Internacionalização de ligas nacionais populariza-se no mundo do esporte

Por Vicente Pardo

No próximo sábado (11), o Rio de Janeiro recebe pela segunda vez uma edição do “NBA Global Games”. O evento, que serve de preparação para a temporada regular da NBA, também é uma forma encontrada pela liga norte-americana de basquete de divulgar a sua marca ao redor do mundo. Além da Cidade Maravilhosa, cidades como Berlim e Xangai também receberão partidas em 2014.

Os brasileiros poderão ver em quadra o Miami Heat, atual vice-campeão da NBA e time que esteve em todas as finais da liga desde 2011, enfrentando o Cleveland Cavaliers, equipe do pivô brasileiro Anderson Varejão. Em quadra também estará LeBron James, considerado por muitos o melhor jogador de basquete da atualidade. James que, ao final da última temporada, trocou o Heat pelo Cavaliers, equipe pela qual ele havia começado sua carreira na Liga.

Foto: Reprodução (http://goo.gl/DXfQCd)

Anderson Varejão e Lebron James durante treinamento no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução (http://goo.gl/DXfQCd)

 

No Rio, James enfrentará pela primeira vez o Heat, onde conquistou dois títulos da Liga e foi considerado, por dois anos seguidos, o jogador mais valioso da temporada (MVP). Apesar da grandeza de LeBron James, o diretor geral da NBA no Brasil, Arnon de Mello, afirmou em entrevista ao Globo Esporte que a escolha pelas equipes se deu baseada na presença do brasileiro Anderson Varejão. Desde 2004 Varejão disputa a NBA, sempre com a camiseta do time de Cleveland, e tornou-se um dos atletas mais importantes do basquetes nacional.

Além de trazer ao público brasileiro a oportunidade de ver nomes importantes do basquete mundial de perto, NBA Global Games ajuda a divulgar o nome da Liga norte-americana fora dos Estados Unidos. Exemplo semelhante acontece, desde 2007, com a NFL, liga de futebol americano, que realiza partidas no estádio de Wembley, na Inglaterra. O NBA Global Games Rio de Janeiro acontece no sábado (11) às 18h.

Internacionalização do futebol brasileiro

Recentemente, o Ministério de Relações Exteriores tem participado de diversas reuniões com clubes do futebol brasileiro, tendo como pauta principal das conversas a internacionalização das equipes. As tratativas ainda estão em fase inicial, com o Ministério avaliando as intenções dos times nesta área.

Na última segunda-feira (06), um representante do Ministério reuniu-se com o presidente do Corinthians, Mario Gobbi, e com o diretor do marketing do clube paulista, Izael Sinem Júnior, para debater ideias de promoção do futebol brasileiro no exterior. “A ideia deles é organizar os principais times do Brasil para ajudar a trabalhar a marca lá fora”, afirmou Sinem em entrevista ao site da ESPN.

Nos últimos anos, times brasileiros como São Paulo e Internacional participaram de campeonatos amistosos na Europa, enfrentando equipes como Bayern de Munique e Milan. Em 2014, a disputa da Supercopa da França aconteceu em Pequim, na China. Já a Supercopa da Itália, que colocará frente a frente Juventus e Napoli, acontecerá em dezembro deste ano, na cidade de Doha, no Catar.

Comentários

comments

Você pode gostar...