Início do conteúdo

PRPPGI lança Guia de Boas Práticas em Pesquisa Científica na UFPel

Inovação (PRPPGI), através da Coordenação de Pesquisa, lançou o Guia de Boas Práticas em Pesquisa Científica na UFPel. O documento reúne de forma resumida as principais recomendações do que é considerado, atualmente, boas práticas em pesquisa científica.

No Guia, são discutidas desde a concepção do projeto, passando pela execução, até questões relacionadas ao compromisso ético do pesquisador, como conflitos de interesse, conceito de autoria, produção intelectual e plágio.

De acordo com o coordenador de Pesquisa, Marcos Britto, o documento não é inédito e não tem um caráter punitivo, mas está de acordo com o movimento de orientações à comunidade científica que está sendo proposto pelas agências de fomento e as principais universidades nacionais e internacionais. “São ações que visam o desenvolvimento de uma ciência mais aberta e transparente, que fortalecem conceitos que deveriam servir de base para qualquer pesquisa científica comprometida com a construção universal do conhecimento”, explica.

O documento mapeia as dúvidas mais corriqueiras que surgem no meio acadêmico e foi elaborado pela PRPPGI com colaboração do professor da Faculdade de Agronomia, Cesar Rombaldi.

Confira o Guia em https://wp.ufpel.edu.br/prppgi/pesquisa/boas-praticas-em-pesquisa/.

Fonte: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/09/30/prppgi-lanca-guia-de-boas-praticas-em-pesquisa-cientifica-na-ufpel/

 

Publicado em 06/10/2020, na categoria Notícias.