Nesta área você encontrará alguns documentos para download, necessários nas diversas etapas dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Física do PPGFis.
A atribuição de bolsas ocorrerá de forma contínua segundo a norma específica disponível aqui
As cotas CAPES e prazos das bolsas estão disponíveis aqui
Solicitação de aproveitamento de disciplinas: enviar para a Coordenação do Programa, por e-mail, a solicitação, com os arquivos a seguir em anexo:
- Formulário de Aproveitamento de disciplinas. (Formulário 6 – Aproveitamento de Créditos)
- Histórico do curso onde as disciplinas foram cursadas
- Ementas das disciplinas
Homologação da Proficiência em Língua Estrangeira: enviar para a Coordenação do Programa, por e-mail, a solicitação, com o arquivo a seguir em anexo:
- Enviar o Comprovante ou Atestado de Proficiência que especifique que o resultado foi APROVADO.
O prazo máximo de validade do Exame é de 5 anos.
Gerenciamento da Matrícula
- A primeira matrícula no PPG Física será feita em hora agendada com o Coordenador
- As rematrículas devem ser feitas pelo discente no Sistema Cobalto. Após isso, o discente deve solicitar ao Orientador a homologação da matrícula. Então, a Coordenação irá homologar por fim.
- Cancelamento de Matrícula em Disciplina: Enviar
- Formulário 9
- Carta com a justificativa para o cancelamento com anuência e assinatura do Orientador
- Trancamento de Matrícula no Curso: Enviar
- Formulário 10
- Carta com a justificativa para o trancamento com anuência e assinatura do Orientador
- Desistência do Curso: Enviar
ENCAMINHAMENTO PARA QUALIFICAÇÕES
- Orientações para formação de Bancas de Qualificação
- Formulário de encaminhamento para Seminário de 12 meses. (Formulario 4A)
- Formulário de encaminhamento da Qualificação (Pré-Dissertação e Pré-Tese). (Formulario 4B)
- Ata de defesa da Qualificação (Pré-Dissertação e Pré-Tese). (Formulário 7)
Encaminhamento de trabalhos de conclusão, formação da banca, homologação e emissão do diploma
- Orientações para formação da Banca de Defesa de Mestrado e Doutorado
- Formulário 4
- Orientações para Homologação do Trabalho de Conclusão e Solicitação do Diploma
- Link para solicitação de ficha catalográfica junto a Biblioteca da UFPEL: Clique aqui
Normas para redação da Dissertação e Tese
- Orientações para a redação da Dissertação ou Tese. (download)
- Modelo para a redação em LaTeX
- Normas da UFPel para a elaboração da Dissertação. (download)
Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP)
Os discentes podem solicitar recursos do PROAP para, por exemplo,
- Participação em eventos:
- Enviar comprovante de aceite no evento. Será dado preferência para aceites com apresentações oral ou pôster.
- Enviar carta assinada pelo discente e pelo orientador informando o período do afastamento, o local de afastamento, trajeto e número de diárias solicitadas.
- Após o evento: enviar comprovante de participação no evento e descrição DETALHADA das atividades realizadas em cada dia de afastamento.
- Saídas de campo:
- Enviar carta assinada pelo discente e pelo orientador justificando a necessidade de recursos para a saída de campo (ex: visitar um colaborador para realizar medidas).
- Carta convite caso seja uma visita.
- Especificar o período de afastamento e número de diárias.
- Após, enviar descrição DETALHADA das atividades realizadas com comprovante de passagens, hotel ou refeições no local da saída de campo.
- Enviar relatório conforme o modelo
Considerando a Portaria da Capes nº 132, de 18 de agosto de 2016 e considerando o Decreto nº 11.117, de 1º de julho de 2022, informamos que a partir do dia 11 de julho de 2022, a PRPPG começará a utilizar o novo valor para o Auxílio Financeiro a estudantes conforme segue:
- Auxílio diário (para qualquer cidade no País) = R$ 320,00, conforme Art. 2º; e
- Auxílio diário no exterior = valor estipulado em dólares norte-americanos, conforme Art. 4º, na tabela do Anexo I, por Grupos de Países de destino.
Exemplo de cálculo para 4 dias de evento:
- Saída um dia antes e retorno um dia após o término do evento = 5,5 diárias de R$ 320,00.
- Saída e retorno dentro dos dias do evento = 3,5 diárias de R$ 320,00.
- Coleta de dados/viagem de campo de 4 dias = 3,5 diárias de R$ 320,00.
A quantidade e divisão dos recursos mudam anualmente. Em 2023, o PPGFis tem um total de R$ 21.902,00 que serão INTEGRALMENTE disponibilizados para Auxílio Financeiro a Estudantes. Os andamento e previsão dos gastos estão disponíveis neste link
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Normativa para Ingresso e Permanência de Docentes no PPGFis