Dois professores da UFPel são eleitos coordenadores de área da CAPES

Duas áreas de conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) estão sob coordenação de docentes da Universidade Federal de Pelotas desde o último dia 15 de dezembro. Assume a posição pela primeira vez, responsabilizando-se pela área de Biotecnologia, o professor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTEC) e gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Escola, Tiago Collares; já no âmbito da Saúde Coletiva, o professor da Faculdade de Medicina (FAMED) Bernardo Horta foi reconduzido à função.

Collares e Horta desempenham tais funções até o mês de março de 2026; os mandatos geralmente duram quatro anos, mas devido à pandemia e à interrupção do último processo de avaliação e de forma a regularizar tal ciclo, o período total será de aproximadamente três anos e quatro meses.

Os coordenadores de área são os responsáveis por conduzir os processos avaliativos dos programas de pós-graduação. Também está sob encargo do coordenador o credenciamento de novos programas.

Horta explica que, ao liderar tais iniciativas, é possível ser um indutor de melhorias e da consolidação da pesquisa: “O papel de coordenar a avaliação acaba promovendo o crescimento da pós-graduação na área”. A meta, segundo Collares, é que todos os programas cresçam, de forma que o Brasil possa garantir a formação de seus recursos humanos.

Reconhecimento

O processo de escolha dos coordenadores passa pela indicação dos gestores dos programas de pós-graduação da área, que indicam nomes após discussão interna. É formada uma lista tríplice, encaminhada ao Conselho Superior da CAPES e à sua presidência, que realiza a escolha final.

Ser indicado para a posição, concordam ambos os novos coordenadores, é um reconhecimento de seus colegas ao trabalho realizado no âmbito dos programas de pós-graduação – dos quais ambos já estiveram à frente – e também das funções que já ocuparam em órgãos como a CAPES – Horta já ocupava a coordenação de área; Collares já foi coordenador adjunto.

O reconhecimento também se estende à Universidade na qual desenvolvem suas atividades. Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Flávio Demarco, é extremamente relevante para a instituição ter docentes ocupando tais cargos: “Eles participam das discussões e trazem esse feedback para a UFPel”.

O coordenador de Biotecnologia destaca ainda que, mesmo a Universidade de Pelotas se encontrando fora dos grandes centros, mais pujantes em recursos e estrutura, ela consegue manter programas de excelência e conduzir pesquisas de relevância. “Os dois programas de nota 7 da UFPel estarão na coordenação da sua área. Isto é um grande destaque para a Universidade”, pontua Collares.

Fonte: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2023/01/03/dois-professores-da-ufpel-sao-eleitos-coordenadores-de-area-da-capes/

Publicado em 09/01/2023, na categoria Notícias.