Início do conteúdo
    Notícias
  • Trancamento de matrícula em componentes curriculares 2021/2

    O trancamento de matrícula em componentes curriculares no semestre 2021/2 poderá ser feito pelos discentes no período de 04 a 11 de março de 2022. Para solicitar o trancamento o discente deverá fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu “Aluno/Cadastro/Trancamento de disciplina”, marcar as disciplinas que deseja trancar e clicar em “+Trancar disciplina(s)”.

  • Matrícula especial 2021/2 no Cobalto

    De 04 a 06 de março de 2022 estará aberta no sistema COBALTO a solicitação de matrícula especial para o calendário 2021/2. Para solicitar matrícula especial o aluno deverá acessar o COBALTO através do menu:

    “Aluno –> Cadastro –> Solicitação de Matrícula Especial”

    Através deste menu o estudante poderá buscar qualquer disciplina ofertada para os cursos presenciais de Graduação em 2021/2. A busca poderá ocorrer por disciplina ou por curso. Nos dias 07 e 08 de março os Colegiados dos Cursos de origem (Curso do aluno que está solicitando matricula especial) e de destino (Curso que está recebendo a solicitação de matrícula especial) farão a homologação (ou não) das solicitações.

    A partir da homologação, o aluno será automaticamente matriculado no componente curricular solicitado. Se a matricula for negada, o estudante poderá consultar pelo Cobalto o motivo da não autorização. Lembramos ainda que o discente deverá estar matriculado em no mínimo oito créditos no curso de origem para realizar a solicitação de matrícula especial, conforme Regulamento do Ensino de Graduação. Para maiores informações sobre a Matrícula Especial, sugerimos uma consulta à CRA, pelo link https://wp.ufpel.edu.br/cra/matricula/.

  • Matrícula no Colegiado até o dia 02/03/2022

    O Colegiado informa que ainda é possível realizar a matrícula em disciplinas para o semestre 2021/2. Para tanto o discente deve entrar em contato com o Colegiado, através do e-mail cclfisica@gmail.com, e solicitar a inclusão na(s) disciplina(s) pretendidas. A inclusão será feita pelo Colegiado. O período para tal solicitação vai até o dia 02 de março de 2022 (até as 15:00). As disciplinas que o Colegiado ainda tem vaga são as seguintes:

    • Geometria Analítica (11100009)
    • Cálculo 1 (11100058)
    • Cálculo 2 (11100059)
    • Língua Brasileira dos Sinais (Libras I) (20000084)
    • Teoria e Prática Pedagógica (17350029)
    • Gestão Educacional (17350119)
    • Física Geral A (11090055)
    • Física Experimental I (11090002)
    • Física Experimental III (11090004)
    • Metodologia Computacional no Ensino de Física A (11090086)
  • Correção de matrícula 2021/2

    No período de 16 a 21 de fevereiro de 2022 estará aberto o período de correção de matrícula no sistema COBALTO. A homologação das solicitações será feita pelo Colegiado, no período de 22 de fevereiro a 02 de março 2022, levando em conta a existência de vagas e observando o Parecer Normativo 62, de 22 de dezembro de 2021, que regulamenta o calendário remoto 2021/2. A correção de matrícula é a possibilidade de inclusão ou exclusão de componentes curriculares após o processamento de matrícula, sendo destinada aos discentes que necessitam de ajustes no resultado de sua solicitação de matrícula ou que não tenham solicitado a rematrícula. Não será permitida a matrícula em atividades curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.

    Algumas informações para a correção de matrícula:

    a) as disciplinas de primeiro semestre do Curso estarão disponíveis para a solicitação de matrícula pelos discentes;

    b) a matrícula na disciplina Laboratório de Ensino de Física III (11090006), obrigatória para os alunos do currículo 7 e com equivalência para os alunos do currículo 8, será feita pelo Colegiado no período de correção de matrícula, a partir das solicitações dos discentes realizadas no período de matrícula online e deliberações aprovadas pelo Colegiado;

    c) a matrícula na componente Pós-Estágio em Ensino de Física (11090062) e na disciplina Tópicos de Física Contemporânea (11090063), obrigatórias para os alunos do currículo 7, devem ser solicitadas pelos alunos que tiveram a quebra de pré-requisitos aprovada pelo Colegiado;

    (d) para o semestre remoto 2021/2 o discente deverá estar matriculado em pelo menos 8 créditos e em no máximo 7 disciplinas.

    As orientações para a correção de matrícula podem ser encontradas neste link.

  • Solicitação de matrícula online 2021/2

    De 11 a 14 de fevereiro de 2022 estará aberto no sistema COBALTO o período de solicitação de matrícula online para o semestre 2021/2. Para o calendário 2021/2 o discente deve solicitar matrícula em pelo menos 8 créditos, como definido pelo Regulamento do Ensino de Graduação. Para este semestre, o Colegiado fixou o limite de 7 componentes curriculares para a matrícula dos discentes.

    Para as solicitações de matrícula o sistema COBALTO lista as disciplinas a disposição dos discentes, baseado na oferta do Colegiado e no cumprimento dos pré-requisitos existentes. A matrícula de discentes que solicitaram quebra de pré-requisitos (data limite em 10 de fevereiro) em disciplinas será feita no período de correção de matrícula (16 a 21 de fevereiro), após deliberação pelo Colegiado.

