NO CÉU TEM CÃO?

Por: Endrio Chaves e Silvia Camargo

Muitos internautas celebram cada novo cãozinho que faz a passagem da terra para a eternidade, essa é proposta de um perfil Like a Virgin da rede social Instagram: receber os novos cachorros que chegam ao céu.

Perfis de animais em redes sociais estão cada dia mais populares. Estopinha coleciona seguidores e já se tornou uma digital influencer, termo em inglês para influenciador digital, como são conhecidas as celebridades da web. Seu perfil tem números que ultrapassam a casa dos 2 milhões (2 milhões e 866 mil no Facebook e 308 mil no Instagram, até o fechamento desta reportagem).

Seguindo o modelo de perfis como a da Estopinha, com fotos e montagens fofas do cotidiano animal, que a assistente de vendas, Márcia Dulger, deu início ao instagram sobre sua fiel companheira Laika. O encontro entre as duas aconteceu em uma viagem de Márcia pelo seu estado natal, Rio Grande do Norte. Com apenas cinco meses e conhecida por Collie, a peludinha branca, como descreve Márcia, correu até ela e seu marido para fazer festa na mesa onde os dois almoçavam em um restaurante à beira da Rodovia dos Tamoios, litoral norte de São Paulo. A proprietária do restaurante, e dona de Collie, ofereceu a cadelinha para o casal. “Levei até um susto de início, pois jamais esperava ouvir aquilo. Ela então explicou que lá, sendo um pequeno sítio, eles ganhavam muito animais.” – conta Márcia. Sorte dela, de seu marido e da futura Laika.

O nome de Laika, assim como o nome de usuário do Instagram, possui um significado importante para a paulista. Depois do Fila Brasileiro batizado de Roger, vocalista da banda Ultraje a Rigor e do Dálmata Sting, em homenagem ao ex The Police, chegava a hora de um grande nome feminino da música receber destaque. A princípio, o nome de Collie passaria a ser Madonna, mas, de acordo com Márcia, a carinha angelical e delicada da cadelinha combinava mais com um dos sucessos da cantora pop: Like a Virgin. Com algumas alterações, o nome passou a ser Laika Virgen. Laika acompanhou a nova dona em suas mudanças pelo Brasil. Em 2005, mudaram de São Paulo para a Bahia e, logo, para Recife, onde Márcia reside até hoje.

A conta, inicialmente, era direcionada a postagens pessoais de Márcia, mas por ter utilizado o nome da cadelinha no Instagram, e ter seguido outros perfil de animais, passou a ganhar seguidores e dedicar o conteúdo exclusivamente à Laika. A assistente de vendas começou a compartilhar com seus seguidores o dia a dia de sua companheira através de fotos e montagens bem humoradas. Em maio deste ano, quando Laika faleceu por conta de insuficiência respiratória aos 14 anos de idade, Márcia pensou em abandonar a conta, mas o carinho e o incentivo de seus amigos na rede fizeram com que ela desse continuidade à página. Foi a partir deste momento que a conta tomou outro rumo: “Achei estranho continuar, pois não via mais sentido, até que uma seguidora deu a ideia de serem feita as montagens com fotos e usar a Laika para receber os amiguinhos estrelinhas que chegavam no céu.” – afirma Márcia, que abraçou o projeto e deu seguimento à conta por meio de montagens com fotos dos cães que partiram, enviadas por seus seguidores. “Os seguidores me marcam em postagens quando algum peludo vira estrelinha. Foi a melhor coisa que fiz, pois além de eu receber ajuda, ajudo outras pessoas também. Sinto a alegria delas. Quem ama sofre muito com a partida desses anjos. Na minha imaginação criei um céu de amor e fiz dele a nova morada de todas as estrelinhas.” – declara a paulista.

sem-titulo

 

sem-titulo

 

E a proposta deu certo. Em quatro meses, o Instagram de Laika dobrou o número de seguidores. Já são mais de seis mil fãs que, além de curtir as montagens, interagem através de comentários e mensagens privadas. Um desses fãs é a estudante universitária Thais Fernandes, que se despediu de sua fiel Jully em abril de 2014, presente em sua vida por 14 anos. Thais conheceu a página de Laika através de outros perfis de cães, quando a mesma ainda estava viva. “Como a Márcia passou a postar fotos de animaizinhos que chegavam ao céu, falei que estava com saudades da minha cadelinha falecida há dois anos e ela postou uma foto dela no céu.” – relata a estudante.

sem-titulo

Em outra ocasião, Thais marcou Laika em uma publicação de um cãozinho que havia partido há pouco tempo: “O Luck foi um cachorrinho que vi no Instagram e que tinha falecido. Marquei ela dizendo para recebê-lo no céu.” – contou a universitária. E Márcia, que não deixa de atender nenhum de seus seguidores, acatou ao pedido.

sem-titulo

Com a contribuição de seus seguidores, a conta de Laika ganha ainda mais publicações, como explica a biomédica paulista, Lúcia Buchalla, que tornou-se amiga da mãe da cachorrinha: “Como o Laika Virgen tem muitos seguidores, nem sempre consegue ver tudo. Eu marco a Laika quando conheço alguém, acompanho de alguma forma o cão.” Assim, Márcia recebe ajuda para realizar as postagens, aumentando o fluxo e atingindo cada dia mais pessoas.

A psicóloga Lidiane Ferreira explica a relação saudável gerada entre animais de estimação e seus donos: “O animal é um ser da família também e às vezes é a família de algumas pessoas, que vivem rodeadas de animais e do amor deles. É muito saudável ter um animal de estimação. O animal aceita o seu dono como ele é, com os problemas que ele tem, o que gera menos frustração nas pessoas, pois o animal não julga, não decepciona e não critica.”. Desta forma, é compreensível o sentimento gerado pela perda de um companheiro de estimação e o quanto é necessário o apoio, seja de amigos, parentes e até mesmo de uma perfil de uma rede social, que busca dar um pouco de alegria e descontração em um momento de fragilidade. E é justamente isso que Márcia defende. “O motivo de me pedirem as montagens é a carência, a saudade e a dor. Na minha imaginação, crio tudo isso e faço as pessoas se sentirem bem como se estivessem realmente recebendo notícias dos seus amores. Percebo nos comentários muitas emoções como alívio, alegria, saudade. Tudo parece ser real nesse mundo virtual.”.

Comentários

comments

Você pode gostar...