Início do conteúdo
    Notícias
  • O físico quer saber: Matéria Escura

    Dando continuidade à edição do ciclo de palestras “O Físico quer saber”, o Grupo PET-Física estará promovendo no dia 08 de maio de 2019, às 13h, na sala 114 do prédio 16, a palestra “Matéria Escura”, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Werner Sauter, do Departamento de Física da UFPel.

    A atividade “O Físico quer saber“ visa estimular os alunos, e principalmente os calouros, ao conhecimento científico, sanando algumas de suas dúvidas, desfazendo mitos associados à área de Física e aguçando sua curiosidade para próximas descobertas que serão aproveitadas no decorrer do Curso.

     Ao final da palestra o Grupo PET-Física irá receber as dúvidas dos futuros físicos, para assim montar a edição do próximo mês de “O Físico quer saber”.

  • Oficina de Autorregulação da Aprendizagem

    No dia 24 de abril o Curso estará promovendo uma oficina de Autorregulação da aprendizagem. A atividade, de autoria da Profª Drª Amanda Pranke, irá abordar estratégias para qualificar o ser, o estar e o aprender na universidade, assim como superar as dificuldades no ensino superior, sejam de adaptação ou aprendizado.

    A oficina será realizada na sala 209 do prédio 05, Campus Capão do Leão, das 14h às 16h.

    Para participar da atividade é necessário fazer a inscrição pelo link: https://forms.gle/rKF8x1pKouZLw76h7.

    Aos participantes será concedido atestado de 2 horas.

    Oficina limitada a 40 vagas.

     

  • Colação de Grau Externa 2018/2

    Realizou-se no dia 09/fev/2019, no auditório da Faculdade de Direito, a Colação de Grau Externa da segunda turma de alunos que concluiu o Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pelotas no segundo semestre letivo de 2018, a saber: Ananda Ramires das Neves Sttiger, Júlio Bluhm Rodriguez, Mateus Bigolin Lorenzon, Natan Mendes Casero e Paola Gay dos Santos. (mais…)

  • Semestre letivo 2019/1 teve início no dia 11 de março

    As atividades acadêmicas do semestre letivo 2019/1 da Universidade Federal de Pelotas tiveram início na segunda-feira (11) e irão até 13 de julho, com os exames sendo realizados na semana seguinte, encerrando no dia 20 de julho. O segundo semestre letivo de 2019 começará no dia 12 de agosto e termina em 21 de dezembro, com os exames.

    Agora que já se passaram as primeiras duas semanas de aula, a secretaria do Curso de Licenciatura em Física se sente na obrigação de trazer uma mensagem de orientação aos seus acadêmicos, principalmente para aqueles que estão tendo o primeiro contato com o Ensino Superior.

    Datas e prazos

    O Calendário Acadêmico é o documento oficial da Instituição que marca as principais datas envolvendo a vida acadêmica para o ano letivo. Por isso, procure sempre consultá-lo para saber os prazos previstos das atividades e procedimentos universitários. Confira-o no arquivo Calendário Acadêmico 2019.

    Carteira de Identificação Estudantil

    Todos os alunos devem fazer a Carteira de Identificação Estudantil da UFPel. Esse documento serve para que se possa utilizar o transporte de apoio, ter acesso aos Restaurantes Universitários (RUs) e retirar livros nas bibliotecas. Também serve como identidade dentro da Instituição. Basta ir a qualquer biblioteca com um documento de identidade e pedir a sua. Se você já possui a carteira de identificação, mas está desgastada ou ilegível, basta encaminhar e-mail para identificacao@ufpel.edu.br e solicitar a segunda via, sem custo algum. A carteira de identificação, após ficar pronta, será encaminhada à secretaria do Curso, onde o aluno deverá retirá-la.

