Universidade Federal à distância é alternativa de acesso ao ensino superior em São Lourenço

Por: Gabriela Schmalfuss Borges

Desde 2007, a cidade de São Lourenço do Sul possui um dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Localizado na E.M.E.F. Marina Vargas, na entrada da cidade, 257 alunos estão inscritos nos treze cursos gratuitos de graduação e especialização à distância, oferecidos pela FURG, UFRGS, UFPel e UFSM.

As áreas de maior enfoque são de processos de gestão e licenciaturas. Segundo Carla Lubke, coordenadora do centro, o incentivo às licenciaturas é uma iniciativa do Governo Federal, com início em 2005, que através do PNE (Plano Nacional de Educação) pretendia que 100% dos professores em sala de aula possuíssem graduação. Entretanto, o programa tem sofrido cortes desde o ano passado, quando recebeu 400 milhões dos 800 milhões previstos.

Atualmente, a Universidade Aberta do Brasil compõe-se de 95 instituições de ensino que oferecem cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de ensino a distância (EAD), com polos em 700 municípios, atendendo 170 mil alunos no País.

Para Carla, o aperfeiçoamento dos docentes melhora a relação do professor e aluno dentro da sala de aula “toda a formação, onde buscamos estudar algo que ainda não sabemos, melhora o que a gente é e melhora as nossas práticas”. Além disso, afirma que a “prática passa a ser fundamentada e baseada em uma teoria, tendo uma proposta pedagógica”.

De acordo com a coordenadora, os cursos de gestão também ampliariam o desenvolvimento local e aumentariam as chances de os jovens permanecerem na cidade, qualificando a mão-de-obra e gerando emprego e renda. Ao todo, 800 alunos já passaram pelo pólo. De acordo com Carla, o local oferece também especializações rápidas, com 90 ou 120 horas de carga horária. Os últimos cursos oferecidos foram os de Diversidade e Gênero nas Escolas e de Atendimento Educacional Especializado, baseado na inclusão.

Neste momento, também está em processo a implantação do curso de Geografia, oferecido pelo Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSUL). Segundo Carla, o ingresso ocorre por meio da nota do Enem, em editais de seleção específicos com os critérios de cada universidade, divulgados no Diário Oficial. Também há a possibilidade da abertura de novas turmas dos cursos técnicos de Meio Ambiente, Serviço Público, Administração e Agroindústria. Para isso, a coordenação realiza atualmente uma pesquisa para verificação da demanda de pessoas para cursarem. Os estudantes interessados devem preencher o formulário disponível neste link.

Outras informações podem ser obtidas no blog da instituição, clicando aqui.

(Escola Marina Vargas sedia o Pólo UAB em São Lourenço. Crédito: UFRGS)