V PETRO-SUL TEVE MAIOR PÚBLICO DESDE SUA PRIMEIRA EDIÇÃO

O evento acadêmico, que já é considero o maior do setor petrolífero do Sul do Brasil está na sua 5ª edição, ocorrendo anualmente desde 2013.

Por Lenise Slawski Soares

Entre os dias 29 de maio e 2 de junho aconteceu, no campus Porto, a Semana Acadêmica da Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), nomeada como Petro-Sul. A organização ficou por conta dos integrantes do Diretório Acadêmico Karen Adami (DAKA), juntamente com o Capítulo Estudantil SPE UFPel (Society of Petroleum Engineers – UFPel Student Chapter).

Foto: Divulgação

Com o objetivo de apresentar aos participantes e ao setor produtivo as mais recentes novidades e tendências tecnológicas da área, esta edição contou com profissionais da indústria que ministraram palestras e minicursos com assuntos voltados tanto para a parte geológica como para assuntos técnicos da profissão.  Também foram realizadas mostra de trabalhos, visita técnica e o Petro-quiz, além do churrasco de confraternização no último dia de evento que agregou, tanto os participantes, como também professores e palestrantes que se fizeram presentes no decorrer da semana.

O presidente do DAKA, Fernando Henrique, falou sobre a experiência de estar à frente da organização de um evento tão reconhecido como este

“Foi bastante intenso! Lidar com pessoas é bem difícil, mas, com toda a organização e união do Diretório e da SPE, foi possível fazer um evento incrível e, sem dúvida, o V Petro-Sul foi o melhor já realizado na UFPel”.

Apesar da Universidade estar distante fisicamente de grandes e importantes Polos da Indústria do Petróleo, faz o possível para trazer os mais diversos assuntos e novidades para os alunos e professores desta área. Em 2016, foi assegurado ao Capítulo Estudantil SPE UFPel o prêmio de Outstanding Student Chapter, a maior honraria concedida pela Society of Petroleum Engineers International.

Foto: Divulgação

Em entrevista, o presidente da SPE UFPel, Augusto G. Klaus, falou sobre as expectativas para os próximas edições – “As expectativas para os eventos futuros, são de manter uma curva de crescimento, não somente com o número de ouvintes, que neste ano bateu recorde, mas com a qualidade técnica de palestras e minicursos. Há dois anos, no III Petro-Sul, o evento se tornou de porte nacional, recebendo alunos de outros estados representando suas respectivas entidades. O V Petro-Sul, se configurou como um evento Internacional, dado o fato de recebermos alunos da Venezuela representando o Capitulo Estudantil SPE de seu país.”

O evento conta com o patrocínio de grandes empresas como Karoon Petróleo e Gás, Barra Energia, a Instituição de Educação Superior Faculdades João Paulo II e a Petroleira Francesa TOTAL, no qual o Evento foi o único contemplado de todo continente Americano na categoria Drem Ticket. Além disso, conta com o apoio Schlumberger, Halliburton, Odebrecht Óleo e Gás, UFPel, SPE Seção Macaé, UNIKA – Engineering, Training & Consultancy, IDEA Petroleum, RJW Consulting, HELIX, Editora UFPel, TecnoPeg, ESSS, Elsevier, Curi Palace Hotel, AAPG, Gas Energy, Biscoitos Zezé, Ibp – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, IHS Markit, FURG, Floratta Festas, Embrapa, Johny Barreto Fotografia e Keep Training Academia.