    As disciplinas abaixo relacionadas serão ofertadas pelo banco universal, devendo a turma ser escolhida pelo discente em função da disponibilidade de vagas e horários:

    • FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO (17360021)
    • FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO (17360022)
    • EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS (17350028)

    O processamento das solicitações de matrícula online 2021/2 será realizado no dia 15 de fevereiro.

    IMPORTANTE: Caso você tenha alguma dúvida e como efetuar a solicitação de matrícula online, veja as orientações sobre a matrícula 2021/2, preparadas pela CRA.

  • Colação de grau 2021/1

    Nesta sexta-feira, 17/12/2021, colarão grau no Curso de Licenciatura em Física os acadêmicos João Paulo Cerqueira dos Santos FelixRamon Goulart da Silva. Com estes, o Curso de Licenciatura titulou 260 professores de Física. A comunidade do Curso de Licenciatura em Física parabeniza os agora licenciados e os deseja um futuro rico de experiências.

  • Justificativa para a não realização de matrícula 2021/1

    Os estudantes que não realizaram matrícula neste calendário, terão até o dia 27/08/2021 para manifestar interesse em permanecer vinculado ao curso, mediante justificativa ao Colegiado. Os alunos que encaminharem a justificativa aos colegiados serão matriculados automaticamente em uma atividade com zero crédito e sem carga horária, denominada “Vínculo – Ensino Remoto Emergencial 2021/1”.

    A justificativa ao Colegiado deverá ser feita através do FORMULÁRIO PARA JUSTIFICATIVA DE NÃO REALIZAÇÃO DE MATRÍCULA, que deve ser encaminhado ao e-mail do Colegiado (cclfisica@gmail.com).

    Os estudantes que não justificarem a não realização de matrícula ao Colegiado, serão enquadrados na condição de abandono de vaga, sendo encaminhados à CRA.

  • Recepção aos ingressantes 2021/1

    Na tarde desta segunda-feira, 09/08/2021, as 16 horas, reuniram-se o Colegiado do Curso, os grupos PIBID e PET, bem como representantes do DA, para fazer uma recepção virtual aos ingressantes 2021/1 do Curso. Apesar dos problemas técnicos enfrentados pelo sistema de Webconferência durante a recepção, foi possível repassar algumas informações sobre o andamento do Curso, sobre a UFPel e oportunidades de inserção nos projetos e ações ligados ao Curso.

    Desejamos boas vindas aos novos discentes do Curso de Licenciatura em Física.

  • Matrícula especial 2021/1

    A partir de 2021/1, a solicitação de matrícula especial ocorrerá pelo sistema acadêmico Cobalto. Neste semestre (2021/1), a solicitação acontecerá nos dias 10 e 11 de agosto, conforme calendário acadêmico. Para solicitar matrícula especial o aluno deverá acessar o sistema acadêmico através do menu:

    “Aluno –> Cadastro –> Solicitação de Matrícula Especial”

    Através deste menu o estudante poderá buscar qualquer disciplina ofertada para os cursos presenciais de Graduação em 2021/1. A busca poderá ocorrer por disciplina ou por curso. Nos dias 12 e 13 de agosto os colegiados do curso de origem (curso do aluno que está solicitando matricula especial) e do curso de destino (curso que está recebendo a solicitação de matrícula especial) farão a homologação (ou não) das solicitações.

    A partir da homologação, o aluno será automaticamente matriculado no componente curricular solicitado. Se a matricula for negada, o estudante poderá consultar pelo Cobalto o motivo da não autorização. O sistema está configurado para permitir a solicitação de duas matrículas especiais, conforme Regulamento do Ensino de Graduação, mas considerando o período excepcional que estamos vivendo, os colegiados poderão, através do menu antigo, matricular alunos em final de curso em um número maior de disciplinas de acordo com a disponibilidade de vagas. Lembramos ainda que o discente deverá estar matriculado em no mínimo oito créditos no curso de origem para realizar a solicitação de matrícula especial, conforme Regulamento do Ensino de Graduação.

     

  • Início do semestre 2021/1 em ensino remoto emergencial

    Nesta segunda-feira, 09 de agosto de 2021, iniciaremos mais um semestre letivo, relativo ao calendário 2021/1. Todas as disciplinas que serão ofertadas aos discentes do Curso de Licenciatura em Física serão ministradas de forma remota, através do e-aula UFPel. Para o acesso ao ambiente do e-aula (https://e-aula.ufpel.edu.br/) os discentes devem ter um cadastro no Cobalto. Para os ingressantes 2021/1 recomendamos a leitura das orientações disponíveis em https://wp.ufpel.edu.br/fisica-licenciatura/informacoes-aos-ingressantes-2020-1. O Colegiado do Curso de Licenciatura deseja um bom início de semestre a todos.

    Recepção aos calouros 2021/1

    Na segunda-feira, 09 de agosto de 2021, as 16 horas, o Colegiado fará uma recepção virtual aos calouros 2021/1, através do sistema de webconferência da UFPel. Participarão da recepção a coordenação do Curso, a coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a coordenação e discentes do Programa de Educação Tutorial (PET) associados ao Curso. Serão apresentadas algumas informações importantes sobre o andamento do Curso, possibilidades de bolsas (PIBID, PET, monitoria, etc) e os discentes do grupo PET farão a apresentação do sistema Cobalto e e-aula aos ingressantes. Em função da limitação no número de participantes no sistema webconferência da UFPel, o link da recepção virtual será enviado diretamente aos e-mails dos discentes ingressantes. Esperamos por todos os ingressantes na recepção virtual desta segunda-feira.