Conheça os benefícios do gengibre para a sua saúde

Por Émellen Rosa e Thuanny Cappellari

O gengibre é um alimento rico em propriedades medicinais. Seu consumo pode trazer inúmeros benefícios para saúde, como o melhor funcionamento do sistema digestivo e aumento da imunidade.

Confira a lista de alguns benefícios do gengibre que o Em Pauta separou para você:

 

Emagrecimento

O gengibre é um alimento termogênico, ou seja, ele aumenta a temperatura corporal. Com isso, o consumo de gengibre acelera o metabolismo elevando, assim, a queima de gordura.

 

Melhora da imunidade

O consumo de gengibre auxilia na prevenção e no tratamento de doenças como gripes e resfriados.

 

Ação antioxidante

Com a sua ação antioxidante, o gengibre protege as células evitando o envelhecimento precoce e auxiliado na prevenção de alguns tipos de câncer, como o câncer de intestino.

 

Anti-inflamatório

As propriedades anti-inflamatórias do gengibre aliviam dores musculares, dores de garganta e sintomas de doenças como a artrite.

Melhora do sistema digestivo

O gengibre ajuda a combater a azia, gases intestinais e enjôos. Ele também protege o estomago da bactéria H. pylori, que é a principal causadora de úlceras estomacais e da gastrite.

 

Efeitos Colaterais

Embora contenha inúmeros efeitos terapêuticos, o gengibre se consumido em excesso pode ser prejudicial à saúde, como a maioria dos alimentos. Em casos de distúrbios hemorrágicos, por exemplo, deve se evitar o consumo já que o gengibre é um vasodilatador, e pode aumentar o risco de hemorragia. Portanto, é aconselhável um acompanhamento médico. Em casos de doenças cardíacas altas doses de gengibre podem agravar alguns problemas de coração.

 

Quantidade

Deve se consultar sempre um médico antes de tomar decisões que interferem em hábitos alimentares. Para que assim, cuidando de sua saúde, seja indicada a dosagem apropriada ao seu organismo. O site http://remediosnaturais.info/ recomenda o consumo diário de no máximo 3 gramas de gengibre. Mas, lembre-se, cada pessoa possui um funcionamento específico do corpo, por isso, é essencial sempre contar com a ajuda de um profissional como médico ou nutricionista.

Como consumir o gengibre?

Para usufruir destes benefícios, o ideal é que o consumo do gengibre seja diário. Uma dica simples para inserir o gengibre no seu dia a dia é em forma de chá:

 

Chá de gengibre

 

Ingredientes:

  • 4 rodelas de gengibre (ou uma colher de chá dele ralado)
  • 1 xícara de chá de água

Modo de fazer:

Coloque a panela com a água ao fogo, e deixe até que ela comece a criar bolhas, antes de ferver. Neste momento adicione o gengibre e desligue o fogo. Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos, coe e beba em seguida.

Mas, o gengibre também pode ser consumido de outras formas, como em sucos, ou no preparo de alimentos. Confira:

7 Receitas com gengibre

Comentários

comments

Você pode gostar...