Início do conteúdo

Terapia Ocupacional atende idosos afetados pelo distanciamento social

Apesar de ser uma medida necessária para o controle da pandemia causada pelo novo coronavírus, as medidas de distanciamento social também têm provocado uma série de desordens de diversas ordens em quem as observa.

Um dos grupos que sofre consideravelmente essas consequências é o dos idosos. Pensando neles, o Programa de Terapia Ocupacional em Gerontologia (Pro-Geronto) oferece suporte a essa população, buscando mitigar os efeitos de tal isolamento, sejam eles sociais, cognitivos, físicos ou emocionais.

De acordo com a coordenadora do programa, professora Zayanna Lindôso, o atendimento é realizado com base no relato do idoso sobre como tem vivenciado as consequências da pandemia e quais queixas de saúde apresentou desde o seu início. A partir das informações recolhidas, eles são orientados sobre como pensar e organizar a rotina e também a vivenciar atividades terapêuticas ocupacionais que possam atenuar as queixas apresentadas. “O objetivo geral é mantê-los ativos e com uma vida ocupacional plena”, explica Zayanna.

Todos os atendimentos são realizados pelos alunos e estagiários do curso de Terapia Ocupacional, sob supervisão dos três docentes que compõe a coordenação e a colaboração no projeto: a própria Zayanna e as professoras Camilla Oleiro e Franciele Berní. As sessões são remotas, ou seja, ocorrem por meio de chamadas telefônicas ou de áudio e vídeo por aplicativos, por meio das quais ocorrem as orientações terapêuticas ocupacionais necessárias para cada caso. Os atendimentos tem duração média de 60 minutos e acontecem uma vez por semana em horário combinado junto com o idoso.

A partir deste segundo semestre, a equipe do programa passou a atender idosos de todo o território nacional, e não apenas daqueles que possuíam telefones com código DDD 53.

Para participar, basta o idoso ou algum familiar preencherem o formulário disponível neste link. O atendimento terá início imediato e ajustado conforme demanda.

Em caso de dúvidas, a equipe disponibiliza o e-mail pro-geronto@ufpel.edu.br para contato. Também estão disponíveis os perfis do programa nas redes sociais Facebook e Instagram.

Fonte: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2021/08/13/terapia-ocupacional-atende-idosos-afetados-pelo-distanciamento-social/

Publicado em 16/08/2021, na categoria Notícias.