Domingo ensolarado atrai milhares de pessoas a Região do Porto em Pelotas-RS

Eventos movimentaram o domingo desde a manhã até a noite com gastronomia, atrações para as crianças, musica, arte e artesanatos. O já tradicional, Sofá na Rua além do Ruas de Lazer, fizeram a alegria de quem foi até a região sul da cidade de Pelotas.

Por Éverson da Martha

Público aproveitando o sol na região do Porto em Pelotas /Foto: Everson da Martha

No último domingo, a região do porto de Pelotas ficou bastante movimentada e não apenas pelos navios com madeira que diariamente saem dali, mas também pela multidão de pessoas de pessoas foram até lá prestigiar além do dia ensolarado, três eventos culturais que fazem parte do calendário do morador da cidade.

O dia começou com a 5 º edição do Ruas de Lazer em conjunto com o 2º Festival da Coxinha, um evento promovido pela UFPel, através da Pró-Reitoria de extensão (PREC), Programa de Pós-Graduação em Educação Física com apoio da Prefeitura Municipal. Com a participação de diversos projetos da universidade como o Basquete UFPel, o Projeto Vem Ser Rúgbi, ligados a curso de Educação Física, além da Barraca da Saúde, projeto ligado aos diversos cursos da área da saúde e do projeto carinho, que trabalha com pessoas com Síndrome de Down.

Projeto de capoeira “Filhos da roda” /Foto: Júlia Moreira

Além de outros projetos sociais ligados ao esporte como os de Capoeira e Taekondo. As outras 4 edições do Ruas foram realizadas na Avenida Juscelino Kubitscheck, essa foi a primeira vez que o evento saiu da área central da cidade e fez uma parceria com o Festival da Coxinha, que contou com 5 bancas de vendedores do alimento. O Festival da Coxinha teve a sua segunda edição neste domingo, a primeira havia acontecido na Estação Férrea.

No começo da tarde teve início o Sofá na Rua, evento tradicional que reúne milhares de pessoas a cada edição. Desta vez não foi diferente, seu espaço também já é conhecido do público, a quadra entre as ruas Benjamin Constant e Conde de Porto Alegre da Rua José do Patrocínio entre a livraria da UFPel e o Galpão Satolep é lá que evento ocorre ao menos uma vez por mês e não apenas atrações culturais, o Sofá é aberto também para empreendedores, como a Ariane que produz biscoitos artesanais, para ela “o Sofá na Rua é carinho”, também destaca a diversidade de pessoas que o evento atrai e a oportunidade para artistas e comerciantes tem de mostra seu trabalho.

A novidade dessa edição foi a pintura da fachada do galpão Satolep, por grafite, dezenas de artistas mostraram seu talento e coloriram a fachada antes descascada pelo tempo em uma parede de arte, a Ana uma das artistas que começou a grafitar no começo da pandemia se inspirou em algo que gosta muito que são gatos. O público também aproveitou o evento para prestigiar os artistas e apoiar os comerciantes e gastar o salário, brincou a professora Tatiane Delamare, que é frequentadora assídua do Sofá na Rua.

 

Fachada do galpão Satolep/ Foto: Éverson da Martha

Comentários

comments

Você pode gostar...