Início do conteúdo
    Notícias
  • Defesa de TCC: Lucas da Silva Lazzari

    Ocorreu nessa sexta-feira, 29 de novembro, a segunda defesa de TCC do Curso de Bacharelado em Física da UFPel.

    Orientado pelo prof. Victor Gonçalves, o acadêmico Lucas da Silva Lazzari apresentou o seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Estrutura e Estabilidade de Estrelas Estranhas”, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Física.

    O estudo procurou investigar o estado da matéria contida em uma estrela de nêutrons, com o objetivo de apresentar uma das possíveis constituições para esse objeto. Foi possível concluir pelo Trabalho que as estrelas estranhas são estáveis a partir do seu perfil massa-pressão central, tornando-as uma possível configuração para estrelas de nêutrons. (texto extraído do Trabalho do acadêmico).

    Participaram da Banca Examinadora os professores Carlos Alberto Vaz de Morais Junior, Werner Krambeck Sauter e Maurício Jeomar Piotrowski (na foto, do centro para a direita). Mais à esquerda o prof. Victor Gonçalves, orientador.

  • Convite para defesa de TCC: Lucas da Silva Lazzari

     

    Convidamos a comunidade acadêmica a prestigiar a 2ª defesa de TCC do Curso de Bacharelado em Física. O Trabalho intitulado “Estrutura e Estabilidade de Estrelas Estranhas” foi realizado pelo acadêmico Lucas da Silva Lazzari, sob a orientação do prof. Victor Gonçalves – Departamento de Física / UFPel, e será defendido pelo estudante em seminário aberto perante Banca Examinadora nesta sexta-feira, dia 29 de novembro, a partir das 10 horas, na sala 114 – Prédio 16, Campus Universitário Capão do Leão.

    A Banca será composta pelos seguintes docentes:

    Prof. Carlos Alberto Vaz de Morais Junior (Presidente);
    Prof. Mário Luiz Lopes da Silva;
    Prof. Werner Krambeck Sauter;
    Prof. Maurício Jeomar Piotrowski (Suplente).

  • Defesa de TCC: Vinícius Simões Aderaldo

    Nessa terça-feira, 26 de novembro, ocorreu a primeira defesa de TCC do Curso de Bacharelado em Física da UFPel.

    Orientado pelo prof. Victor Gonçalves, o acadêmico Vinícius Simões Aderaldo apresentou o seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “A Evolução do Universo Primordial para Diferentes Geometrias e Composições”.

    O estudo procurou analisar as influências de diversas considerações concernentes à geometria e à composição para com a evolução do Universo, com o objetivo de demonstrar que, quando se considera um Universo homogêneo e isotrópico, obtém-se a equação de Friedmann, a qual descreve a evolução do Universo (texto extraído do Trabalho do acadêmico).

    Participaram da Banca Examinadora os professores Werner Krambeck Sauter, Mário Luiz Lopes da Silva e Fábio Teixeira Dias (na foto, da esquerda para à direita). Mais à direita o prof. Victor Gonçalves, orientador.

     

     

  • Convite para 1ª defesa de TCC: Vinícius Simões Aderaldo

     

    Convidamos a comunidade acadêmica a prestigiar a 1ª defesa de TCC do Curso de Bacharelado em Física da UFPel. O Trabalho intitulado “A Evolução do Universo Primordial para Diferentes Geometrias e Composições” foi realizado pelo acadêmico Vinícius Simões Aderaldo, sob a orientação do prof. Victor Gonçalves – Departamento de Física / UFPel, e será defendido pelo estudante em seminário aberto perante Banca Examinadora na próxima terça-feira, dia 26 de novembro, a partir das 14 horas, na sala 209 – Prédio 05, Campus Universitário Capão do Leão.

    A Banca será composta pelos seguintes docentes:

    Prof. Fábio Teixeira Dias (Presidente);
    Prof. Mário Luiz Lopes da Silva;
    Prof. Werner Krambeck Sauter;
    Prof. Maurício Jeomar Piotrowski (Suplente).

