Grupo de Estudos da ESEF participa de Simpósio Internacional de Ciências do Esporte

Nos próximos dias 10 a 12 de outubro, o Prof Fabricio Boscolo e discentes participantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Esportivo e Desempenho Físico participarão do 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte (SICE), em São Paulo/SP. O SICE se destaca como o mais longevo evento no campo da Educação Física no Brasil. Este encontro acadêmico é referência nacional e internacional para discussões sobre inovações e avanços na ciência do esporte, reunindo pesquisadores, professores e estudantes do Brasil e do exterior.

Nesta edição, o Prof Fabricio e discentes de graduação e pós-graduação da ESEF terão a oportunidade de apresentar nove trabalhos, todos vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Esportivo e Desempenho Físico. Os estudos abordam diferentes aspectos do treinamento esportivo e do desempenho físico, explicitando o compromisso com a formação acadêmica e a produção de pesquisas aplicadas que dialogam com as demandas contemporâneas da Educação Física. São eles:

1) Avaliação da força máxima e relativa em jovens remadores de Pelotas/RS

2) Comparação da potência produzida usando dois esquemas de carga no Jump Squat em jovens remadores

3) Quantificação da maturação de jovens nadadores a partir de dois métodos distintos e em dois momentos da temporada competitiva

4) Comparação do perfil de movimentos entre a equipe vencedora e perdedora de um pré-olímpico de basquete 3×3

5) Análise do déficit de velocidade no desempenho em testes de velocidade com e sem condução de bola em jogadores profissionais de futebol

6) Dominância lateral e performance de jovens jogadores de futebol no RAST em curva

7) Comparação da força máxima absoluta e relativa entre diferentes posições táticas de jogadores de futebol master

8) Resistência de força no taekwondo: comparação entre faixas pretas e coloridas

9) Distribuição genotípica e alélica do polimorfismo no gene CKM em atletas de alto rendimento de taekwondo

Os discentes que participarão do evento são:

Graduação:
Davi Perleberg Rubira
Helena da Costa Pereira
Bernardo Damé
Lorenzo Tiska
Henrique de Pinho
Wesley Feijó
Marcelo de Jesus Pereira
Gabriel de Moraes Siqueira

Destaca-se, ainda, que durante o período, a equipe realizará visita às instalações da Escola de Educação Física e Esporte e Faculdade de Medicina da USP, assim como aos laboratórios do InCor.

Foto: Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Esportivo e Desempenho Físico da ESEF.

Publicado em 07/10/2024, na categoria Sem categoria.