Brasil perde outra vez no Bento Freitas e fica próximo da Zona de Rebaixamento

Derrota para o Ponte Preta aproxima xavante do rebaixamento. Foto: Gabriel Huth/DP

Por Luís Artur Janes Silva

Sábado, dia 09 de junho, noite fria na cidade de Pelotas e o Brasil volta a atuar no estádio Bento Freitas após uma ausência de duas semanas. O rubro-negro, que havia empatado os dois compromissos anteriores, enfrentou a Ponte Preta, em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas, apesar da expectativa positiva, o Xavante teve uma atuação pífia e foi derrotado pelo placar de 2×0, frustrando a torcida e deixando a equipe pelotense muito próximo da Zona de Rebaixamento da Série B nacional.

O JOGO

No primeiro tempo da partida, os times iniciaram em ritmo mais lento, estudando-se mutuamente. O Brasil, que precisava impor seu domínio, levou oito minutos para chegar à meta defendida pelo goleiro Ivan. Enquanto isso, os paulistas adotaram a tática de jogar no erro do sistema de contenção xavante, acelerando as jogadas quando recuperavam a bola.

O técnico Brigatti utilizou-se de dois triângulos ofensivos para tentar fustigar a defensiva rubro-negra. De um lado, o lateral Igor, o volante André Castro e o meia André Luís, enquanto na esquerda, Ourinho, Tiago Real e Danilo Barcelos combinavam jogadas em velocidade, confundindo em alguns momentos os atletas xavantes.

Aos 16 minutos, Éder Sciola levanta da direita, Calyson cabeceia e o goleiro tira com os pés. Oito minutos mais tarde, outra boa oportunidade do Brasil aparece quando Lourency cruza da direita, a bola resvala em Itaqui e sobra para Calyson, que chuta pressionado, fazendo com que a pelota acabe indo para escanteio.

Sem criatividade e sem conseguir impor-se em campo, o Brasil erra muitos passes e deixa o time de Campinas “gostar” da partida. Mas antes do golpe fatal dos pontepretanos, o Brasil teve uma ótima chance de gol com Itaqui, que acertou um petardo no travessão de Ivan, oriundo de uma cobrança de falta de longa distância.

Quando parecia que o Brasil encaixaria o seu jogo, os paulistas abriram o placar, após ótima combinação pela direita, Murilo chutou rasteiro e forte da entrada da área, sem chances para Pitol. Mesmo surpreendido, o Xavante chegou mais uma vez ao gol da Ponte Preta, quando Lourency cruzou da direita e Ivan botou para escanteio com a ponta dos dedos.

Na etapa final, o técnico Clemer promoveu a entrada do promissor Kaio, único destaque do Brasil no jogo. Com Kaio em campo, o rubro-negro chegou com relativo perigo aos 3 e aos 7 minutos do segundo tempo. O primeiro lance, que foi protagonizado pelo jovem, surgiu de um cruzamento da esquerda, que foi abafado pela defesa, que mandou para tiro de canto. No momento seguinte, Kaio acionou Calyson, que achou Lourency livre pela esquerda, que chutou a bola por cima do gol.

Nervoso, o sistema defensivo do Xavante falhou aos 10 minutos, permitindo que Danilo Barcelos entrasse livre e concluísse com perigo ao gol de Pitol.

Necessitando da vitória, Clemer promoveu as entradas de Wellinton Júnior e do contestado Michel, que substituíram Calyson e Luiz Eduardo. Após a promoção de Michel, o treinador xavante ouviu algumas vaias dos torcedores, que talvez estivessem prevendo a ineficiência do centroavante no lance crucial da partida.

O tal lance aconteceu aos 27 minutos da etapa derradeira, quando Michel posicionado na cara do gol chutou forte para incrível defesa do goleiro Ivan. O gol perdido fez mal ao desempenho do Brasil, que vítima dos passes errados e dos enormes espaços deixados pelo sistema defensivo tornou-se presa fácil dos rápidos contra-ataques do time de Campinas.

Liderados por Tiago Real, o melhor jogador em campo, os pontepretanos tiveram quatro oportunidades claras de gol após os 30 minutos do tempo final de partida, que culminaram com o gol de Paulinho, que aos 41 minutos aproveitou o rebote de Pitol, após conclusão de Murilo. Este gol deu números finais ao jogo e determinou a quarta derrota do Xavante na competição.

Após este revés, o Brasil ocupa a 16ª colocação na tabela de classificação da Série B, com dez pontos, conquistados em dez partidas e apenas uma posição acima da Zona de Rebaixamento. O rubro-negro volta a campo na próxima sexta, dia 15 de junho, quando enfrentará o Fortaleza, líder absoluto da competição. A partida acontecerá na capital cearense e iniciará às 19:15 horas.

Comentários

comments

Você pode gostar...