Pelotas derrota o Grêmio nas penalidades máximas e conquista a Recopa Gaúcha

Por Luís Artur Janes Silva

Mateus Santana comemora o gol do Pelotas na decisão da Recopa. Imagem: Victor Lannes/ Rede Esportiva.

Neste domingo (19), o Pelotas conquistou pela segunda vez na sua história a Recopa Gaúcha, campeonato organizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que desde 2014, antagoniza os vencedores do Gauchão e da Copinha do ano anterior. A Recopa deste ano marcou a abertura da temporada de futebol no Rio Grande do Sul. Atuando no estádio da Boca do Lobo, o Pelotas (campeão da Copa Seu Verardi) enfrentou o Grêmio (campeão do Gauchão de 2019). Mesmo com o time Sub-23, o Tricolor da capital buscou a igualdade no tempo normal, que terminou com o placar de 1×1. Nas penalidades máximas, o time comandado por Antônio Picoli triunfou (5×4), garantindo o primeiro caneco de 2020.

O jogo começou com o Sub-23 do Grêmio tentando mostrar um futebol insinuante, baseado na valorização da posse de bola e na constante troca de passes. Enquanto isso, o Pelotas adotou uma postura de espera, fechando os espaços no seu sistema de defesa. Capitaneado pelo meia-atacante Ferreira, que terminou a temporada passada atuando na equipe principal do Grêmio, o Tricolor teve chances de abrir o placar, mas esbarrou na falta de objetividade na hora da conclusão. Patrick fez uma grande jogada individual pela direita e foi brecado pelo goleiro Douglas.

Aos 16 minutos, o Pelotas abriu o placar. Após escanteio cobrado da direita pelo armador Hugo Sanches, o volante Mateus Santana cabeceou livre e provocou a primeira explosão de alegria da tarde. A partir daí, o Lobo ficou mais solto em campo e passou a jogar mais adiantado, pressionando a saída de bola do Grêmio em alguns momentos, mas sem descuidar da proteção defensiva. Aos 25 minutos, Felipe Guedes, de ótima atuação, chutou de longe e rasteiro, mas Breno defendeu e a defesa gremista aliviou.

Sentindo o gramado irregular, o Grêmio não conseguiu ser constante na transição rápida entre defesa e ataque, passando a utilizar lançamentos longos, que exploravam a velocidade dos atacantes tricolores. Foi assim que o centroavante Isaque teve uma chance de gol após combinação entre Ferreira e o bom lateral esquerdo Guilherme Guedes. No final do primeiro tempo, Darlan, que teve atuação mediana, tentou lançamento longo, que quase foi aproveitado por Ferreira, que entrava na diagonal.

No segundo tempo, o Grêmio adiantou suas linhas e teve a iniciativa da partida, mas sem objetividade, não levando perigo à meta do Pelotas, durante boa parte deste período de jogo. Bem postado, o Pelotas evitava as investidas do Grêmio e ainda chegava ao ataque. O exemplo maior da correta atuação do Lobo aconteceu aos 25 minutos, quando Jô caiu pela direita, cortou para o meio e desferiu potente chute, que passou perto do gol defendido por Breno.

Enquanto isso, o pouco objetivo Grêmio, ainda comandado por Ferreira, passou a dominar a partida de forma mais eficiente, a partir dos 30 minutos da etapa final, quando começou a alternar investidas pelas alas direita e esquerda do campo. A melhora gremista foi recompensada aos 38 minutos, quando o lateral Felipe cruzou na cabeça de Ferreira, que igualou os números do jogo.

Após o gol gremista, o Pelotas ainda teve uma chance de ouro para tentar definir a partida. Juliano, em jogada característica, fez a diagonal da esquerda para o meio e chutou de longa distância, obrigando Breno a desviar o balão para escanteio. Com a confirmação do empate, os times partiram para os tiros livres da marca da cal e quem levou a melhor foi o Pelotas, que acertou as cinco cobranças de pênaltis que teve a seu favor. O Grêmio foi quase perfeito, perdendo apenas o tiro desferido pelo zagueiro Rodrigues e defendido de forma esplêndida pelo goleiro Douglas, o herói da tarde. Triunfo garantido, o Pelotas espera a estreia no Gauchão 2020, que acontecerá na quarta (22), diante do Novo Hamburgo, na Boca do Lobo. Este jogo iniciará às 20 horas.

HISTÓRICO DA RECOPA GAÚCHA

13/01 /2014 – Pelotas 3×2 Inter – Boca do Lobo

Gols: Felipe Guedes, Santiago e Felipe Garcia (P), Cláudio Winck – 2 vezes (I)

01/02/2015 – Lajeadense 1×1 Inter – Arena Alviazul

Pênaltis – Lajeadense 3×1 Inter

Gols: Gilmar (L), Ernando (I)

03/02/2016 – São José 0x0 Inter – Passo D’Areia

Pênaltis – São José 2×3 Inter

22/03/2017 – Ypiranga 1×1 Inter – Colosso da Lagoa

Pênaltis – Ypiranga 3×4 Inter

Gols: Tales (Y), Brenner (I)

24/01/2018 – São José 2×1 Novo Hamburgo – Passo D’Areia

Gols: Alemão – 2 vezes (SJ), Juninho (NH)

14/03/2018 – Novo Hamburgo 0x1 São José – Estádio do Vale

Gol: Igor Nobre (SJ)

10/02/2019 – Grêmio 6×0 Avenida – Arena do Grêmio 

Gols: Luan – 2 vezes, Everton – 2 vezes, Léo Gomes e Felipe Vizeu (G)

TÍTULOS DA RECOPA GAÚCHA

Pelotas – 2 (2014, 2020)

Inter – 2 (2016, 2017)

Lajeadense – 1 (2015)

São José-POA – 1 (2018)

Grêmio – 1 (2019)

Comentários

comments

Você pode gostar...