Documentos

Nesta área você encontrará alguns documentos para download, necessários nas diversas etapas dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Física do PPGFis.

A atribuição de bolsas ocorrerá de forma contínua segundo a norma específica disponível aqui

Tabela de Bolsas

As cotas CAPES e prazos das bolsas estão disponíveis aqui

Solicitação de aproveitamento de disciplinas: enviar para a Coordenação do Programa, por e-mail, a solicitação, com os arquivos a seguir em anexo:
  1. Formulário de Aproveitamento de disciplinas. (Formulário 6 – Aproveitamento de Créditos)
  2. Histórico do curso onde as disciplinas foram cursadas
  3. Ementas das disciplinas
Homologação da Proficiência em Língua Estrangeira: enviar para a Coordenação do Programa, por e-mail, a solicitação, com o arquivo a seguir em anexo:
  1. Enviar o Comprovante ou Atestado de Proficiência que especifique que o resultado foi APROVADO.
    O prazo máximo de validade do Exame é de 5 anos.
Gerenciamento da Matrícula
  1. A primeira matrícula no PPG Física será feita em hora agendada com o Coordenador
  2. As rematrículas devem ser feitas pelo discente no Sistema Cobalto. Após isso, o discente deve solicitar ao Orientador a homologação da matrícula. Então, a Coordenação irá homologar por fim.
  3. Cancelamento de Matrícula em Disciplina: Enviar
    • Formulário 9
    • Carta com a justificativa para o cancelamento com anuência e assinatura do Orientador
  4. Trancamento de Matrícula no Curso: Enviar
    • Formulário 10
    • Carta com a justificativa para o trancamento com anuência e assinatura do Orientador
  5. Desistência do Curso: Enviar
ENCAMINHAMENTO PARA QUALIFICAÇÕES
  1. Orientações para formação de Bancas de Qualificação
  2. Formulário de encaminhamento para Seminário de 12 meses. (Formulario 4A)
  3. Formulário de encaminhamento da Qualificação (Pré-Dissertação e Pré-Tese). (Formulario 4B)
  4. Ata de defesa da Qualificação (Pré-Dissertação e Pré-Tese). (Formulário 7)
Encaminhamento de trabalhos de conclusão, formação da banca, homologação e emissão do diploma
  1. Orientações para formação da Banca de Defesa de Mestrado e Doutorado
  2. Formulário 4
  3. Orientações para Homologação do Trabalho de Conclusão e Solicitação do Diploma
  4. Link para solicitação de ficha catalográfica junto a Biblioteca da UFPEL: Clique aqui
Normas para redação da Dissertação e Tese
  1. Orientações para a redação da Dissertação ou Tese. (download)
  2. Modelo para a redação em LaTeX
  3. Normas da UFPel para a elaboração da Dissertação. (download)
Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP)

Os discentes podem solicitar recursos do PROAP para, por exemplo,

  1. Participação em eventos:
    • Enviar comprovante de aceite no evento. Será dado preferência para aceites com apresentações oral ou pôster.
    • Enviar carta assinada pelo discente e pelo orientador informando o período do afastamento, o local de afastamento, trajeto e número de diárias solicitadas.
    • Após o evento: enviar comprovante de participação no evento e descrição DETALHADA das atividades realizadas em cada dia de afastamento.
  2. Saídas de campo:
    • Enviar carta assinada pelo discente e pelo orientador justificando a necessidade de recursos para a saída de campo (ex: visitar um colaborador para realizar medidas).
    • Carta convite caso seja uma visita.
    • Especificar o período de afastamento e número de diárias.
    • Após, enviar descrição DETALHADA das atividades realizadas com comprovante de passagens, hotel ou refeições no local da saída de campo.
    • Enviar relatório conforme o modelo
Considerando a Portaria da Capes nº 132, de 18 de agosto de 2016 e considerando o Decreto nº 11.117, de 1º de julho de 2022, informamos que a partir do dia 11 de julho de 2022, a PRPPG começará a utilizar o novo valor para o  Auxílio Financeiro a estudantes conforme segue:
  1. Auxílio diário (para qualquer cidade no País) = R$ 320,00, conforme Art. 2º; e
  2. Auxílio diário no exterior = valor estipulado em dólares norte-americanos, conforme Art. 4º, na tabela do Anexo I, por Grupos de Países de destino.
Exemplo de cálculo para 4 dias de evento:
  1. Saída um dia antes e retorno um dia após o término do evento = 5,5 diárias de R$ 320,00.
  2. Saída e retorno dentro dos dias do evento = 3,5 diárias de R$ 320,00.
  3. Coleta de dados/viagem de campo de 4 dias = 3,5 diárias de R$ 320,00.

A quantidade e divisão dos recursos mudam anualmente. Em 2023, o PPGFis tem um total de R$ 21.902,00 que serão INTEGRALMENTE disponibilizados para Auxílio Financeiro a Estudantes. Os andamento e previsão dos gastos estão disponíveis neste link

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Normativa para Ingresso e Permanência de Docentes no PPGFis

 

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