Animais de Rua: A história de quem já adotou um

Por Manoela Nogueira

Em Pelotas é comum encontrar animais nas ruas, segundo dados da Prefeitura Municipal existem mais 80 mil cachorros sem lar e o número de gatos ainda se é desconhecido. Nesse cenário, a adoção surge como um pensamento de melhoria para a situação. Mas é preciso lembrar que estes necessitam de cuidados especiais, principalmente porque eles estavam em contato com doenças e, provavelmente, nunca tiveram cuidados médicos.

Foto: Manoela Nogueira

Taiane Portella é estudante de Medicina Veterinária na UFPel e, em janeiro desse ano, enquanto saía do Shopping Pelotas encontrou uma gatinha no meio da faixa. Com medo que o animal fosse atropelado e vendo a situação em que se encontrava, magra e com fome, a estudante optou por levá-la para sua casa.

Alguns meses se passaram desde o primeiro dia de Graça, agora com nome, chegar a casa de Taiane. A estudante contou que a sua primeira ação foi alimentar a gata e levá-la ao veterinário, e, para a sua surpresa, descobriu que a gatinha estava grávida.

Não foi só a vida da Graça que foi salva, mas de cinco filhotinhos também, que vieram a nascer meses depois e foram doados para conhecidos. “Todos tem um lar agora”, comentou Taiane.

Quem vê Graça hoje, com alguns quilos a mais e saudável, não imagina por tudo que ela passou. Segundo a estudante, é muito importante adotar animais que estão na rua, porque eles se tornam mais suscetíveis a doenças e parasitas, que é prejudicial para eles e ao ser humano. “Se eu pudesse dar um recado para as pessoas, diria para não comprarem animais em petshops, e sim, adotassem os de rua. Com certeza será muito gratificante” finalizou Taiane. Agora o próximo passo, segundo ela, é o de adotar um animal no canil municipal.