Início do conteúdo
    Notícias
  • Colação de grau 2017/2

    Ocorreu na manhã de ontem (05/03/2018), na sala 114 do prédio 16 do Instituto de Física e Matemática, a cerimônia de Colação de Grau Interna da formanda Alexsandra Pereira dos Santos, que concluiu o Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pelotas no segundo semestre letivo de 2017.

    Pela contribuição em sua formação acadêmica, a aluna homenageou os seguintes professores e funcionário:

    – Patrono: Prof. Valdemar das Neves Vieira;

    – Paraninfo: Prof. Maurício Jeomar Piotrowski;

    – Professores homenageados: Alexandre Diehl, Carlos Alberto Vaz de Morais Junior e Fernando Jaques Ruiz Simões Junior (coordenador do Curso);

    – Funcionário homenageado: Diego Fersula de Moura – secretário do Curso.

    Após o encerramento da cerimônia, a aluna recebeu muitos abraços de colegas, professores e familiares.

     

  • Atenção alunos ingressantes de 2018

    Sejam bem vindos ao Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pelotas!

     

    Em breve, encaminharemos as primeiras orientações sobre o início das aulas para o seu e-mail, que foi fornecido no ato da matrícula.

    Lembramos que as aulas do primeiro semestre letivo de 2018 têm início no dia 26/03/2018.

    Nos colocamos a sua disposição pelo e-mail cclfisica@gmail.com, ou pelo telefone (53) 3275-7375.

     

    Se você procura informações sobre a Casa do Estudante ou sobre a Assistência Estudantil na UFPel, seguem alguns links e informações que, esperamos, possam ajudar no processo de matrícula e permanência.

    Se você busca informações sobre quem pode ser beneficiário do programa de assistência estudantil, pode ser útil acessar o link: https://wp.ufpel.edu.br/…/coorde…/nucleo-de-atencao-a-saude/

    Nos dias de matrícula do SISU 2018, ou seja, de segunda a quinta-feira, a PRAE realizará reuniões com os alunos ingressantes que necessitem acolhimento imediato e assistência provisória, tanto para os estudantes que estão vindo realizar a matrícula e para aqueles que já permanecerão na cidade a partir da data da matrícula do SISU. As reuniões acontecerão diariamente no Campus II (Alm. Barroso, 1202, Sala 211) às 15h.

    A PRAE também promoverá recepção no setor de desembarque da Rodoviária de Pelotas, entre as 9h e 13h, com informações sobre deslocamento e localização das unidades da UFPel. Um transporte de apoio auxiliará no trajeto entre a rodoviária e o local de matrícula.

    Maiores informações podem ser obtidas diretamente na recepção da PRAE ou pelo e-mail da Coordenação de Políticas Estudantis (cpe.prae.ufpel@gmail.com).

    Contatos:

    Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – UFPel:

    https://wp.ufpel.edu.br/prae/

    Coordenação de Políticas Estudantis

    cpe.prae.ufpel@gmail.com

    Coordenação de Integração Estudantil

    cb.prae@ufpel.edu.br

  • Cursos de Física participam da Mostra de Cursos da UFPel

    Ocorreu nesta sexta-feira (17) a Mostra de Cursos da Universidade Federal de Pelotas, na 45ª Feira do Livro da cidade.

    O evento teve como objetivo principal divulgar os mais de 90 cursos ofertados pela Universidade e estabelecer um contato maior entre a comunidade e a UFPel, além de auxiliar os alunos do Ensino Médio a fazer a escolha de suas futuras profissões.

    Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física estiveram presentes na Mostra com informações acerca do funcionamento dos cursos, grupos de pesquisa e laboratórios de ensino, além de realizar experimentos para que os futuros ingressantes pudessem ver na prática como algumas teorias físicas funcionam.

    Os discentes participantes do Grupo PET levaram experimentos interativos nos quais os estudantes puderam participar de jogos como Circuitos Elétricos, Levitação Eletromagnética, Conservação de Momento, Pressão em cama de pregos e tratores hidráulicos. 

     

    Além do contato com alunos do Bacharelado e Licenciatura em Física, os visitantes tiveram a oportunidade de entrar em contato com os docentes representantes dos cursos  para que tivessem maior aproximação com as disciplinas ofertadas na grade curricular e sanar possíveis dúvidas.

