Início do conteúdo

A Leiga – História

A Faculdade de Medicina foi fundada em 3 de abril de 1963, quando foi assinado o Decreto de autorização de funcionamento pelo Ministério da Educação e Cultura.

Apesar de esta data ser utilizada como a data de criação da “Leiga”, a história da Faculdade de Medicina remonta ao ano de 1953, quando Franklin Olivé Leite sugeriu a sua criação durante uma reunião da Sociedade de Medicina de Pelotas. No ano seguinte, foi fundada a Instituição Pró-Ensino Superior no Sul do Estado (IPESSE) com o objetivo de instalar uma faculdade de Medicina.

Em novembro de 1959, na Biblioteca Pública de Pelotas, foi declarada a fundação da Faculdade de Medicina de Pelotas. Após toda a luta e trabalho da Sociedade de Medicina, no dia 3 de abril de 1963, o presidente João Goulart assinou o decreto de autorização de funcionamento e, no dia 11 de maio, o professor Clóvis Salgado proferiu a aula inaugural do curso.

Desde então, a Leiga está inserida nas comunidades local e regional prestando serviços de forma ininterrupta e gratuita.

O prédio
Construído entre 1908 e 1913, como residência do empresário Carlos Ritter, o sobrado “palladiano” localizava-se em meio a um gigantesco jardim romântico. Edifício de dois pavimentos, com porão habitável e soteia, foi erigido com grande requinte projetual e decorativo. Com a morte de Ritter, a residência foi vendida ao município de Pelotas e passou a abrigar o Instituto de Higiene Borges de Medeiros (1928). Em 1958, a propriedade foi doada à futura Faculdade de Medicina de Pelotas.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CQR3kNrLTTl/

Publicado em 21/06/2021, na categoria Notícias.