Início do conteúdo
    Notícias
  • Física participa da III Mostra de Cursos da UFPel

    No dia 18 de setembro (quarta-feira), ocorreu no Auditório da Escola Superior de Educação Física – ESEF, a III Mostra de Cursos da Universidade Federal de Pelotas.

    O objetivo principal do evento é divulgar os mais de 90 cursos ofertados pela UFPel e estabelecer um contato maior entre a comunidade e a Universidade, além de auxiliar os alunos do Ensino Médio da cidade de Pelotas e Região a fazer a escolha de suas futuras profissões.

    Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física estiveram presentes na Mostra com informações acerca do funcionamento dos cursos, grupos de pesquisa e laboratórios, além de realizar experimentos em que os futuros ingressantes puderam ver na prática como algumas teorias físicas funcionam. Além disso, os visitantes tiveram a oportunidade de interagir com alunos de Física, sanando possíveis dúvidas sobre a vida acadêmica na Universidade.

    Os discentes participantes do Grupo PET e do PIBID levaram experimentos interativos nos quais os visitantes puderam enxergar na prática os princípios físicos de mecânica, óptica, eletromagnetismo, pressão, conservação de momento angular, entre outros.

  • O físico quer saber: Gravidade Real e Artificial

    Dando continuidade à edição do ciclo de palestras “O Físico quer saber”, o Grupo PET-Física estará realizando nesta sexta-feira 13, às 13h, na sala nº 114 do prédio 16, o seminário “Gravidade Real e Artificial”, que será ministrada pelo Prof. Dr. Arlan da Silva Ferreira, do Departamento de Física da UFPel.

    Participe, trazendo suas dúvidas e curiosidades!
  • Smurffísicos vencem a 1ª edição do FisiQuiz

    Ocorreu nessa quarta-feira (28) a etapa final do FisiQuiz, atividade promovida pelo Grupo PET-Física que começou na metade do primeiro semestre de 2019.

    O FisiQuiz foi uma competição do tipo quiz envolvendo questões de física, no qual os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Física participaram. Após diversas rodadas de disputas diretas entre as equipes, os Smurffísicos somaram a maior pontuação e venceram a competição, com 540 pontos. Já os Chernoboys ficaram em 2º lugar e a equipe Vega em 3º. As três equipes foram premiadas com um conjunto de livros de física e de cálculo que foram doados pelos professores do Departamento de Física.

     Formação das equipes:

    – Chernoboys: João Paulo Félix, Marcos Alexandre Nolasco, Mateus Dutra e Ramon Silva.

    – Equipe Vega: Alfredo Pacheco, Mateus Alves, Thiago Pedra e Vitor Conzatti.

    – Smurffísicos: Andrew Correia, Cleviston Tavares, Felipe da Silva e Jonathan Ávila.

    O Grupo PET-Física aproveita a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos que tornaram possível a realização da atividade e aos professores do Departamento de Física que fizeram doações de livros didáticos que foram utilizados na premiação.

  • Grupo PET-Física promove o “FisiQuiz”

    No dia 26 de junho (quarta-feira), o Grupo PET-Física estará promovendo a atividade FisiQuiz. A atividade foi pensada e desenvolvida pelos petianos com o intuito de promover um momento de aprendizagem e descontração entre alunos dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Física da UFPel.
    .
    O FisiQuiz ocorrerá na sala nº 114 do prédio 16, Campus Capão do Leão, a partir das 13h.
    .
    Venha prestigiar e torcer pelo seu time!
  • 4ª Semana Acadêmica Integrada da Física

     

    No período de 17 a 19 de junho de 2019 será realizada a 4ª Semana Acadêmica Integrada da Física, nas dependências do Instituto de Física e Matemática – Campus Capão do Leão.

    A Semana Acadêmica é a maneira tradicional do Curso de promover a integração da comunidade acadêmica com o mercado profissional e a comunidade em geral, propiciando a troca de experiências entre discentes e docentes de diversas áreas do conhecimento.

    A inscrição no evento é gratuita para todos os participantes, devendo ser realizada na sala do Diretório Acadêmico da Física (sala 219, prédio 05, Campus Capão do Leão) até a data do evento.

     

     

    *Será concedido atestado de horas complementares aos participantes com mais de 75% de presença no evento.

     

    Programação:

    -> Dia 17/06 (segunda-feira)

    .
    Manhã

    08h – Credenciamento.

    08h30min – Palestra: Emaranhados: reflexões e(ducação) a(mbiental) física. Ingrid Lessa

    10h30min – Palestra: Unidades e o novo SI. Prof. Werner Sauter

    .

    Tarde

    14h – Palestra: CNPEM: uma oportunidade além da carreira acadêmica. Acad. Thissiana Fernandes

    16h – Mostra de trabalhos

    .

    -> Dia 18/06 (terça-feira)

    .

    Manhã

    08h30 – Oficina do Grupo PET-Física / Mesa Redonda

    10h30min – Palestra: Entendendo o Nobel de 2018: pinças ópticas. Prof. Pedro Jardim

    .

