CAFÉ AQUÁRIOS: PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL DE PELOTAS

O Café Aquários tornou-se parte do patrimônio histórico cultural de Pelotas após projeto votado na Câmara Municipal.

Por Lenise Slawski Soares

Fundado em 1970, o café e lanchonete Aquários, que se localiza na Rua Quinze de Novembro esquina Sete de Setembro, coleciona elogios e recebe todos os dias inúmeras histórias de quem passa por lá.

Na última segunda-feira (5), na Câmara Municipal de Vereadores, o projeto de Lei que visava tornar o Café Aquários parte do Patrimônio histórico e cultural de Pelotas, criado pelo vereador Roger Ney (PP), foi aprovado tendo apenas um voto contrário.

O autor do projeto usou justificativas claras para defendê-lo, afirmando que o estabelecimento já é considerado pelos moradores e frequentadores assíduos um patrimônio, sendo que o que falta é apenas uma oficialização. Porém, o projeto ainda não chegou nas mãos do Conselho Municipal de Cultura (Concult), órgão que oficializa questões como essa.

Popularmente conhecido em Pelotas, dispensa muitas descrições. Ao passar pelo local, nota-se diversas cenas formadas por um público variado, mas o ponto de encontro é famoso por reunir aposentados que têm o Café como parte de suas vidas. Porém, os jovens podem ser vistos diariamente nas dependências do estabelecimento.

Matheus Santos da Silva, Analista e Desenvolvedor de Sistemas e jogador de Rugby profissional, de 29 anos conta sobre suas melhores lembranças desse local

“O Aquários é o tipo de lugar que me remete a infância, nostálgico mesmo. Lembro de ir com meu pai para comer algo enquanto ele tomava um famoso cafezinho. Aqueles momentos em que ele encontrava um ou outro amigo e este vinha fazer aquela famosa pergunta “Esse é o teu (filho)?”.”

O jovem ainda fala sobre o gosto de frequentar o Café sempre que tem a oportunidade.

“Hoje em dia, eu frequento o café, em geral, para dar uma relaxada pós almoço, tomar um cafezinho apoiado na bancada. Mas sempre que estou pelo centro e bate aquela fome no meio da tarde, acabo passando por lá para comer uma torrada completa ou um delicioso prego português”, encerrou Matheus.

Foto: Matheus Santos da Silva

 

Pelotas é rica por abrigar locais que trazem muita cultura histórica e esse acontecimento fortalece ainda mais a questão turística do município. É fato que, quanto mais tivermos para oferecer para nossos visitantes, mais receberemos deles.

Comentários

comments

Você pode gostar...