III Mostra de Trabalhos Escolares movimenta as escolas municipais de Pelotas

Por Paula Adamoli

Nesta semana acontece, em Pelotas, as atividades que celebram a Semana da Consciência Negra. Dentro dessas celebrações está inserida a III Mostra de Trabalhos Escolares – Africanidades, organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto.

Foto: Divulgação

A proposta, segundo a Gerente de Projetos Escolares, Fernanda C., é dar visibilidade a aplicação da Lei 11,614/2008, que inclui no conteúdo programático das escolas o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e indígena, além de apresentar para a comunidade o trabalho desenvolvido em sala de aula. Dessa forma, ampliando a reflexão, o diálogo e a conscientização sobre o processo histórico de formação da sociedade brasileira.

As Secretarias de Justiça Social e Segurança, Secretaria de Cultura e Conselho de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra estão também presentes na organização da Semana Municipal da Consciência Negra, que este ano tem o tema: Nosso Quilombo é em todo Lugar.

A Mostra, que teve início no dia 17, irá até dia 22 de novembro no Hall da Prefeitura de Pelotas, com a entrada franca a todos que quiserem contemplar os trabalhos escolares.

Após as apresentações escolares de dança, que complementam a III Mostra, realizadas no dia 20 de novembro no Largo do Mercado Central, às 13h30, o representante da escola receberá um troféu confeccionado por alunos da EMEF de Bruno Chaves.