    (mais…)

  • O físico quer saber: Nosso Universo

    O Grupo PET-Física estará promovendo no dia 13 de março de 2019, às 13h, na sala 114 do prédio 16, a atividadeO Físico quer saber: Nosso Universo“, que visa estimular os alunos, e principalmente os calouros, ao conhecimento científico, sanando algumas de suas dúvidas, desfazendo mitos associados à área de Física e aguçando sua curiosidade para próximas descobertas que serão aproveitadas no decorrer do Curso.
    .
    A atividade será apresentada pelo Prof. Dr. Fernando Simões Jr., egresso do Curso de Licenciatura em Física da UFPel e atual professor do Departamento de Física desta Instituição.
    .
    Ao final da palestra o Grupo PET-Física irá receber as dúvidas dos futuros físicos, para assim montar a edição do próximo mês de “O Físico quer saber”!!!
  • Colação de Grau Interna 2018/2

    Cerimônia de Colação de Grau do estudante José Fernando de Freitas Avelar Fernandes, ocorrida na manhã do dia 03/01/2019, nas dependências do Instituto de Física e Matemática. O estudante, que é natural de Mineiros, estado de Goiás, concluiu o Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pelotas no semestre letivo 2018/2.

  • Aluna do Curso de Licenciatura em Física é selecionada para Escola de Verão do CNPEM

    A Escola ocorrerá nos meses de janeiro e fevereiro de 2019.

    Por Luiza Jardim.

     

    A discente Thissiana Fernandes, do Curso de Licenciatura em Física da UFPel, foi selecionada como bolsista para a Escola de Verão do  Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O programa, que tem duração de dois meses, contemplou a selecionada com uma bolsa integral durante todo o período dos cursos.

     

    Discente Thissiana Fernandes, do Curso de Lic. em Física.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Grupo de Pesquisa CCAF.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Thissiana Fernandes é a segunda aluna do Curso de Licenciatura em Física a ser selecionada como bolsista para uma vaga no Programa de Verão do CNPEM. O primeiro a ser aceito no programa foi Fernando J. R. Simões Junior, em 1998, ex-aluno do Curso e atual professor efetivo do Departamento de Física da UFPel.

    A discente é integrante do Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais Avançados e Fotônica (CCAF) da UFPel, e orientada pelo professor Mário Lúcio Moreira. O CCAF faz pesquisas com o objetivo de encontrar formas alternativas de geração de energia solar. O foco principal da pesquisa de Thissiana no Grupo de Pesquisa CCAF é obter uma célula fotovoltaica, através de compostos inorgânicos, que possa ser implementada para a geração de energia.

    Com a sua aprovação no processo seletivo para a Escola de Verão, Thissiana busca agregar informações valiosas ao seu projeto de Iniciação Científica na UFPel, assim como obter um reconhecimento e visibilidade maior para o Grupo de Pesquisa CCAF e para Curso de Licenciatura em Física. Além disso, tem o objetivo de incentivar outros alunos a participar de escolas de verão para que tenham uma formação mais completa. 

  • Matrícula especial 2018/2

    Informamos que a secretaria do Curso de Licenciatura em Física estará realizando atendimento para Matrícula Especial nos dias 23 e 24 de agosto, no horário das 08h15 às 11h30 e das 12h30 às 17h30, mediante a retirada de ficha no local.

  • Colação de Grau 2018/1 – 2ª turma

    Foi realizada na manhã de hoje (15/08/2018), nas dependências do Instituto de Física e Matemática (IFM), a cerimônia de Colação de Grau da 2ª turma de formandos do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pelotas no semestre letivo 2018/1: Débora Piegas Pavani, Sandro dos Santos Viana e Thiago Snocck Campelo.

    Pela contribuição em sua formação acadêmica, os formandos homenagearam as seguintes autoridades universitárias:

    – Patrono: Prof. Eduardo Fontes Henriques;

    – Paraninfo: Prof. Valdemar das Neves Vieira (coordenador do Curso);

    – Professores homenageados: Alexandre Diehl, Fábio Teixeira Dias e Maurício Jeomar Piotrowski;

    – Funcionários homenageados: Cristian Dias Fernandes e Diego Fersula de Moura.

    A pedido especial dos formandos, o Diploma foi entregue aos mesmos pelo professor Eduardo Henriques (patrono), que muito contribuiu na formação desses estudantes.