Farroupilha sofre, mas busca o empate contra o bom time do Aimoré

Wendell, o autor do gol do Farroupilha, acompanha atentamente a entrevista de Ledesma

Por Luís Artur Janes Silva

Nesta quinta-feira, 13, o Farroupilha voltou a campo para mais uma partida válida pela fase inicial da Copa Wianey Carlet. A derrota no jogo anterior, diante do São José, tornava a vitória uma necessidade para o Farrapo. Mas, mesmo atuando no Nicolau Fico, a equipe do Fragata não conseguiu superar o Aimoré, o bom adversário da região metropolitana de Porto Alegre, que já havia causado dificuldades ao Pelotas na rodada passada. O placar de 1×1, acabou sendo vantajoso para o Tricolor pelotense, que foi dominado pelo time de São Leopoldo durante boa parte da partida.

PRIMEIRA ETAPA

Show de horror. Assim pode ser definido os primeiros trinta minutos do período inicial da partida nos quais o Farroupilha foi amplamente dominado pelo Índio Capilé (apelido do Aimoré). Jogando com apenas um volante, o ex-Pelotas Tom, a equipe de São Leopoldo colocou o Farroupilha na roda. Na ala direita do ataque, Marco Antônio e Cau desconheceram o lateral Ihur. Aliás, dos pés de Antônio saíram as duas primeiras chances criadas pelo time comandado pelo ex-jogador do Grêmio, Arílson Costa. Aos 9 minutos, o atacante chutou à queima roupa e o goleiro Jéferson Hermes fez grande defesa. Dois minutos mais tarde, Marco Antônio recebeu no bico direito da área e chutou rasteiro, cruzado e perto da trave defendida por Hermes.

Acuado neste momento inicial da partida, o Farroupilha teve uma única chance, logo aos 8 minutos do primeiro tempo, quando Ledesma bateu de longe, o goleiro Wesley não conseguiu encaixar e Daniel Quevedo, artilheiro da Terceirona, que vive longo jejum de gols, não aproveitou o rebote.

Tirando este lance isolado, o Farrapo não criou mais nada na primeira meia hora de jogo e viu o Aimoré chegar com perigo aos 18 minutos, quando o centroavante Jajá recebeu sozinho, o arqueiro Jéferson Hermes saiu nos pés do atacante do Índio Capilé e abafou a bola. Quatro minutos mais tarde, Cau cruzou a bola da direita, o meia articulador Luiz Carlos perdeu a chance de desferir um chute frontal dentro da área do Farroupilha e na continuação da jogada, Émerson Santos foi abafado pelo goleiro Hermes, que saiu nos pés do meia.

Tanta pressão originou o gol do Aimoré, que saiu após uma cobrança de falta executada por Émerson Santos, que levantou da direita. A confusa e desprotegida defesa do Fantasma não aliviou e Luiz Carlos não perdoou, arrematando de frente para o goleiro do Farrapo e inaugurando o placar. O cronômetro marcava 26 minutos.

Descontente com a péssima atuação de seu time, o técnico Antônio Freitas fez três substituições ainda no primeiro tempo. Os volantes Hippólito e Oscar entraram nos lugares de Bruno e Mikael, jogadores de contenção que não conseguiram parar a linha de frente do Aimoré e erraram de forma demasiada nas saídas de bola. Além deles, o meia Juninho foi lançado no lugar de Hugo, que vinha crescendo de rendimento nos últimos jogos, mas foi mal contra o Índio Capilé.

Menos exposto às investidas do time de São Leopoldo e jogando mais adiantado com a entrada de Juninho, o Farroupilha passou a incomodar a defesa do Aimoré, provocando a ira do volante Tom, que passou a pedir que os jogadores de frente do Índio Capilé voltassem para ajudar na marcação.

A melhora do Farroupilha foi coroada com o gol de empate, marcado aos 34 minutos do primeiro tempo pelo zagueiro Wendell, que aproveitou cruzamento de Juninho para cabecear, o goleiro Wesley fez excelente defesa, mas no rebote, o zagueiro do Fantasma concluiu com o pé e anotou o tento. Animado pelo gol, o Farroupilha continuou intenso, mas sofreu um susto aos 42 minutos, quando Marco Antônio recebeu lançamento primoroso de Luiz Carlos, avançou até a meia lua da área do Farrapo e chutou rasteiro, fazendo a bola passar perto da meta defendida por Jéferson Hermes.

SEGUNDA ETAPA

No segundo tempo, a partida perdeu intensidade, o Aimoré sentindo o crescimento do Farroupilha na parte final do primeiro tempo, passou a dosar suas forças e diminuiu o ritmo da partida. Enquanto isso, o Fantasma não veio com o mesmo ímpeto do período final da primeira etapa e não chegou a ameaçar de forma mais contundente os comandados do técnico Arílson.

Mesmo administrando o andamento do jogo, as duas primeiras chances da etapa final favoreceram ao Aimoré. Aos 13 minutos, Cau arrematou com muita classe após bela troca de passes do ataque do Índio Capilé. Jéferson Hermes fez outra grande defesa. Dez minutos mais tarde, Marco Antônio aproveitou um rebote e bateu forte da entrada da área. A bola passou raspando a trave direita do Farrapo.

A torcida do Fantasma voltou a acreditar na vitória após a expulsão de Cau, que supostamente ofendeu o juiz. Mas sem o mesmo poder de decisão do fim do primeiro tempo, o Tricolor do Fragata não levou grande perigo à defesa do Aimoré, mesmo adiantando suas peças de ataque. O lance de maior perigo a favor do Farrapo aconteceu aos 37 minutos, quando Daniel Quevedo cruzou da esquerda, Lian titubeou e não concluiu, a bola acabou sobrando para Ledesma que chutou, mas o lance terminou com a defesa do goleiro Wesley. No final do jogo, Juninho ainda chutou da intermediária, mas a bola passou por cima do travessão da meta do time do Vale do Rio dos Sinos.

Depois deste empate, o Farroupilha ocupa o quarto lugar na tabela de classificação do Grupo C da Copa Wianey Carlet. A equipe fragatense está com seis pontos conquistados em cinco jogos. A próxima partida do Farroupilha na competição está marcada para o domingo, dia 16 de setembro. Neste dia, o Farrapo enfrentará o Pelotas, no famoso clássico Far-Pel, que voltará a acontecer depois de um intervalo de três anos. O jogo será realizado no estádio Nicolau Fico e começará às 15 horas.

Comentários

comments

Você pode gostar...