Início do conteúdo
    Notícias
  • O físico quer saber: Matéria Escura

    Dando continuidade à edição do ciclo de palestras “O Físico quer saber”, o Grupo PET-Física estará promovendo no dia 08 de maio de 2019, às 13h, na sala 114 do prédio 16, a palestra “Matéria Escura”, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Werner Sauter, do Departamento de Física da UFPel.

    A atividade “O Físico quer saber“ visa estimular os alunos, e principalmente os calouros, ao conhecimento científico, sanando algumas de suas dúvidas, desfazendo mitos associados à área de Física e aguçando sua curiosidade para próximas descobertas que serão aproveitadas no decorrer do Curso.

     Ao final da palestra o Grupo PET-Física irá receber as dúvidas dos futuros físicos, para assim montar a edição do próximo mês de “O Físico quer saber”.

  • Oficina de Autorregulação da Aprendizagem

    No dia 24 de abril o Curso estará promovendo uma oficina de Autorregulação da aprendizagem. A atividade, de autoria da Profª Drª Amanda Pranke, irá abordar estratégias para qualificar o ser, o estar e o aprender na universidade, assim como superar as dificuldades no ensino superior, sejam de adaptação ou aprendizado.

    A oficina será realizada na sala 209 do prédio 05, Campus Capão do Leão, das 14h às 16h.

    Para participar da atividade é necessário fazer a inscrição pelo link: https://forms.gle/rKF8x1pKouZLw76h7.

    Aos participantes será concedido atestado de 2 horas.

    Oficina limitada a 40 vagas.

  • Semestre letivo 2019/1 teve início no dia 11 de março

    As atividades acadêmicas do semestre letivo 2019/1 da Universidade Federal de Pelotas tiveram início na segunda-feira (11) e irão até 13 de julho, com os exames sendo realizados na semana seguinte, encerrando no dia 20 de julho. O segundo semestre letivo de 2019 começará no dia 12 de agosto e termina em 21 de dezembro, com os exames.

    Agora que já se passaram as primeiras duas semanas de aula, a secretaria do Curso de Bacharelado em Física se sente na obrigação de trazer uma mensagem de orientação aos seus acadêmicos, principalmente para aqueles que estão tendo o primeiro contato com o Ensino Superior.

    Datas e prazos

    O Calendário Acadêmico é o documento oficial da Instituição que marca as principais datas envolvendo a vida acadêmica para o ano letivo. Por isso, procure sempre consultá-lo para saber os prazos previstos das atividades e procedimentos universitários. Confira-o no arquivo Calendário Acadêmico 2019.

    Carteira de Identificação Estudantil

    Todos os alunos devem fazer a Carteira de Identificação Estudantil da UFPel. Esse documento serve para que se possa utilizar o transporte de apoio, ter acesso aos Restaurantes Universitários (RUs) e retirar livros nas bibliotecas. Também serve como identidade dentro da Instituição. Basta ir a qualquer biblioteca com um documento de identidade e pedir a sua. Se você já possui a carteira de identificação, mas está desgastada ou ilegível, basta encaminhar e-mail para identificacao@ufpel.edu.br e solicitar a segunda via, sem custo algum. A carteira de identificação, após ficar pronta, será encaminhada à secretaria do Curso, onde o aluno deverá retirá-la.

    (mais…)

  • O físico quer saber: Nosso Universo

    O Grupo PET-Física estará promovendo no dia 13 de março de 2019, às 13h, na sala 114 do prédio 16, a atividade “O Físico quer saber: Nosso Universo“, que visa estimular os alunos, e principalmente os calouros, ao conhecimento científico, sanando algumas de suas dúvidas, desfazendo mitos associados à área de Física e aguçando sua curiosidade para próximas descobertas que serão aproveitadas no decorrer do Curso.
    .
    A atividade será apresentada pelo Prof. Dr. Fernando Simões Jr., egresso do Curso de Licenciatura em Física da UFPel e atual professor do Departamento de Física desta Instituição.
    .
    Ao final da palestra o Grupo PET-Física irá receber as dúvidas dos futuros físicos, para assim montar a edição do próximo mês de “O Físico quer saber”!!!
  • Matrícula Especial 2018/2

    Informamos que a secretaria do Curso de Bacharelado em Física estará realizando atendimento para Matrícula Especial nos dias 23 e 24 de agosto, no horário das 08h15 às 11h30 e das 12h30 às 17h30, mediante a retirada de ficha no local.

  • Cursos de Física promovem 3ª Semana Acadêmica Integrada

    Ocorreu no período de 27 a 29 de junho, nas dependências do Instituto de Física e Matemática da UFPel, a 3ª Semana Acadêmica Integrada da Física que, neste ano, abordou temas relacionados à supercondutividade, Luz Síncrotron,  astronomia, modelagem molecular, nanomateriais, entre outros. Para falar sobre o tema da semana acadêmica – Os 140 anos da pesquisadora Lise Meitner -, houve também uma palestra sobre mulheres na ciência.

    A semana acadêmica foi aberta na quarta-feira (27) com a apresentação do Grupo PET/Física, que trouxe uma palestra acerca da pseudociência e como a informação é disseminada nas redes sociais. Além disso, o grupo aproveitou a abertura do evento para o lançamento do FisiQuiz.

    O evento também contou com uma sessão de banners, quando alunos da graduação tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos de pesquisa para a comunidade acadêmica.

    Durante o evento, a comissão organizadora do evento sorteou diversos brindes entre os participantes, como livros, pendrive e camiseta do Curso.

    A semana acadêmica tem como objetivo complementar a formação acadêmica dos estudantes e, através de suas atividades, promover um momento de integração entre alunos, professores e profissionais de diversas áreas.

    Confira as demais fotos do evento na página do Curso no Facebook: https://www.facebook.com/Física-UFPel-440879366000264/

     

  • Cursos de Física promovem sua 3ª Semana Acadêmica Integrada

    No período de 27 a 29 de junho, os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física estarão promovendo a sua 3ª Semana Acadêmica Integrada. O tema deste ano é o 140° aniversário da física Lise Meitner, descobridora da fissão nuclear. A escolha do tema visa homenagear a pesquisadora austríaca, e também incentivar a presença feminina no Curso. Além disso, visa trazer a discussão do papel da mulher na ciência.  

    A inscrição para a semana acadêmica custa R$20,00 por pessoa e pode ser paga até o dia 20 de junho na secretaria do colegiado, sala 301 do prédio 05, Campus Capão do Leão, ou com um dos organizadores do evento. Os primeiros cinquenta inscritos ganharão os volumes 2 e 3 do livro Física: Contexto & Aplicações, de Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga. Corra e garanta o seu!