5° Defesa de Doutorado do PPGFis

Na tarde de 10 de dezembro de 2020,  ocorreu a quinta defesa de Doutorado do PPG-Física. O discente Rafael Palota da Silva  foi orientado pelo Prof. Victor Goncalves na tese intitulada  “Processos difrativos em colisões hadrônicas a altas energias”.

Em sua tese, o agora doutor Rafael Palota da Silva, demonstrou que o processo de produção dupla dos mésons vetoriais J/Psi e Upsilon,  poderá ser estudado nos processos difrativos presentes nas colisões entre prótons analisadas no Grande Colisor de Hádrons (LHC), localizado em Genebra, Suíça. Além disso, aprimorou o tratamento do processo de dissociação difrativa em colisões próton – próton e  próton – núcleo, o que permitiu esclarecer o papel das flutuações das diferentes configurações partônicas no comportamento das seções de choque total, elástica e difrativa  no regime de altas energias presente no LHC e em Raios Cósmicos. Os resultados apresentados na tese foram publicados em três artigos em revistas internacionais arbitradas e contribuíram para ampliar a compreensão dos processos difrativos nos regimes duro e suave.

A banca julgadora foi formada pelos Professores Doutores Victor Goncalves (UFPEL), Murilo Rangel (UFRJ), João Thiago Santana Amaral (FURG),   Mario Lopes da Silva (UFPel) e Rafael Cavagnoli (UFPel).

 

Nossas congratulações ao Dr. Rafael Palota da Silva e ao seu Orientador Prof. Dr Victor Goncalves.

Edital de Seleção para Mestrado em Física 2021/01

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFPel informa que as inscrições ao Exame de Seleção regular para o Curso de Mestrado em Física estarão abertas no período de 15 de dezembro de 2020 e 01 de fevereiro de 2021, exclusivamente por e-mail: pgfisica.ufpel@gmail.com

O Edital completo e Ficha de avaliação do Lattes encontram-se  disponíveis em:

 

 

Edital de Seleção para Doutorado em Física 2021/01

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFPel informa que as inscrições ao Exame de Seleção regular para o Curso de Doutorado em Física estarão abertas no período de 15 de dezembro de 2020 a 01 de fevereiro de 2021, exclusivamente por e-mail: pgfisica.ufpel@gmail.com

O Edital completo e Ficha de avaliação do Lattes encontram-se  disponíveis em:

 

Edital de Seleção PDSE

O Programa de Pós-Graduação em Física vem por meio deste tornar publico o edital de seleção de um discente de doutorado deste programa para o Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior.

O edital de Seleção está disponível em:

 

8° Seminário Integrado PPGFis-UFPEL e PPGFis-FURG

Nesta quarta feira daremos continuidade ao ciclo de Seminários Integrados entre os Programas de Pós- graduação em Física da FURG e da UFPel com a palestra intitulada Técnicas de análise espectral para  identificação de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos em galáxias dominadas por starburstsque será ministrada  pelo Professor Dr. Jean Espinoza.

 

Palestra:  Técnicas de análise espectral para identificação de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos em galáxias dominadas por starbursts

Resumo: Este trabalho apresenta duas técnicas de análise de espectros: (1) Transformada rápida de Fourier e (2) SAM (Spectral Angle Mapper), tendo por foco a identificação da presença e concentração relativa de Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (PAHs) e a região MIR do espectro eletromagnético. Com isso, buscou-se construir fundamentos para uma análise da composição química de amostras de galáxias Starbursts com o uso de técnicas de comparação de espectros baseadas na decomposição desses espectros com uso das técnicas citadas. Apresentamos aqui um conjunto metodológico robusto para determinar inferência da presença de moléculas PAHs em uma amostra de 232 galáxias Starbursts derivadas de dados do Projeto Spizer/ATLAS MIR. Como resultados, demonstramos os passos para inferência da presença de uma molécula em uma galáxia a partir da comparação pareada entre o espectro da galáxia e da molécula de interesse.

Data/hora: Quarta-feira 09/12/2020 às 13:30
Link da sala virtual: https://bit.ly/349cgXC

 

 

para Cco:MLUCIO3001
Bom dia,
Na próxima semana daremos continuidade ao ciclo de Seminários Integrados entre os Programas de Pós-Graduação em Física da FURG e da UFPel com a palestra intitulada Técnicas de análise espectral para identificação de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos em galáxias dominadas por starburstsque será ministrada pelo Professor Dr. Jean Espinoza.
seminario_jean_v2.jpg
 
Data/hora: Quarta-feira 09/12/2020 às 13:30
Link da sala virtual:

 

Quarta Defesa de Doutorado do PPGFis

Na tarde de 24 de novembro de 2020,  ocorreu a quarta defesa de Doutorado do PPG-Física e segunda do grupo de Altas e Médias Energias.

O discente Rafael Otto Coelho  foi orientado pelo Prof. Victor Goncalves na tese intitulada  “Fotoprodução de bósons de calibre em colisões hadrônicas a altas energias”.

Em sua tese, o agora doutor Rafael Coelho, demonstrou que o processo de fotoprodução dos bósons de calibre W e Z, mediadores das interações  fracas, poderá ser medido pela primeira vez no Grande Colisor de Hádrons (LHC), localizado em Genebra, Suíça. Além disso, propôs a análise do processo de espalhamento luz – por – luz pelo detector frontal LHCb, tendo demonstrado a viabilidade desta análise. Por fim, também estudou a produção de partículas tipo – axion em colisões ultraperiféricas de íons pesados, demonstrando que  este processo pode ser usado para procurar por sinais de física além do modelo padrão.  Os resultados apresentados na tese foram publicados em três artigos em revistas internacionais arbitradas.

A banca julgadora foi formada pelos Professores Doutores Victor Goncalves (UFPEL), Bruno Moreira (UDESC), Daniel Tavares da Silva (UFPel), João Thiago Santana Amaral (FURG) e  Mario Lopes da Silva (UFPel).

 

Nossas congratulações ao Dr. Rafael Coelho e ao seu Orientador Prof. Dr Victor Goncalves.