Propriedades nutritivas da canela
Por Émellen Rosa e Thuanny Cappellari
A canela é uma das especiarias mais antigas do mundo. É um alimento muito utilizado na culinária devido ao seu aroma e sabor marcantes. Nativa do Sri Lanka, onde foi encontrada há milhares de anos, possui alto poder nutritivo como fonte de ferro, cálcio, fibras e de manganês.
Em entrevista ao site http://www.dietaeterna.com.br, a nutricionista funcional Luciana Harfenist explicou que além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento.
O metabolismo basal é a quantidade de calorias ou energia durante o repouso que o corpo necessita para funcionar todos os órgãos. Ou seja, se aumentar o este metabolismo, pode se contribuir para a redução de peso.
A canela também possui ação antioxidante, e do seu óleo é possível obter propriedades antibacterianas e anti-fungos fortes. E os benefícios não param por aí, confira mais alguns deles abaixo:
- Reduzir níveis de açúcar de sangue e tratando a diabetes do tipo 2.
- Baixar o colesterol.
- Ajuda da digestão.
- Tratar diarreia.
- Curar resfriado comum.
- Redução de dor das artrites.
- Memória de impulso e função cognoscitiva.
- Tratar dores de molares.
- Eliminação da má respiração.
- Curar dores de cabeça e de enxaqueca.
CONSUMO EM EXCESSO
Embora possua grandes benefícios, é importante estar atento aos possíveis efeitos colaterais da canela quando ingerida em excesso. Conforme aponta o site http://www.beneficiosdacanela.com/a-canela-e-boa-para-a-saude/, alguns estudos recentes na Europa mostraram que a canela derivada da planta da casia contém um composto tóxico conhecido como cumarina. Em altas concentrações sabe-se que este composto pode causar dano ao fígado e ao rim. A canela comumente comercializada é derivada da planta casia, portanto, é importante evitar consumir altas doses.
O efeito anticoagulante sobre o sangue também é produzido pela canela, por isso, deve haver moderação no consumo.
AFINAL, COMO CONSUMIR?
A Nutricionista Luciana Silva, em seu blog http://lucianasilvanutricionista.blogspot.com.br, sugere o consumo de ½ colher de chá duas vezes ao dia. Segundo ela, esta quantidade pode ser usada em receitas como doces, bolos e tortas, salpicado sobre frutas, ou em forma de chá, usando a canela em pau.