Inauguração do espaço de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da UBS Areal Leste, com a aula de Fitoterapia ministrada pela prof. Teila Ceolin.

No dia 20/03, segunda-feira, foi inaugurado o espaço de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da UBS Areal Leste. A atividade contou com a presença da professora Teila Ceolin que ministrou uma aula de Fitoterapia aos presentes.

Projeto Práticas Integrativas e Complementares em Saúde UBS Areal Leste

O projeto PICS Areal Leste foi criado em março de 2022, em uma parceria com os projetos Hortas Urbanas e Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na Rede de Atenção em Saúde, partindo da ideia de implantar uma política pública que aborda práticas terapêuticas complementares ao modelo convencional e questões sobre sustentabilidade na promoção de saúde. As PICS são discutidas pela Organização Mundial de Saúde desde 1969, na 22º Assembleia Mundial de Saúde e recomendada aos seus países membros desde 1978, na Primeira Conferência Internacional de Cuidados Primários. Em 2006, o Ministério da Saúde publicou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPICS), que atualmente, apresenta uma implantação notadamente heterogênea nas diferentes regiões brasileiras. Em vista disso, a Dra. Kelen Cerqueira, praticante de auriculoterapia na atenção primária à saúde e a nutricionista Ângela Camejo, organizaram um projeto multidisciplinar para implantar a PNPICS na UBS Escola Areal Leste. Para tanto, organizaram uma horta comunitária com plantas medicinais e hortaliças e um espaço para a realização das PICS, bem como para o ensino e discussão dessas práticas com alunos de diferentes áreas do conhecimento. No momento o projeto conta com preceptores e alunos dos cursos de Medicina, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Engenharia Agrícola, Geografia Biologia e Veterinária. As atividades desenvolvidas à comunidade arealense pelo projeto são Medicina Tradicional Chinesa com Auriculoterapia, Reiki, Fitoterapia, Shantala, Constelação Familiar, oficinas de chás, hortas, alimentação saudável e práticas de sustentabilidade e compostagem. Os alunos participantes são capacitados em uso de Fitoterapia e acompanham a utilização das demais PICS em tratamentos complementares. Os participantes do projeto acreditam em um sistema de saúde integrativo – utilizando terapêuticas convencionais e PICS na promoção da integralidade do cuidado em saúde.

A qualificação do espaço contou com vários colaboradores: Fornecimento e instalação do contrapiso – Construtora Porto 5; fornecimento e instalação do piso de porcelanato – UFPel; tintas, rolo, pincéis, torneira – UFPel; mão de obra para instalação hidráulica e de esgoto mais pintura – contribuição das servidoras UFPEL Kelen Cerqueira e Angela Camejo; geladeira e cadeiras brancas – SMS; fogão – aluna fisioterapia; pia – Biscoitos Zezé e móveis sob medida – doação particular de uma apoiadora do projeto.

Publicado em 23/03/2023, na categoria Notícias.