De quem são as vozes na Praça Coronel Pedro Osório aos sábados?

Foto: Cainã Luz

Por Jessica Alves, Jéssica Lopes, Júlia Gonçalves, Nathianni Gomes, Rafaela Dutra

Quem passa pela Praça Coronel Pedro Osório nos sábados à tarde certamente já notou uma movimentação atípica por ali. Uma grande concentração de jovens dispostos, em uma roda de conversa, cantando e dançando. Esse é o Pelotas Para Ti Jesus.

Criado por Taylor Telis (19), o Pelotas Para Ti Jesus (PTJ) foi fundado há pouco mais de um ano e tem como objetivo reunir, todos os sábados, jovens cristãos aos arredores do local para desfrutar da beleza do dia e conversar sobre momentos e atitudes do nosso cotidiano que influenciam nossa maneira de viver.

A iniciativa cristã interdenominacional (movimento cristão de várias igrejas, pessoas e lugares), acolhe pessoas de diversas crenças e os participantes não fazem da religião em si um critério, porque o que buscam é mais que isso.

Segundo Taylor, a Praça Coronel Pedro Osório foi escolhida por ter um grande fluxo de pessoas, sejam relaxando, saindo do trabalho e da escola. Leonardo Silva (24 anos) complementou:”Eu fui conversar com uma mulher (que estava observando) e ela me contou que é Cristã, que trabalha aqui perto, ouviu o movimento e saiu para ver o que era. Aqui na praça conseguimos atingir pessoas de todos os lugares.” E termina: “Conversamos com pessoas que procuram participar de algo assim e passando por aqui conhecem o movimento PTJ, e se fosse em outro local, não teria tanta visibilidade.”

Taylor deu início ao grupo, com a vontade de demonstrar o sentimento que carregava e a vontade de ecoar a voz dos jovens que estão na Igreja, e dos que não estão também. Ele conta que começou o projeto sozinho e outras pessoas procuraram fazer parte, e assim criaram o Mente Coletiva, que é o grupo de suporte para que o evento da praça e os projetos em outros locais aconteçam. Segundo ele, hoje são mais de 150 pessoas que fazem o Pelotas Pra Ti Jesus.

Assim a crescente repercussão resulta com que o projeto se torne responsável por uma certa influência e efetue algumas ações sociais incluindo a população de Pelotas. Em relação à isso afirmou o líder do movimento: “O nosso intuito é ajudar e contribuir com a sociedade da cidade de Pelotas. Nós não vimos aqui implantar uma religião e não temos uma verdade absoluta, mas somos convictos de que Pelotas será mudada pela atitude que os jovens têm tomado no seu coração.”

Esclarecendo sobre a consciência de fazer algo em prol da comunidade pelotense além dos eventos aos sábados, Taylor comenta sobre alguns projetos que estão realizando em clínicas de reabilitação, hospitais e por alguns pontos da cidade a fim de atenderem outros grupos e darem o suporte que eles entendem ser também seus deveres, ajudando pessoas com alimentos e itens de necessidade pessoal.

O movimento PTJ não consiste em imposição de doutrinas, mas sim de inclusão e esclarecimentos. As pequenas atitudes do dia a dia tem o poder de transformar vidas, não se trata de obrigação mas de amor ao próximo. O mundo tem buscado maneiras de quebrar rótulos e tabus, e o Pelotas pra ti Jesus tem abraçado histórias e culturas.