Início do conteúdo
    Notícias
  • Colação de Grau Interna 2018/2

    Cerimônia de Colação de Grau do estudante José Fernando de Freitas Avelar Fernandes, ocorrida na manhã do dia 03/01/2019, nas dependências do Instituto de Física e Matemática. O estudante, que é natural de Mineiros, estado de Goiás, concluiu o Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pelotas no semestre letivo 2018/2.

  • Aluna do Curso de Licenciatura em Física é selecionada para Escola de Verão do CNPEM

    A Escola ocorrerá nos meses de janeiro e fevereiro de 2019.

    Por Luiza Jardim.

     

    A discente Thissiana Fernandes, do Curso de Licenciatura em Física da UFPel, foi selecionada como bolsista para a Escola de Verão do  Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O programa, que tem duração de dois meses, contemplou a selecionada com uma bolsa integral durante todo o período dos cursos.

     

    Discente Thissiana Fernandes, do Curso de Lic. em Física.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Grupo de Pesquisa CCAF.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Thissiana Fernandes é a segunda aluna do Curso de Licenciatura em Física a ser selecionada como bolsista para uma vaga no Programa de Verão do CNPEM. O primeiro a ser aceito no programa foi Fernando J. R. Simões Junior, em 1998, ex-aluno do Curso e atual professor efetivo do Departamento de Física da UFPel.

    A discente é integrante do Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais Avançados e Fotônica (CCAF) da UFPel, e orientada pelo professor Mário Lúcio Moreira. O CCAF faz pesquisas com o objetivo de encontrar formas alternativas de geração de energia solar. O foco principal da pesquisa de Thissiana no Grupo de Pesquisa CCAF é obter uma célula fotovoltaica, através de compostos inorgânicos, que possa ser implementada para a geração de energia.

    Com a sua aprovação no processo seletivo para a Escola de Verão, Thissiana busca agregar informações valiosas ao seu projeto de Iniciação Científica na UFPel, assim como obter um reconhecimento e visibilidade maior para o Grupo de Pesquisa CCAF e para Curso de Licenciatura em Física. Além disso, tem o objetivo de incentivar outros alunos a participar de escolas de verão para que tenham uma formação mais completa. 

  • Colação de Grau 2018/1 – 2ª turma

    Foi realizada na manhã de hoje (15/08/2018), nas dependências do Instituto de Física e Matemática (IFM), a cerimônia de Colação de Grau da 2ª turma de formandos do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pelotas no semestre letivo 2018/1: Débora Piegas Pavani, Sandro dos Santos Viana e Thiago Snocck Campelo.

    Pela contribuição em sua formação acadêmica, os formandos homenagearam as seguintes autoridades universitárias:

    – Patrono: Prof. Eduardo Fontes Henriques;

    – Paraninfo: Prof. Valdemar das Neves Vieira (coordenador do Curso);

    – Professores homenageados: Alexandre Diehl, Fábio Teixeira Dias e Maurício Jeomar Piotrowski;

    – Funcionários homenageados: Cristian Dias Fernandes e Diego Fersula de Moura.

    A pedido especial dos formandos, o Diploma foi entregue aos mesmos pelo professor Eduardo Henriques (patrono), que muito contribuiu na formação desses estudantes.

  • Colação de Grau 2018/1 – 1ª turma

    Ocorreu na manhã de hoje (07/08/2018), nas dependências do Instituto de Física e Matemática, a cerimônia de Colação de Grau da estudante Carina de Souza Teixeira Peraça, por ter concluído o Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pelotas no semestre letivo 2018/1.

    Pela contribuição em sua formação acadêmica, a aluna homenageou os seguintes professores e funcionário:

    – Patrono: Prof. Eduardo Fontes Henriques;

    – Paraninfo: Prof. Maurício Jeomar Piotrowski;

    – Professores homenageados: Carlos Morais Junior, Cristina Rosa e Fernando Simões Junior;

    – Funcionário homenageado: Diego Fersula de Moura – secretário do Curso.

    A pedido especial da formanda, o Certificado de Conclusão de Curso foi entregue a mesma pelos seus pais, Carla Teixeira Peraça e João Luis Peraça. Após o encerramento da cerimônia, a aluna recebeu muitos abraços de professores, amigos e familiares.

  • Cursos de Física promovem 3ª Semana Acadêmica Integrada

    Ocorreu no período de 27 a 29 de junho, nas dependências do Instituto de Física e Matemática da UFPel, a 3ª Semana Acadêmica Integrada da Física que, neste ano, abordou temas relacionados à supercondutividade, Luz Síncrotron,  astronomia, modelagem molecular, nanomateriais, entre outros. Para falar sobre o tema da semana acadêmica – Os 140 anos da pesquisadora Lise Meitner -, houve também uma palestra sobre mulheres na ciência.

    A semana acadêmica foi aberta na quarta-feira (27) com a apresentação do Grupo PET/Física, que trouxe uma palestra acerca da pseudociência e como a informação é disseminada nas redes sociais. Além disso, o grupo aproveitou a abertura do evento para o lançamento do FisiQuiz.

    O evento também contou com uma sessão de banners, quando alunos da graduação tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos de pesquisa para a comunidade acadêmica.

    Durante o evento, a comissão organizadora do evento sorteou diversos brindes entre os participantes, como livros, pendrive e camiseta do Curso.

    A semana acadêmica tem como objetivo complementar a formação acadêmica dos estudantes e, através de suas atividades, promover um momento de integração entre alunos, professores e profissionais de diversas áreas.

    Confira as demais fotos do evento na página do Curso no Facebook: https://www.facebook.com/Física-UFPel-440879366000264/

  • Cursos de Física promovem sua 3ª Semana Acadêmica Integrada

    No período de 27 a 29 de junho, os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física estarão promovendo a sua 3ª Semana Acadêmica Integrada. O tema deste ano é o 140° aniversário da física Lise Meitner, descobridora da fissão nuclear. A escolha do tema visa homenagear a pesquisadora austríaca, e também incentivar a presença feminina no Curso. Além disso, visa trazer a discussão do papel da mulher na ciência.  
    .
    A inscrição para a semana acadêmica custa R$20,00 por pessoa e pode ser paga até o dia 20 de junho na secretaria do Curso, sala 301 do prédio 05, Campus Capão do Leão, ou com um dos organizadores do evento. Os primeiros cinquenta inscritos ganharão os volumes 2 e 3 do livro Física: Contexto & Aplicações, de Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga. Corra e garanta o seu!