     

     

  • Horários 2017/2

    A grade horária de disciplinas do Curso de Licenciatura em Física para o segundo semestre letivo de 2017 (2017/2) está disponível no menu ACADÊMICO > HORÁRIOS 2017/2 (à direita).

    Assim que o Departamento de Matemática e Estatística divulgar sua relação de salas e professores, iremos atualizar o arquivo.

  • Cursos de Física promovem 2ª Semana Acadêmica Integrada

    Ocorreu no período de 07 a 09 de junho, nas dependências do Instituto de Física e Matemática da UFPel, a 2ª Semana Acadêmica Integrada da Física que, neste ano, abordou temas relacionados à Física de Partículas, Fusão Nuclear, Supercondutividade, Física de Materiais e Astrofísica, bem como os seguintes temas transversais: Autismo e Questão de Gênero na Ciência.

    Além das palestras, o evento contou com uma sessão de posters, a “Mostra de Produção Científica”, quando alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Física e Matemática apresentaram o seu trabalho de pesquisa para a comunidade.

    Na sexta-feira (09/06) foi promovida a Mesa Redonda – Mulheres na física: perspectivas sobre gênero e ciência, que proporcionou debates importantes sobre a participação das mulheres na carreira científica, em especial na área de Física.

    O Grupo PET-Física e o PIBID também participaram do evento, por meio de oficinas e apresentações de alunos.

    A semana acadêmica tem como objetivo complementar a formação acadêmica dos estudantes e, através de suas atividades, promover um momento de integração entre alunos, professores e profissionais de diversas áreas.

    Confira as demais fotos do evento na página do Curso no Facebook: https://www.facebook.com/F%C3%ADsica-UFPel-440879366000264/

     

     

  • 2ª Semana Acadêmica Integrada da Física

    No período de 7 a 9 de junho de 2017 será realizada aSemana Acadêmica Integrada da Física, nas dependências do Instituto de Física e Matemática – Campus Capão do Leão.

    A Semana Acadêmica é a maneira tradicional do Curso de promover a integração da comunidade acadêmica com o mercado profissional e comunidade em geral, propiciando a troca de experiências entre discentes e docentes de diversas áreas do conhecimento.

    Neste ano, a programação contemplará diversos temas como Física de Partículas, Fusão Nuclear, Supercondutividade, Física de Materiais e Astrofísica, bem como temas transversais como Autismo e Questão de Gênero na Ciência. As palestras ocorrerão na sala 114 do prédio 16.

    Além disso, o evento contará com uma sessão de posters, a “Mostra de Produção Científica“, destinada a alunos de Graduação e Pós-Graduação que queiram apresentar para a comunidade o seu trabalho de pesquisa.

    A inscrição no evento custa R$ 20,00 para todos os participantes (ouvintes e posters da Amostra) e pode ser feita no período de 29/05 à 07/06 na secretaria do Curso, ou  com o Diretório Acadêmico (sala 204, prédio 05).

    Confira no arquivo abaixo a programação.

    Programação

  • Horários 2017/1

    A grade horária do primeiro semestre letivo de 2017 (2017/1) do Curso de Licenciatura em Física está disponível no menu ACADÊMICO > HORÁRIOS 2017/1 (à direita).

    Assim que os departamentos divulgarem a relação de salas e professores iremos atualizar o arquivo.

  • Colação de Grau 2016/2

    Ocorreu na manhã de hoje (10/01/17), nas dependências do Instituto de Física e Matemática, a cerimônia de colação de grau da estudante Karina Akemi Vargas Yassunaka, que concluiu o Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pelotas no segundo semestre letivo de 2016.

    Pela contribuição em sua formação acadêmica, a aluna homenageou os seguintes professores e funcionário:

    – Patrono: Prof. Fernando Jaques Ruiz Simões Junior (Coordenador do Curso);

    – Paraninfo: Prof. Maurício Jeomar Piotrowski;

    – Professores homenageados: Dennis Fernandes Alves Bessada e Valdemar das Neves Vieira;

    – Funcionário homenageado: Diego Fersula de Moura – Secretário do Curso.

    A pedido especial da formanda, o Certificado de Conclusão do Curso foi entregue a mesma por intermédio de sua mãe, Priscila Cecilia Vargas Yassunaka. Após o encerramento da cerimônia, a aluna, que é natural de São Paulo / SP, recebeu o abraço de colegas, amigos e familiares.