A presença constante dos signos na sociedade

Por: Jessica Correa Pereira e Marielle Silveira Gauterio

Twitter @signosdazueira (fazer link para https://twitter.com/signosdazueira)

Twitter @signosdazueira

A atual popularidade dos signos entre os usuários das redes sociais pode até fazer com que eles pareçam ser novidade, mas a crença está presente na sociedade antes mesmo de ser divulgada por jornais ou programas de rádio.

Mesmo com o avanço da ciência e das tecnologias a influencia dos signos permanece constante. Sendo hoje uma prática que se atualizou para as mídias e redes sociais. Atualmente é compartilhado com memes, gifs e vídeos para ter um maior alcance e repercussão. O que confirma a popularidade da conta do Twitter @signosdazueira, com mais de um milhão de seguidores. Resultado da mescla entre entretenimento e informação.

Para quem pensa que ter uma conta no Twitter sobre signos é fácil, está enganado, o dono da @signosdazueira já comentou em sua conta que “Eu realmente queria responder todo mundo na DM, mas chegaram exatamente 500 dms, e ainda tô no trabalho, me perdoem”.

sem-tituloTwitter @signosdazueira

Além de organizar o tempo para tweets é importante também fazer pesquisas para saber como está a aceitação do público-alvo. Os resultados ajudam para melhorar a produção de conteúdo.

Por mais que os signos sejam levados a sério pelos internautas, o psicólogo, Hudson de Carvalho, 37 anos, disse que os signos não fazem parte da ciência contemporânea, sendo entendido como superstição.

Do ponto de vista da ciência psicológica “eles não influenciam”, a crença nos signos pode até direcionar o comportamento, mas não os astros. Hudson também destacou que os signos podem ser positivos por despertar a curiosidade e o relacionamento com a cultura.

A universitária Andrezza Silva, estudante de Psicologia, comentou sobre a sua relação com os signos e o seu curso. Apesar de gostar muito, ela diz não acreditar completamente nos signos. “Como estudante de psicologia eu não trago a astrologia pra dentro dos estudos”, comenta Andrezza. Dentro da sua sala de aula existem outros estudantes que também são interessados, mas quando se trata da psicologia costumam separar os assuntos.

Para o psicólogo, Hudson de Carvalho, a popularidade dos signos é decorrente da vontade do ser humano de prever o futuro, podendo controlar e dar sentido a vida. O alerta fica, é melhor não estabelecer uma relação de dependência com o oráculo para tomar decisões. Mas em nada prejudica saber seu mapa astral ou conferir quando é o inferno astral do seu professor para não dar bobeira na sala de aula. “A gente precisa tanto dar sentido a vida, quanto não nos sentir desamparados na escuridão, como se a vida não tivesse sentido e que ela só dependesse da gente.”, comenta Hudson.