Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo da UFPel desenvolve atividade com crianças

Por Eduarda Lemes

 

Parcerias de trabalho aumentaram as atividades do Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (NAUrb ) da UFPel no início deste ano. Através de uma parceria entre o NAUrb e o Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (SANEP,) o Núcleo está disponibilizando sua metodologia de trabalho para as oficinas de Educomunicação do Trabalho Técnico Socioambiental da autarquia.

Parceria

Através do TSA (Trabalho Técnico Socioambiental), o SANEP vem desenvolvendo, desde 2012, um trabalho voltado à mobilização social de comunidades que residem no entorno da Sanga das Três Vendas, um curso hídrico que, atualmente, recebe grande parte da carga de esgoto do bairro Três Vendas. Com a instalação do Coletor Geral 3 já concluída, e a interceptação do efluente para a Estação de Tratamento de Esgoto Novo Mundo, o curso hídrico deixará de ser depósito do efluente, passando por um processo de desimpacto. No leito da Sanga existem ocupações de famílias que há mais de 20 anos moram no local em situação de risco. Neste contexto, o NAUrb foi convidado pela equipe do TSA para integrar suas atividades ao projeto, buscando envolver a população no diagnóstico sobre o lugar.

Atualmente, o TSA desenvolve um projeto com as crianças que utiliza a metodologia da Educomunicação, procurando despertar o pensamento crítico e fortalecer os vínculos entre os pequenos.

Como o início do trabalho em parceria, o NAUrb foi responsável por uma oficina que aconteceu na última terça-feira, 11, propiciando um espaço de reflexão sobre o lugar.

A oficina

De acordo com a professora e coordenadora do NAUrb, Nirce Saffer Medvedovsk​i, a atividade realizada com as crianças faz parte do DRUP, o Diagnóstico Rápido Urbano Participativo. Através do DRUP é possível detectar o que é significativo para a população, priorizando as necessidades dos moradores no planejamento dos projetos. “O nosso grupo de pesquisa entende que o projeto inicia com a participação do usuário. O usuário tem que ser o primeiro a ser escutado. Nós entendemos que as coisas mais básicas sobre o local, eles sabem nos passar”, relatou a professora.

No DRUP, geralmente realizado com adultos, são utilizadas palavras que remetam a características sobre o ambiente trabalhado. No caso da oficina no projeto do TSA, como são crianças, a metodologia sofreu uma pequena adaptação.

A equipe do NAUrb, composta pela professora Nirce, os Arquitetos Roberta Santa Catharina e Marcus Vinícius Saraiva e os bolsistas Allana Jeske, Rafael Luz, Rafael Schulze e Micheli Ferretti, propôs que as crianças expressassem, através de desenhos, a casa onde vivem, apresentando para o grupo as características e os aspectos que compõem o local.

20 crianças participaram da atividade que resultou na composição de um mural, onde os desenhos ficaram expostos. A perspectiva é de que num próximo encontro as crianças possam retratar seus desejos com relação à casa, rua e bairro onde vivem.

Veja abaixo o vídeo da atividade:

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