Matéria do Diário Popular aborda debate sobre o número de leitos do novo HE UFPel

“Direção do hospital propõe porte médio com até 250 vagas, já a FAMED defende luta por grande porte, que era a proposta original”

A matéria destaca que quase dez anos depois de lançado o primeiro edital de licitação para construção do novo Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), o tema ainda gera discussão. E dos três blocos previstos, dois seguem no papel. O número de leitos permanece no centro do debate. A direção do HE defende uma estrutura com até 250 vagas. O Conselho Departamental da Faculdade de Medicina – instância máxima das deliberações da Famed – decidiu por maioria que seguirá lutando pela ideia original: um hospital de grande porte, com mais de 300 leitos.

A professora Julieta Fripp, atual diretora da FAMED e ex-diretora-geral do HE UFPel, ao conversar com o Diário Popular repassou vasto histórico sobre o assunto e lembrou que em reunião com representantes da Ebserh, em julho de 2014, ficou acertado que o bloco 1 – destinado às internações – teria 364 leitos.

“Não podemos matar o que já tínhamos. Juntos temos mais de um milhão de habitantes e o Hospital Escola é referência em vários serviços, como na Oncologia” destacou Julieta.

Confira a matéria na íntegra na página do Diário Popular acessando https://www.diariopopular.com.br/geral/numero-de-leitos-do-novo-he-ufpel-ainda-gera-debates-162630/

Hospital é referência em serviços como os de Oncologia e de HIV-Aids (Foto: Carlos Queiroz – DP)

Bloco 3. É a única das três estruturas anunciadas em 2011 já em funcionamento (Foto: Carlos Queiroz – DP)

Publicado em 15/07/2021, na categoria Notícias.