    Tarde

    14h – Minicurso: A autorregulação da aprendizagem na formação acadêmica em Física. Prof. Larissa Bilhalba

    16h – Palestra: Motos perpétuos e máquinas de free-energya: não existe almoço grátis na Natureza. Prof. Fernando Lang

    .

    -> Dia 19/06 (quarta-feira)

    .

    Manhã

    08h30 – Palestra: Análise de Fourier em Séries Temporais. Prof. Arlan Ferreira

    10h30 – Oficina do PIBID: O ensino da astronomia através de oficinas e realizações de experimentos.

    .

    Tarde

    14h – Palestra: As bases físicas e matemáticas do pensamento moderno. Prof. Álvaro Ayala Filho

    16 – Palestra: Distúrbios e problemas de aprendizagem relacionados à lógica matemática. Prof.ª Maria Neves (NAI)

  • O físico quer saber: Matéria Escura

    Dando continuidade à edição do ciclo de palestras “O Físico quer saber”, o Grupo PET-Física estará promovendo no dia 08 de maio de 2019, às 13h, na sala 114 do prédio 16, a palestra “Matéria Escura”, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Werner Sauter, do Departamento de Física da UFPel.

    A atividade “O Físico quer saber“ visa estimular os alunos, e principalmente os calouros, ao conhecimento científico, sanando algumas de suas dúvidas, desfazendo mitos associados à área de Física e aguçando sua curiosidade para próximas descobertas que serão aproveitadas no decorrer do Curso.

     Ao final da palestra o Grupo PET-Física irá receber as dúvidas dos futuros físicos, para assim montar a edição do próximo mês de “O Físico quer saber”.

  • Oficina de Autorregulação da Aprendizagem

    No dia 24 de abril o Curso estará promovendo uma oficina de Autorregulação da aprendizagem. A atividade, de autoria da Profª Drª Amanda Pranke, irá abordar estratégias para qualificar o ser, o estar e o aprender na universidade, assim como superar as dificuldades no ensino superior, sejam de adaptação ou aprendizado.

    A oficina será realizada na sala 209 do prédio 05, Campus Capão do Leão, das 14h às 16h.

    Para participar da atividade é necessário fazer a inscrição pelo link: https://forms.gle/rKF8x1pKouZLw76h7.

    Aos participantes será concedido atestado de 2 horas.

    Oficina limitada a 40 vagas.

  • Semestre letivo 2019/1 teve início no dia 11 de março

    As atividades acadêmicas do semestre letivo 2019/1 da Universidade Federal de Pelotas tiveram início na segunda-feira (11) e irão até 13 de julho, com os exames sendo realizados na semana seguinte, encerrando no dia 20 de julho. O segundo semestre letivo de 2019 começará no dia 12 de agosto e termina em 21 de dezembro, com os exames.

    Agora que já se passaram as primeiras duas semanas de aula, a secretaria do Curso de Bacharelado em Física se sente na obrigação de trazer uma mensagem de orientação aos seus acadêmicos, principalmente para aqueles que estão tendo o primeiro contato com o Ensino Superior.

    Datas e prazos

    O Calendário Acadêmico é o documento oficial da Instituição que marca as principais datas envolvendo a vida acadêmica para o ano letivo. Por isso, procure sempre consultá-lo para saber os prazos previstos das atividades e procedimentos universitários. Confira-o no arquivo Calendário Acadêmico 2019.

    Carteira de Identificação Estudantil

    Todos os alunos devem fazer a Carteira de Identificação Estudantil da UFPel. Esse documento serve para que se possa utilizar o transporte de apoio, ter acesso aos Restaurantes Universitários (RUs) e retirar livros nas bibliotecas. Também serve como identidade dentro da Instituição. Basta ir a qualquer biblioteca com um documento de identidade e pedir a sua. Se você já possui a carteira de identificação, mas está desgastada ou ilegível, basta encaminhar e-mail para identificacao@ufpel.edu.br e solicitar a segunda via, sem custo algum. A carteira de identificação, após ficar pronta, será encaminhada à secretaria do Curso, onde o aluno deverá retirá-la.

    (mais…)

  • O físico quer saber: Nosso Universo

    O Grupo PET-Física estará promovendo no dia 13 de março de 2019, às 13h, na sala 114 do prédio 16, a atividade “O Físico quer saber: Nosso Universo“, que visa estimular os alunos, e principalmente os calouros, ao conhecimento científico, sanando algumas de suas dúvidas, desfazendo mitos associados à área de Física e aguçando sua curiosidade para próximas descobertas que serão aproveitadas no decorrer do Curso.
    .
    A atividade será apresentada pelo Prof. Dr. Fernando Simões Jr., egresso do Curso de Licenciatura em Física da UFPel e atual professor do Departamento de Física desta Instituição.
    .
    Ao final da palestra o Grupo PET-Física irá receber as dúvidas dos futuros físicos, para assim montar a edição do próximo mês de “O Físico quer saber”!!!