Início do conteúdo
    Notícias
  • Colação de grau 2021/1

    Nesta sexta-feira, 17/12/2021, colarão grau no Curso de Licenciatura em Física os acadêmicos João Paulo Cerqueira dos Santos FelixRamon Goulart da Silva. Com estes, o Curso de Licenciatura titulou 260 professores de Física. A comunidade do Curso de Licenciatura em Física parabeniza os agora licenciados e os deseja um futuro rico de experiências.

  • Justificativa para a não realização de matrícula 2021/1

    Os estudantes que não realizaram matrícula neste calendário, terão até o dia 27/08/2021 para manifestar interesse em permanecer vinculado ao curso, mediante justificativa ao Colegiado. Os alunos que encaminharem a justificativa aos colegiados serão matriculados automaticamente em uma atividade com zero crédito e sem carga horária, denominada “Vínculo – Ensino Remoto Emergencial 2021/1”.

    A justificativa ao Colegiado deverá ser feita através do FORMULÁRIO PARA JUSTIFICATIVA DE NÃO REALIZAÇÃO DE MATRÍCULA, que deve ser encaminhado ao e-mail do Colegiado (cclfisica@gmail.com).

    Os estudantes que não justificarem a não realização de matrícula ao Colegiado, serão enquadrados na condição de abandono de vaga, sendo encaminhados à CRA.

  • Recepção aos ingressantes 2021/1

    Na tarde desta segunda-feira, 09/08/2021, as 16 horas, reuniram-se o Colegiado do Curso, os grupos PIBID e PET, bem como representantes do DA, para fazer uma recepção virtual aos ingressantes 2021/1 do Curso. Apesar dos problemas técnicos enfrentados pelo sistema de Webconferência durante a recepção, foi possível repassar algumas informações sobre o andamento do Curso, sobre a UFPel e oportunidades de inserção nos projetos e ações ligados ao Curso.

    Desejamos boas vindas aos novos discentes do Curso de Licenciatura em Física.

  • Matrícula especial 2021/1

    A partir de 2021/1, a solicitação de matrícula especial ocorrerá pelo sistema acadêmico Cobalto. Neste semestre (2021/1), a solicitação acontecerá nos dias 10 e 11 de agosto, conforme calendário acadêmico. Para solicitar matrícula especial o aluno deverá acessar o sistema acadêmico através do menu:

    “Aluno –> Cadastro –> Solicitação de Matrícula Especial”

    Através deste menu o estudante poderá buscar qualquer disciplina ofertada para os cursos presenciais de Graduação em 2021/1. A busca poderá ocorrer por disciplina ou por curso. Nos dias 12 e 13 de agosto os colegiados do curso de origem (curso do aluno que está solicitando matricula especial) e do curso de destino (curso que está recebendo a solicitação de matrícula especial) farão a homologação (ou não) das solicitações.

    A partir da homologação, o aluno será automaticamente matriculado no componente curricular solicitado. Se a matricula for negada, o estudante poderá consultar pelo Cobalto o motivo da não autorização. O sistema está configurado para permitir a solicitação de duas matrículas especiais, conforme Regulamento do Ensino de Graduação, mas considerando o período excepcional que estamos vivendo, os colegiados poderão, através do menu antigo, matricular alunos em final de curso em um número maior de disciplinas de acordo com a disponibilidade de vagas. Lembramos ainda que o discente deverá estar matriculado em no mínimo oito créditos no curso de origem para realizar a solicitação de matrícula especial, conforme Regulamento do Ensino de Graduação.

     

  • Início do semestre 2021/1 em ensino remoto emergencial

    Nesta segunda-feira, 09 de agosto de 2021, iniciaremos mais um semestre letivo, relativo ao calendário 2021/1. Todas as disciplinas que serão ofertadas aos discentes do Curso de Licenciatura em Física serão ministradas de forma remota, através do e-aula UFPel. Para o acesso ao ambiente do e-aula (https://e-aula.ufpel.edu.br/) os discentes devem ter um cadastro no Cobalto. Para os ingressantes 2021/1 recomendamos a leitura das orientações disponíveis em https://wp.ufpel.edu.br/fisica-licenciatura/informacoes-aos-ingressantes-2020-1. O Colegiado do Curso de Licenciatura deseja um bom início de semestre a todos.

    Recepção aos calouros 2021/1

    Na segunda-feira, 09 de agosto de 2021, as 16 horas, o Colegiado fará uma recepção virtual aos calouros 2021/1, através do sistema de webconferência da UFPel. Participarão da recepção a coordenação do Curso, a coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a coordenação e discentes do Programa de Educação Tutorial (PET) associados ao Curso. Serão apresentadas algumas informações importantes sobre o andamento do Curso, possibilidades de bolsas (PIBID, PET, monitoria, etc) e os discentes do grupo PET farão a apresentação do sistema Cobalto e e-aula aos ingressantes. Em função da limitação no número de participantes no sistema webconferência da UFPel, o link da recepção virtual será enviado diretamente aos e-mails dos discentes ingressantes. Esperamos por todos os ingressantes na recepção virtual desta segunda-feira.

     

  • Correção de matrícula 2021/1

    No período de 02 a 04 de agosto de 2021 estará aberto o período de correção de matrícula no sistema COBALTO, para os discentes com matrícula de ingresso anterior a 2021/1. A correção de matrícula é a possibilidade de inclusão ou exclusão de componentes curriculares após o processamento de matrícula, sendo destinada aos discentes que necessitam de ajustes no resultado de sua solicitação de matrícula ou que não tenham solicitado a rematrícula. Não será permitida a matrícula em atividades curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.

