Professor da ESEF realiza missão internacional no Reino Unido
No período de 24 de junho a 11 de julho de 2024, com auxílio do CAPES PrInt, o Prof Fabricio Boscolo Del Vecchio realizou missão internacional no Reino Unido. A atividade iniciou com visitas à Newcastle University (Figura 1) que, no ranking QS World Universities, encontra-se na 129ª posição (A UFPel está na posição 1200-1400). Na Faculdade de Ciências Médicas foi realizada reunião com a Dra Annette Pantall, que além de liderar diversos cientistas internacionais, também tem conexões com pesquisadores dos Estados Unidos, Canadá, Brasil e Índia. No entanto, o que chamou minha atenção foi a diversidade de pesquisas. A Dra. Pantall foram discutidas colaborações a partir do uso da espectroscopia funcional em infravermelho próximo (fNIRS) em modalidades esportivas de combate. Após, realizou-se acesso ao Sport & Fitness Centre e reunião com o Dr Iain Spears, o qual se dedica à área da biomecânica. A partir dessa visita, ficou acordado estruturar projeto de pesquisa sobre os efeitos da indução de fadiga em corridas intermitentes de alta intensidade.
Figura 1: Prof Fabricio com os pesquisadores Annette Pantall e Iain Spears, da Newcastle University.
Na sequência da missão internacional, foi realizada visita técnica à Northumbria University, conhecida por sua ênfase em pesquisa aplicada e inovação, a universidade tem sido reconhecida internacionalmente por suas contribuições em diversas áreas acadêmicas, sendo que em 2022 foi eleita universidade do ano no Reino Unido. Especificamente na área da Educação Física, ela conta com quatro cursos de graduação (Sport and Exercise Science; Sport, Exercise and Nutrition; Sport Coaching e Sport Management), além de cursos de mestrado e de doutorado. Foram realizadas reuniões com: i) o Dr. Rodrigo Vitorio, docente na Northumbria University e especialista em fNIRS, o qual contribuiu com aspectos operacionais e metodológicos referentes à técnica para aquisição de dados, bem como em relação ao processo de construção de parceria interinstitucional; ii) o Dr Stuart Goodall, que tem extensão produção na área de fisiologia neuromuscular; iii) Dr. Phil Hayes, que investiga treinamento intervalado de alta intensidade e análise de movimento de corredores sob fadiga e, por fim; iv) o Dr. Eurico Wilhelm, que posicionou sobre as diferentes possibilidades de estudo, a vida cotidiana na Northumbria University e os projetos científicos que apresentariam maior e melhor potencial de aderência e interesse. Também foram apresentadas as possibilidades de financiamento, bem como a compreensão sobre as dinâmicas das agências britânicas de fomento.
Entre os dias 2 e 5 de julho o Prof Fabricio participou do encontro anual do Colégio Europeu de Ciência do Esporte, no qual se fez presente em todos os turnos do evento. Além de participar do Special Interest Group em Esportes de Combate, sua principal área de estudo, também apresentou um pôster que discute diferenças no desempenho físico, especificamente potência muscular, velocidade e capacidade anaeróbia, entre atletas de taekwondo cadetes e sênior.
Como encerramento desta missão, realizou-se visita técnica à Sheffield Hallam University (Figura 2), na qual o docente da ESEF conta com um pesquisador colaborador – o Dr. Chris Kirk. Em um primeiro momento, foi realizada visita aos quatro laboratórios. Na sequência, ocorreram apresentações e discussões de pesquisas de três discentes: John Callan (doutorando), que investiga a validade científica de protetores bucais instrumentados (com medidas de acelerometria e frequência cardíaca) para o boxe; John Watchorn (mestrando), que estuda identificação de concussão subclínica usando aprendizagem de máquina, e Josh Till (doutorando da Wolverhampton University), que estuda o conhecimento e uso de treinamento em altitude para o judô. A visita terminou com a discussão sobre estratégia de pesquisa e planejamento de colaboração em estudos sobre modalidades esportivas de combate.
Figura 2: Dr. Chris Kir, Josh, John Callan e John Watchorn, Fabricio Del Vecchio no laboratório da Sheffield Hallam University.
O docente agradece explicitamente à Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia pela permissão de afastamento, ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física e ao programa CAPES PrInt, pelo auxílio que viabilizou este conjunto de atividades.