Hackers divulgam fotos obtidas do Snapchat

Por Jean Carlo dos Santos

O aplicativo que permite o compartilhamento de fotos instantâneas entre usuários preza pela segurança e privacidade. Entretanto, cerca de 200 mil imagens obtidas ilegalmente podem ser divulgadas nos próximos dias.

Snapchat5x3

Foto: Reprodução (http://goo.gl/jGNt6Q)

Segundo o Business Insider, os hackers tiveram, ao longo dos últimos anos, acesso a 13 gb de dados interceptados de usuários que acreditavam que suas fotos eram deletadas após serem recebidas. Divulgado no fórum 4chan na última sexta-feira (10), muitas pessoas afirmaram ter acesso à coleção de fotos e vídeos, e que iriam criar um database com os dados. Mas, atualmente, os links para download dos arquivos estão offline.

Em comunicado, o Snapchat afirma que seus servidores não foram invadidos e que os dados hackeados foram obtidos através de aplicativos e serviços alternativos, que salvam as imagens do Snapchat, indo contra os termos de utilização do programa. A empresa tem o costume de solicitar a exclusão de tais aplicativos da App Store e Google Play.

O app Snapsave, que consegue armazenar imagens trocadas entre amigos sem notificar os usuários do Snapchat, foi citado como a fonte do hackeamento. O porta-voz do Snapsave, Georgie Casey, em entrevista ao site Engadget, afirma que o aplicativo “tem nada a ver com o vazamento”. Também disse que não há a possibilidade das fotos terem sido obtidas através do Snapsave de forma online, já que o aplicativo não salva na nuvem as fotos capturadas nem dados de login dos usuários.

Outra possível fonte é o site Snapsaved, que salvava as imagens enviadas e recebidas pelo Snapchat. Porém, o site desapareceu há vários meses.

Comentários

comments

Você pode gostar...