foi uma competição do tipo quiz envolvendo questões de física, no qual os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Física participaram. Após diversas rodadas de disputas diretas entre as equipes, os Smurffísicos somaram a maior pontuação e venceram a competição, com 540 pontos. Já os Chernoboys ficaram em 2º lugar e a equipe Vega em 3º. As três equipes foram premiadas com um conjunto de livros de física e de cálculo que foram doados pelos professores do Departamento de Física.

     Formação das equipes:

    – Chernoboys: João Paulo Félix, Marcos Alexandre Nolasco, Mateus Dutra e Ramon Silva.

    – Equipe Vega: Alfredo Pacheco, Mateus Alves, Thiago Pedra e Vitor Conzatti.

    – Smurffísicos: Andrew Correia, Cleviston Tavares, Felipe da Silva e Jonathan Ávila.

    O Grupo PET-Física aproveita a oportunidade para agradecer a todos os participantes que tornaram possível a realização da atividade e aos professores do Departamento de Física que fizeram doações de livros didáticos que foram utilizados na premiação.

     

  • Grupo PET-Física promove o “FisiQuiz”

    No dia 26 de junho (quarta-feira), o Grupo PET-Física estará promovendo a atividade FisiQuiz. A atividade foi pensada e desenvolvida pelos petianos com o intuito de promover um momento de aprendizagem e descontração entre alunos dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Física da UFPel.

    .

    O FisiQuiz ocorrerá na sala nº 114 do prédio 16, Campus Capão do Leão, a partir das 13h.
    .
    Venha prestigiar e torcer pelo seu time!
  • 4ª Semana Acadêmica Integrada da Física

     

    No período de 17 a 19 de junho de 2019 será realizada a 4ª Semana Acadêmica Integrada da Física, nas dependências do Instituto de Física e Matemática – Campus Capão do Leão.

    A Semana Acadêmica é a maneira tradicional do Curso de promover a integração da comunidade acadêmica com o mercado profissional e a comunidade em geral, propiciando a troca de experiências entre discentes e docentes de diversas áreas do conhecimento.

    A inscrição no evento é gratuita para todos os participantes, devendo ser realizada na sala do Diretório Acadêmico da Física (sala 219, prédio 05, Campus Capão do Leão) até a data do evento.

     

     

    *Será concedido atestado de horas complementares aos participantes com mais de 75% de presença no evento.

    Programação:

    -> Dia 17/06 (segunda-feira)

    .
    Manhã

    08h – Credenciamento.

    08h30min – Palestra: Emaranhados: reflexões e(ducação) a(mbiental) física. Ingrid Lessa

    10h30min – Palestra: Unidades e o novo SI. Prof. Werner Sauter

    .

    Tarde

    14h – Palestra: CNPEM: uma oportunidade além da carreira acadêmica. Acad. Thissiana Fernandes

    16h – Mostra de trabalhos

    .

    -> Dia 18/06 (terça-feira)

    .

    Manhã

    08h30 – Oficina do Grupo PET-Física / Mesa Redonda

    10h30min – Palestra: Entendendo o Nobel de 2018: pinças ópticas. Prof. Pedro Jardim

    .

    Tarde

    14h – Minicurso: A autorregulação da aprendizagem na formação acadêmica em Física. Prof. Larissa Bilhalba

    16h – Palestra: Motos perpétuos e máquinas de free-energya: não existe almoço grátis na Natureza. Prof. Fernando Lang

    .

    -> Dia 19/06 (quarta-feira)

    .

    Manhã

    08h30 – Palestra: Análise de Fourier em Séries Temporais. Prof. Arlan Ferreira

    10h30 – Oficina do PIBID: O ensino da astronomia através de oficinas e realizações de experimentos.

    .

    Tarde

    14h – Palestra: As bases físicas e matemáticas do pensamento moderno. Prof. Álvaro Ayala Filho

    16 – Palestra: Distúrbios e problemas de aprendizagem relacionados à lógica matemática. Prof.ª Maria Neves (NAI)

  • O físico quer saber: Matéria Escura

    Dando continuidade à edição do ciclo de palestras “O Físico quer saber”, o Grupo PET-Física estará promovendo no dia 08 de maio de 2019, às 13h, na sala 114 do prédio 16, a palestra “Matéria Escura”, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Werner Sauter, do Departamento de Física da UFPel.

    A atividade “O Físico quer saber“ visa estimular os alunos, e principalmente os calouros, ao conhecimento científico, sanando algumas de suas dúvidas, desfazendo mitos associados à área de Física e aguçando sua curiosidade para próximas descobertas que serão aproveitadas no decorrer do Curso.

     Ao final da palestra o Grupo PET-Física irá receber as dúvidas dos futuros físicos, para assim montar a edição do próximo mês de “O Físico quer saber”.

  • Oficina de Autorregulação da Aprendizagem

    No dia 24 de abril o Curso estará promovendo uma oficina de Autorregulação da aprendizagem. A atividade, de autoria da Profª Drª Amanda Pranke, irá abordar estratégias para qualificar o ser, o estar e o aprender na universidade, assim como superar as dificuldades no ensino superior, sejam de adaptação ou aprendizado.

    A oficina será realizada na sala 209 do prédio 05, Campus Capão do Leão, das 14h às 16h.

    Para participar da atividade é necessário fazer a inscrição pelo link: https://forms.gle/rKF8x1pKouZLw76h7.

    Aos participantes será concedido atestado de 2 horas.

    Oficina limitada a 40 vagas.

     

  • Colação de Grau Externa 2018/2

    Realizou-se no dia 09/fev/2019, no auditório da Faculdade de Direito, a Colação de Grau Externa da segunda turma de alunos que concluiu o Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pelotas no segundo semestre letivo de 2018, a saber: Ananda Ramires das Neves Sttiger, Júlio Bluhm Rodriguez, Mateus Bigolin Lorenzon, Natan Mendes Casero e Paola Gay dos Santos. (mais…)