Workshop in Complexity of Water, Other Liquids and Education – Stay at Home Edition

A XI Edição do Workshop in Complexity of Water, Other Liquids and Education ocorrerá nos dias 03 e 04 de Dezembro de 2020, organizado em conjunto pela Prof. Marcia Barbosa, da UFRGS, e o Prof. José Rafael Bordin, do PPG Física da UFPel. O Workshop já é um evento tradicional da área, reunindo pesquisadores nacionais e internacionais, e devido à pandemia ocorrerá pela primeira vez online. As palestras e sessões de pôster serão transmitidos ao vivo pelo Youtube.

Os tópicos abordados no Workshop incluem:

  • Água e suas anomalias
  • Nanofluídica e nanoestruturas
  • Misturas água-álcool
  • Coloides e auto-montagem
  • Educação Científica
  • Mulheres na Ciência
  • e mais

Mais informações e inscrições no site do evento: https://wp.ufpel.edu.br/water/

Horários do PPGFísica para a Segundo Calendário Alternativo

O PPGFísica vem divulgar seus horários de disciplinas ofertadas, com os respectivos docentes responsáveis pelas mesmas para o segundo calendário alternativo de 2020.

 

3° Seminário Integrado PPGFis-UFPEL e PPGFis-FURG

Convidamos a Todos os discentes e docentes do PPGFis a participarem desta ação conjunta entre os Programas de Pós-Graduação.em Física da UFPEL e FURG que acontecerá dia 30/09/2020, às 13:30 h.

O apresentação será ministrada por John Welvins Barros Araújo, aluno do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Rio Grande.

Título:  Mini CAN: Uma rede de sensores para laboratórios

Resumo: A microeletrônica tem sido muito desenvolvida nas últimas décadas, o que vem possibilitando a otimização de diversos processos na cadeia produtiva, e na instrumentação científica não é diferente. Abundância de dispositivos como transdutores elétricos e microprocessadores, pode facilitar e ampliar a prática instrumental, como por exemplo, o uso de vários sensores simultaneamente, que potencializa o estudo do fenômeno de interesse, e a automatização que facilita o aumento do volume de dados. Porém a utilização de um grande número de dispositivos de sensoriamento incrementa a dificuldade de implementação e utilização da instrumentação, nesse sentido a interconexão dos dispositivos pode ajudar a ordenar e sincronizar o fluxo da informação produzida. A CAN é uma rede de sensores apresentada em 1986, e utilizada a quase 20 anos na indústria automotiva, entre suas principais características, destaca-se o baixo custo, facilidade de uso e robustez. A Mini CAN é uma proposta de rede de sensores para monitoramento em laboratórios, ela é propositalmente composta por componentes que facilitam sua implementação e manutenção, e que já são muito utilizados nos diversos níveis da prática experimental.

Esperamos Todos!!!!!!!
Os organizadores dos seminários

 

Acesso a sala virtual : https://bit.ly/34WUCqq

 

John_Welvins_Barros_Araújo (1)(1)

Realização dos Seminários de 12 Meses.

A Coordenação do PPGFis vem tornar publico as datas e horários dos Seminários de 12 meses, como parte do requisito para obtenção do titulo de Mestre em Física.

Sendo:
 
18/09/2020 – 9h a.m.
Débora Piégas Pavani – Orientada pelo Prof. José Rafael
Paola Gay dos Santos – Orientada pelo Prof. Mario Lucio Moreira
18/09/2020 – 14h  (2h p.m.)
Lucas Viana Oliveira – Orientado pelo Prof. Mario L. L. Silva
Yan Bueno Bandeira – Orientado pelo Prof. Victor Paulo Barros Gonçalves
Os seminários serão realizados de forma remota por meio de sistemas de web conferencia ou similares, devido a pandemia estabelecida pela Covid-19
Atenciosamente:

2° Seminário Integrado PPGFis-UFPEL e PPGFis-FURG

Convidamos a Todos os discentes e docentes do PPGFis a participarem desta ação conjunta entre os programas de pós graduação.
O palestrante da segunda edição da ação “Seminarios Integrado” será o Prof. José Rafael Bordin (https://wp.ufpel.edu.br/bordin/) do departamento da Física da Universidade Federal de Pelotas.
Título: Física da Matéria Mole em lugares (muito) apertados: de fluidos a células biológicas

Resumo: O comportamento difusivo da água confinada em espaços nanométricos, como nanotubos e nanoestruturas porosas de grafeno, é única e diverge da difusão observada em um cano ou canudinho – e podemos usar este comportamento único para criar novas tecnologias de purificação e descontaminação da água. Contudo, andar em lugares apertados não é algo que ocorre somente no nanoconfinamento ou no ônibus lotado pro Campus. Macromoléculas difundirem dentro de células biológicas com vários obstáculos e poros devido à presença de outras macromoléculas e organelas. Esta difusão é essencial, por exemplo, para processos enzimáticos que são afetados pelas restrições geométricas. E para estas células difundirem dentro do corpo humano também existem uma série de obstáculos mecânicos, ambientais e bioquímicos. Entender como ocorre esta difusão pode auxiliar a compreender com mais detalhes, por exemplo, o processo de invasão na metástase do câncer de pele. Assim, nesta palestra irei abordar a relação entre a estrutura e a dinâmica de sistemas de Física da Matéria Mole com restrições geométricas, e como as diversas competições que existem aumentam a complexidade destes sistemas.

Acesso via sala virtual: Clique aqui!

10° Edição de Um Papo com o PET, recebe o Prof. Dr. Maurício Jeomar Piotrowski

O PET-Física gostaria de convidar para mais uma edição da atividade “Um papo com o PET”. Essa edição será na quinta-feira dia
03/09/2020 às 18:00 horas no facebook.com/ufpelpetfisica. Teremos como convidado o Prof. Dr.Maurício Jeomar Piotrowski que abordará questões sobre sua formação, pesquisa e experiências entre outras.

Essa edição encerrará a primeira temporada que retornará no próximo semestre.