Secretário do Colegiado está atendendo via webconferência

CONSIDERANDO a Portaria nº 585, de 13 de março de 2020, e demais portarias emitidas pelo Gabinete do Reitor após o dia 16 de março de 2020;
Informamos que a secretaria do Colegiado está fechada devido à pandemia do novo Coronavírus / COVID-19.
Nosso atendimento está sendo realizado em modo remoto através do endereço de e-mail fisica.bacharelado@ufpel.edu.br.
Ocorreu nessa sexta-feira, 29 de novembro, a segunda defesa de TCC do Curso de Bacharelado em Física da UFPel.
Orientado pelo prof. Victor Gonçalves, o acadêmico Lucas da Silva Lazzari apresentou o seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Estrutura e Estabilidade de Estrelas Estranhas”, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Física.
O estudo procurou investigar o estado da matéria contida em uma estrela de nêutrons, com o objetivo de apresentar uma das possíveis constituições para esse objeto. Foi possível concluir pelo Trabalho que as estrelas estranhas são estáveis a partir do seu perfil massa-pressão central, tornando-as uma possível configuração para estrelas de nêutrons. (texto extraído do Trabalho do acadêmico).
Participaram da Banca Examinadora os professores Carlos Alberto Vaz de Morais Junior, Werner Krambeck Sauter e Maurício Jeomar Piotrowski (na foto, do centro para a direita). Mais à esquerda o prof. Victor Gonçalves, orientador.
Convidamos a comunidade acadêmica a prestigiar a 2ª defesa de TCC do Curso de Bacharelado em Física. O Trabalho intitulado “Estrutura e Estabilidade de Estrelas Estranhas” foi realizado pelo acadêmico Lucas da Silva Lazzari, sob a orientação do prof. Victor Gonçalves – Departamento de Física / UFPel, e será defendido pelo estudante em seminário aberto perante Banca Examinadora nesta sexta-feira, dia 29 de novembro, a partir das 10 horas, na sala 114 – Prédio 16, Campus Universitário Capão do Leão.
A Banca será composta pelos seguintes docentes:
Prof. Carlos Alberto Vaz de Morais Junior (Presidente);
Prof. Mário Luiz Lopes da Silva;
Prof. Werner Krambeck Sauter;
Prof. Maurício Jeomar Piotrowski (Suplente).
Nessa terça-feira, 26 de novembro, ocorreu a primeira defesa de TCC do Curso de Bacharelado em Física da UFPel.
Orientado pelo prof. Victor Gonçalves, o acadêmico Vinícius Simões Aderaldo apresentou o seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “A Evolução do Universo Primordial para Diferentes Geometrias e Composições”.
O estudo procurou analisar as influências de diversas considerações concernentes à geometria e à composição para com a evolução do Universo, com o objetivo de demonstrar que, quando se considera um Universo homogêneo e isotrópico, obtém-se a equação de Friedmann, a qual descreve a evolução do Universo (texto extraído do Trabalho do acadêmico).
Participaram da Banca Examinadora os professores Werner Krambeck Sauter, Mário Luiz Lopes da Silva e Fábio Teixeira Dias (na foto, da esquerda para à direita). Mais à direita o prof. Victor Gonçalves, orientador.
Convidamos a comunidade acadêmica a prestigiar a 1ª defesa de TCC do Curso de Bacharelado em Física da UFPel. O Trabalho intitulado “A Evolução do Universo Primordial para Diferentes Geometrias e Composições” foi realizado pelo acadêmico Vinícius Simões Aderaldo, sob a orientação do prof. Victor Gonçalves – Departamento de Física / UFPel, e será defendido pelo estudante em seminário aberto perante Banca Examinadora na próxima terça-feira, dia 26 de novembro, a partir das 14 horas, na sala 209 – Prédio 05, Campus Universitário Capão do Leão.
A Banca será composta pelos seguintes docentes:
Prof. Fábio Teixeira Dias (Presidente);
Prof. Mário Luiz Lopes da Silva;
Prof. Werner Krambeck Sauter;
Prof. Maurício Jeomar Piotrowski (Suplente).
No dia 18 de setembro (quarta-feira), ocorreu no Auditório da Escola Superior de Educação Física – ESEF, a III Mostra de Cursos da Universidade Federal de Pelotas.
O objetivo principal do evento é divulgar os mais de 90 cursos ofertados pela UFPel e estabelecer um contato maior entre a comunidade e a Universidade, além de auxiliar os alunos do Ensino Médio da cidade de Pelotas e Região a fazer a escolha de suas futuras profissões.
Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física estiveram presentes na Mostra com informações acerca do funcionamento dos cursos, grupos de pesquisa e laboratórios, além de realizar experimentos em que os futuros ingressantes puderam ver na prática como algumas teorias físicas funcionam. Além disso, os visitantes tiveram a oportunidade de interagir com alunos de Física, sanando possíveis dúvidas sobre a vida acadêmica na Universidade.
Os discentes participantes do Grupo PET e do PIBID levaram experimentos interativos nos quais os visitantes puderam enxergar na prática os princípios físicos de mecânica, óptica, eletromagnetismo, pressão, conservação de momento angular, entre outros.
Dando continuidade à edição do ciclo de palestras “O Físico quer saber”, o Grupo PET-Física estará realizando nesta sexta-feira 13, às 13h, na sala nº 114 do prédio 16, o seminário “Gravidade Real e Artificial”, que será ministrada pelo Prof. Dr. Arlan da Silva Ferreira, do Departamento de Física da UFPel.
Ocorreu nessa quarta-feira (28) a etapa final do FisiQuiz, atividade promovida pelo Grupo PET-Física que começou na metade do primeiro semestre de 2019.
O FisiQuiz foi uma competição do tipo quiz envolvendo questões de física, no qual os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Física participaram. Após diversas rodadas de disputas diretas entre as equipes, os Smurffísicos somaram a maior pontuação e venceram a competição, com 540 pontos. Já os Chernoboys ficaram em 2º lugar e a equipe Vega em 3º. As três equipes foram premiadas com um conjunto de livros de física e de cálculo que foram doados pelos professores do Departamento de Física.
Formação das equipes:
– Chernoboys: João Paulo Félix, Marcos Alexandre Nolasco, Mateus Dutra e Ramon Silva.
– Equipe Vega: Alfredo Pacheco, Mateus Alves, Thiago Pedra e Vitor Conzatti.
– Smurffísicos: Andrew Correia, Cleviston Tavares, Felipe da Silva e Jonathan Ávila.
O Grupo PET-Física aproveita a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos que tornaram possível a realização da atividade e aos professores do Departamento de Física que fizeram doações de livros didáticos que foram utilizados na premiação.