    Algumas informações para a correção de matrícula

    (a) As disciplinas de primeiro semestre do Curso estarão disponíveis para solicitação de matrícula aos discentes com ingresso anterior a 2021/1. A homologação das solicitações será feita pelo Colegiado, no período de 05 a 06 de agosto de 2021, levando em conta a existência de vagas e observando o Parecer Normativo 49, de 27 de maio de 2021, que regulamenta o calendário remoto 2021/1.

    (b) A matrícula nas disciplinas História e Filosofia da Física I (11090085) e Introdução ao Pensamento Físico (11090084), obrigatórias no currículo versão 8, para os discentes com matrícula anterior a 2020/1 e que serão transitados da versão 7 para a versão 8 do currículo, deverá ser feita pelo Colegiado na modalidade Matrícula Especial. Como estas disciplinas não estarão disponíveis para estes discentes no período de correção de matrícula, a matrícula deverá ser solicitada diretamente ao Colegiado por e-mail (cclfisica@gmail.com), no período de 02 a 04 de agosto de 2021, a fim de que o Colegiado possa efetuar a matrícula antes do início do semestre letivo.

    (c) Para o semestre remoto 2021/1 o discente deverá estar matriculado em pelo menos 8 créditos.

     

  • Solicitação de matrícula online 2021/1

    Esta semana, de 27 a 29 de julho de 2021, estará aberto no sistema COBALTO o período de solicitação de matrícula online para o semestre 2021/1, para os discentes com matrícula anterior ao ingresso em 2021/1. Para o calendário 2021/1 o discente deve solicitar matrícula em pelo menos 8 créditos, como definido pelo Regulamento do Ensino de Graduação.

    Para estas solicitações o sistema COBALTO lista as disciplinas a disposição dos discentes, baseado na oferta do Colegiado e no cumprimento dos pré-requisitos existentes. A matrícula de discentes que solicitaram quebra de pré-requisitos em disciplinas será feita no período de correção de matrícula (02 a 04 de agosto), após deliberação pelo Colegiado.

    Como o Curso está em período de transição curricular (vejam o item “Discentes por versão curricular”) os discentes atualmente no currículo versão 7 (e que serão transitados para a versão 8 atual) deverão solicitar a matrícula nas disciplinas abaixo listadas (relativas ao currículo versão 8) no período de correção de matrícula (02 a 04 de agosto):

    • INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO FÍSICO (11090084)
    • HISTÓRIA E FILOSOFIA DA FÍSICA I (11090085)

    A disciplina HISTÓRIA E FILOSOFIA DA FÍSICA I (11090085) é obrigatória no currículo 8, enquanto na versão 7 era optativa.

    As disciplinas abaixo relacionadas serão ofertadas pelo banco universal, devendo a turma ser escolhida pelo discente em função da disponibilidade de vagas e horários:

    • FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO (17360021)
    • FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO (17360022)
    • EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS (17350028)
    • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA (17360009)
    • CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES (13370083)

    O processamento das solicitações de matrícula online 2021/1 será realizado no dia 30 de julho, podendo ser consultado o resultado deste processamento pelos discentes a partir do dia 31 de julho.

  • Colação de grau 2020/2

    Nesta sexta-feira, 23/07/2021, colaram grau no Curso de Licenciatura em Física os acadêmicos Alexandre Vargas Ilha, Felipe Ferreira Ribeiro, Marcos Alexandre Brito Nolasco e Mateus Souza Dutra. Com estes, o Curso de Licenciatura titulou 258 professores de Física. A comunidade do Curso de Licenciatura em Física parabeniza os agora licenciados e os deseja um futuro rico de experiências.

  • História da Ciência na Universidade de Coimbra

    De 19 a 30 de julho de 2021 estará acontecendo o XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXIV SNEF), evento bienal promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Organizado pela Universidade Federal do ABC, será realizado de forma totalmente este ano, consistindo em 3 etapas:

    • Etapa 1: composta por sete webinários – gravados ou ao vivo – abertos ao público e transmitidos preferencialmente através do Canal do YouTube do (XXIV SNEF). Período: 15/04 – 08/07/2021
    • Etapa 2: evento oficial com atividades concentradas (Palestras, Painéis, Mesas Virtuais etc.), incluindo apresentação de trabalhos (Trabalhos). Período: 19/07 – 23/07/2021
    • Etapa 3: refere-se aos cinco webminicursos com temáticas relacionadas ao ensino de física. Período: 26/07 – 30/07/2021

    Dentre as diversas atividades já realizadas, hoje (22/07/2021) tivemos a palestra virtual do professor Carlos Manuel Batista Fiolhais, da Universidade de Coimbra, que reproduzimos no link abaixo:

  • Matrícula especial para o semestre letivo 2020/2

    Informamos que as solicitações de matrícula especial para as disciplinas oferecidas ao Curso de Licenciatura em Física no semestre letivo 2020/2 devem ser encaminhadas por e-mail (cclfisica@gmail.com).

    As matrículas especiais nas disciplinas que ainda possuem vagas disponíveis serão realizadas por ordem de chegada dos e-mails com data a partir do dia 16/03/2021.

    É possível consultar a relação de turmas ofertadas e as vagas disponíveis nas disciplinas do Curso pelo Portal Institucional da UFPel, através do seguinte link:

    https://institucional.ufpel.edu.br/cursos/cod/2900#turmas