Início do conteúdo
    Notícias
  • Matrícula especial para o semestre letivo 2020/2

    Informamos que as solicitações de matrícula especial para as disciplinas oferecidas ao Curso de Licenciatura em Física no semestre letivo 2020/2 devem ser encaminhadas por e-mail (cclfisica@gmail.com).

    As matrículas especiais nas disciplinas que ainda possuem vagas disponíveis serão realizadas por ordem de chegada dos e-mails com data a partir do dia 16/03/2021.

    É possível consultar a relação de turmas ofertadas e as vagas disponíveis nas disciplinas do Curso pelo Portal Institucional da UFPel, através do seguinte link:

    https://institucional.ufpel.edu.br/cursos/cod/2900#turmas

  • Colação de Grau 2020/1

    Colou grau no dia 23/10/2020 (sexta-feira) o formando Thiago Francisco de Carvalho Oliveira, que concluiu o Curso de Licenciatura em Física no semestre letivo 2020/1. Devido ao estado de emergência de saúde pública causado pela Pandemia de COVID-19, a Colação de Grau foi realizada de forma simplificada, sem encontro presencial, em observância à Portaria UFPel nº 649/2020.

    O estudante, que é natural de Chavantes, estado de São Paulo, é o 254º Licenciado em Física pela Universidade Federal de Pelotas.

  • Secretário do Colegiado está atendendo via webconferência

    Considerando o momento que estamos vivendo em função da Pandemia de COVID-19, em que as atividades administrativas da UFPel estão ocorrendo por meio de trabalho remoto;
    .
    E visando à prestação de um atendimento mais qualificado aos nossos usuários durante este período de excepcionalidade;
    .
    Informamos que o secretário do Colegiado também está atendendo via webconferência, através do seguinte link:
    .
    .
    Mas atenção! O interessado deve, primeiramente, solicitar atendimento pelo e-mail cclfisica@gmail.com.
    .
    Para entrar na sala, basta acessar o serviço de webconferência institucional da UFPel pelo link acima e digitar seu nome. Após, habilite o áudio e aguarde ser atendido.
  • Resultado da avaliação do Calendário Alternativo 2020/1 do Curso de Licenciatura em Física

    Divulgamos à comunidade acadêmica o resultado da pesquisa de envolvimento dos discentes do Curso de Licenciatura em Física da UFPel no Calendário Alternativo 2020/1, ofertado de forma remota de 22/06/2020 a 18/09/2020.

    A participação dos alunos foi voluntária e anônima por meio do preenchimento de um questionário, tendo sido importante para que o Colegiado do Curso pudesse fazer uma projeção da oferta de disciplinas para o próximo calendário remoto, que está sendo proposto pela Universidade para ter início em 01/10/2020.

    Avaliacao_Calendario_Alternativo_2020-1.pdf

  • O Físico quer saber: Modelo de Interação de Troca RKKY

    Dando continuidade ao ciclo de palestras O Físico quer saber, o Grupo PET-Física estará promovendo nesta sexta-feira, dia 22/nov, às 13h, na sala nº 114 do prédio 16, o seminário “Tópicos Introdutórios para o Modelo de Interação de Troca RKKY“, a ser ministrado pelo prof. Willian Rodriguez – Departamento de Física / UFPel.
    .
    Segundo o prof. Willian Rodriguez, o modelo de interação de troca indireta RKKY foi proposto inicialmente por Ruderman e Kittel para explicar a largura de linha de espectros de ressonância magnética nuclear observada para alguns metais, como prata e cobre. Depois foi generalizado para descrever o ferromagnetismo e antiferromagnetismo em metais (Kasuya) e para explicar as propriedades magnéticas em ligas metálicas (Yosida). As interações de troca indiretas são dadas por intermeio de interações diretas dos íons metálicos com os elétrons de condução. Assim, neste seminário será abordado o tópico introdutório sobre o comportamento metálico através do gás de elétrons condução.
  • Física participa da III Mostra de Cursos da UFPel

    No dia 18 de setembro (quarta-feira), ocorreu no Auditório da Escola Superior de Educação Física – ESEF, a III Mostra de Cursos da Universidade Federal de Pelotas.

    O objetivo principal do evento é divulgar os mais de 90 cursos ofertados pela Instituição e estabelecer um contato maior entre a comunidade e a Universidade, além de auxiliar os alunos do Ensino Médio da cidade de Pelotas e Região a fazer a escolha de suas futuras profissões.

    Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física estiveram presentes na Mostra com informações acerca do funcionamento dos cursos, grupos de pesquisa e laboratórios, além de realizar experimentos em que os visitantes puderam ver na prática como algumas teorias físicas funcionam. Além disso, tiveram a oportunidade de interagir com alunos de Física, sanando possíveis dúvidas sobre a vida acadêmica na Universidade.

    Os discentes participantes do Grupo PET e do PIBID levaram experimentos interativos nos quais os visitantes puderam enxergar na prática os princípios físicos de mecânica, óptica, eletromagnetismo, pressão, conservação de momento angular, entre outros. 

  • O físico quer saber: Gravidade Real e Artificial

     

    Dando continuidade à edição do ciclo de palestras “O Físico quer saber”, o Grupo PET-Física estará realizando nesta sexta-feira 13, às 13h, na sala nº 114 do prédio 16, o seminário “Gravidade Real e Artificial”, que será ministrada pelo Prof. Dr. Arlan da Silva Ferreira, do Departamento de Física da UFPel.

    Participe, trazendo suas dúvidas e curiosidades!
  • Smurffísicos vencem a 1ª edição do FisiQuiz

    Ocorreu nesta quarta-feira (28) a etapa final do FisiQuiz, atividade promovida pelo Grupo PET-Física que começou na metade do primeiro semestre de 2019.

    O FisiQuiz foi uma competição do tipo quiz envolvendo questões de física, no qual os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Física participaram. Após diversas rodadas de disputas diretas entre as equipes, os Smurffísicos somaram a maior pontuação e venceram a competição, com 540 pontos. Já os Chernoboys ficaram em 2º lugar e a equipe Vega em 3º. As três equipes foram premiadas com um conjunto de livros de física e de cálculo que foram doados pelos professores do Departamento de Física.

     Formação das equipes:

    – Chernoboys: João Paulo Félix, Marcos Alexandre Nolasco, Mateus Dutra e Ramon Silva.

    – Equipe Vega: Alfredo Pacheco, Mateus Alves, Thiago Pedra e Vitor Conzatti.

    – Smurffísicos: Andrew Correia, Cleviston Tavares, Felipe da Silva e Jonathan Ávila.

    O Grupo PET-Física aproveita a oportunidade para agradecer a todos os participantes que tornaram possível a realização da atividade e aos professores do Departamento de Física que fizeram doações de livros didáticos que foram utilizados na premiação.