Discente da ESEF irá compor comissão técnica da Seleção Brasileira de Remo
Dentre seus diferentes projetos de extensão comunitária, a ESEF/UFPel tem o Remar para o Futuro, que oportuniza formação de jovens atletas no remo olímpico. O projeto é reconhecido por apresentar elevado êxito no cenário competitivo nacional e internacional, com remadores multimedalhistas em campeonatos estaduais, brasileiros e sul-americanos, inclusive com participação em Campeonatos Panamericanos e Mundiais.
Porém, o projeto deu um passo importante em sua trajetória: além de contar com a convocação de cinco jovens atletas para o camp de treinamento da Seleção Brasileira sub-19 de remo entre os dias 22 e 28 de julho de 2024 no Rio de Janeiro, Davi Rubira, que foi atleta do projeto e é graduando em Educação Física na ESEF/UFPel, foi convocado pela Confederação Brasileira de Remo para compor a comissão técnica que coordenará a atividade.
Para o Prof Fabricio Del Vecchio, que coordena o Projeto junto com o técnico Oguener Tissot, este é um momento muito especial: “A transição da carreira como atleta para a carreira como comissão técnica nunca é simples ou fácil. Porém, ter a possibilidade de fazer isso durante a graduação em Educação Física aumenta muito a chance de interação e inserção profissional”. Complementarmente, o Prof Fabricio indica que a formação de atletas é um objetivo central e frequentemente alcançado pelo projeto de extensão “Remar para o Futuro”; no entanto, poder contribuir com a formação de profissionais para o esporte olímpico é uma meta audaciosa – que está sendo comemorada com muito entusiasmo. O discente ingressou no curso de Educação Física por causa de sua história como atleta no Remar para o Futuro; assim, a experiência como membro de uma comissão técnica de nível nacional em uma modalidade olímpica é vista com muita felicidade pelo coordenador do projeto.