     

  • O Físico quer saber: Modelo de Interação de Troca RKKY

    Dando continuidade ao ciclo de palestras O Físico quer saber, o Grupo PET-Física estará promovendo nesta sexta-feira, dia 22/nov, às 13h, na sala nº 114 do prédio 16, o seminário “Tópicos Introdutórios para o Modelo de Interação de Troca RKKY“, a ser ministrado pelo prof. Willian Rodriguez – Departamento de Física / UFPel.
    .
    Segundo o prof. Willian Rodriguez, o modelo de interação de troca indireta RKKY foi proposto inicialmente por Ruderman e Kittel para explicar a largura de linha de espectros de ressonância magnética nuclear observada para alguns metais, como prata e cobre. Depois foi generalizado para descrever o ferromagnetismo e antiferromagnetismo em metais (Kasuya) e para explicar as propriedades magnéticas em ligas metálicas (Yosida). As interações de troca indiretas são dadas por intermeio de interações diretas dos íons metálicos com os elétrons de condução. Assim, neste seminário será abordado o tópico introdutório sobre o comportamento metálico através do gás de elétrons condução.
  • Física participa da III Mostra de Cursos da UFPel

    No dia 18 de setembro (quarta-feira), ocorreu no Auditório da Escola Superior de Educação Física – ESEF, a III Mostra de Cursos da Universidade Federal de Pelotas.

    O objetivo principal do evento é divulgar os mais de 90 cursos ofertados pela UFPel e estabelecer um contato maior entre a comunidade e a Universidade, além de auxiliar os alunos do Ensino Médio da cidade de Pelotas e Região a fazer a escolha de suas futuras profissões.

    Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física estiveram presentes na Mostra com informações acerca do funcionamento dos cursos, grupos de pesquisa e laboratórios, além de realizar experimentos em que os futuros ingressantes puderam ver na prática como algumas teorias físicas funcionam. Além disso, os visitantes tiveram a oportunidade de interagir com alunos de Física, sanando possíveis dúvidas sobre a vida acadêmica na Universidade.

    Os discentes participantes do Grupo PET e do PIBID levaram experimentos interativos nos quais os visitantes puderam enxergar na prática os princípios físicos de mecânica, óptica, eletromagnetismo, pressão, conservação de momento angular, entre outros.

  • O físico quer saber: Gravidade Real e Artificial

    Dando continuidade à edição do ciclo de palestras “O Físico quer saber”, o Grupo PET-Física estará realizando nesta sexta-feira 13, às 13h, na sala nº 114 do prédio 16, o seminário “Gravidade Real e Artificial”, que será ministrada pelo Prof. Dr. Arlan da Silva Ferreira, do Departamento de Física da UFPel.

    Participe, trazendo suas dúvidas e curiosidades!
  • Smurffísicos vencem a 1ª edição do FisiQuiz

    Ocorreu nessa quarta-feira (28) a etapa final do FisiQuiz, atividade promovida pelo Grupo PET-Física que começou na metade do primeiro semestre de 2019.

    O FisiQuiz foi uma competição do tipo quiz envolvendo questões de física, no qual os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Física participaram. Após diversas rodadas de disputas diretas entre as equipes, os Smurffísicos somaram a maior pontuação e venceram a competição, com 540 pontos. Já os Chernoboys ficaram em 2º lugar e a equipe Vega em 3º. As três equipes foram premiadas com um conjunto de livros de física e de cálculo que foram doados pelos professores do Departamento de Física.

     Formação das equipes:

    – Chernoboys: João Paulo Félix, Marcos Alexandre Nolasco, Mateus Dutra e Ramon Silva.

    – Equipe Vega: Alfredo Pacheco, Mateus Alves, Thiago Pedra e Vitor Conzatti.

    – Smurffísicos: Andrew Correia, Cleviston Tavares, Felipe da Silva e Jonathan Ávila.

    O Grupo PET-Física aproveita a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos que tornaram possível a realização da atividade e aos professores do Departamento de Física que fizeram doações de livros didáticos que foram utilizados na premiação.

  • Grupo PET-Física promove o “FisiQuiz”

    No dia 26 de junho (quarta-feira), o Grupo PET-Física estará promovendo a atividade FisiQuiz. A atividade foi pensada e desenvolvida pelos petianos com o intuito de promover um momento de aprendizagem e descontração entre alunos dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Física da UFPel.
    .
    O FisiQuiz ocorrerá na sala nº 114 do prédio 16, Campus Capão do Leão, a partir das 13h.
    .
    Venha prestigiar e torcer pelo seu time!