Apresentação

Bem-vindo

O Departamento de Física foi criado em 1969, dentro do Instituto de Física e Matemática (IFM), quando da criação da Fundação Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O desenvolvimento da Física na UFPel tem origem na criação do curso de Licenciatura em Física em 1990. Sua criação foi justificada pela expressiva carência de professores com formação em Física sentida na região sul do estado do Rio Grande do Sul. Desde o início de funcionamento, o Curso de Licenciatura em Física pautou-se na formação de profissionais com sólidos conhecimentos de Física. Neste período o curso formou mais de 150 discentes, muitos destes tendo prosseguido seus estudos de pós-graduação nas mais diversas Instituições de Ensino Superior, tais como UFRGS, USP, UFSM, UNICAMP, etc. Este processo culminou com a criação do Curso de Pós-Graduação em Física da UFPel em Dezembro de 2007.

O Departamento de Física está localizado no Campus Capão do Leão. A Secretaria do Departamento e do Colegiado de Curso e os gabinetes docentes estão no 3o. andar do prédio 5. Os laboratórios didáticos, laboratórios de pesquisa, salas de aula e salas de apoio estão nos prédios 5 e 13.

Estrutura Administrativa

Chefe: Prof. Dr. Mário Luiz Lopes da Silva

Subchefe: Prof. Dr.  Rafael Cavagnoli

Secretário: Lucas Fonseca Müller

Telefone:  55 (53) 3275-7346

A Secretaria do Departamento de Física está localizado no 3º andar do prédio 05 do Campus Universitário, Sala 301  no Capão do Leão.