MANIFESTO DA DIREÇÃO FAMED/UFPEL SOBRE DENÚNCIA DE RACISMO

No último sábado a FAMED publicou nas redes sociais um Manifesto sobre a denúncia de racismo acorrida no HE/EBSERH/UFPEL:

“MANIFESTO DA DIREÇÃO FAMED/UFPEL SOBRE DENÚNCIA DE RACISMO

​A Direção da Famed vem a público manifestar tristeza e indignação em razão dos fatos mencionados em Nota de Repúdio publicada pelo DANK – Diretório Acadêmico Naun Kaiserman, em relação aos atos de racismo contra um e provavelmente mais estudantes negros da FaMed, nas dependências do HE/EBSERH/UFPEL, de forma sistemática.
​Reforçamos a necessidade da promoção do respeito à diversidade e garantia dos Direitos Humanos, como princípio universal, rechaçando todas e quaisquer formas de exclusão, sejam elas de origem etnico-racial, de aparência, de status social, de situação econômica, de nacionalidade, de dificuldade funcional, de condição de classe social, de gênero, de orientação sexual, de identidade política, ideológica ou religiosa.
​Reconhecemos a existência não só de racismo estrutural, mas também outras formas de discriminação que passam despercebidas nas nossas práticas cotidianas, acadêmicas e assistenciais que são reproduzidas corriqueiramente na institucionalidade da UFPEL. Não basta apontar e punir funcionários mais humildes na cadeia de trabalho, que cumprem tarefas emanadas de instâncias decisórias. É preciso comprometer as pessoas destacadas nas esferas superiores e formuladoras das políticas inclusivas, para não negligenciarem e defenderem com firmeza as políticas anti-exclusão.
A Gestão da Famed, que possui três cursos (medicina, psicologia e terapia ocupacional), de forma programática, está comprometida em produzir ações para coibir toda forma de discriminação em seus espaços acadêmicos e assistenciais.
Sugerimos que as comunidades da UFPEL, de forma integrada, promovam amplas reflexões e debates sobre RACISMO e DISCRIMINAÇÃO ESTRUTURAL, que acometem estudantes, técnico-administrativos, docentes e atingem inclusive pacientes e usuários dos serviços universitários.”

Acesse a nota também no Instagram: @famed.ufpel

Publicado em 07/03/2022, na categoria Notícias.