Início do conteúdo
HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Bacharelado em Física, vinculado à UFPel, se insere na região de abrangência do município de Pelotas, considerado como uma das capitais regionais do Brasil,   dada a sua relevância econômica e política. Atualmente, o município conta com 6 instituições de Ensino Superior e 3 grandes escolas técnicas, o que o potencializa como um grande centro formador de profissionais, aptos a serem absorvidos pelo mercado de trabalho nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, a cidade conta ainda com 2 teatros, 1 biblioteca pública, 23 museus, 2 jornais de circulação diária, 3 emissoras de televisão, diversas emissoras de rádio AM e FM, 1 aeroporto e 1 porto fluviolacustre. Embora a vocação histórica do município seja voltada ao agronegócio e ao comércio, o município vem passando por importantes alterações nas suas potencialidades.

Com relação aos aspectos econômicos, embora a região possua uma expressiva atuação no setor primário, o setor secundário mostra-se importante, dada a presença de indústrias ligadas ao setor de agronegócios, têxtil, curtimento de couro e também na área de panificação. Recentemente, graças aos programas de incentivo ao reflorestamento para a produção de papel e celulose, a região vem experimentando neste setor uma importante atividade econômica emergente. Já com relação ao setor terciário, a região abriga o mais importante centro comercial da região sul do Rio grande do Sul.

A cidade de Pelotas exerce uma forte e marcante posição de liderança no cenário político da metade sul do Rio Grande do Sul, sendo polo estratégico para a integração com os países da região do Cone Sul. Diante deste cenário, a UFPel possui um papel de destaque na formação de recursos humanos, principalmente para alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico da região, cuja carência de profissionais qualificados se faz presente. É nesse contexto que está inserido o Curso de Bacharelado em Física da UFPel, como agente transformador do cenário regional através da formação de um profissional com perfil crítico do papel de Físico-Pesquisador, porém integrado à sua realidade.

No que diz respeito ao contexto da UFPel, tal integração se faz presente à medida que o egresso estará claramente em sintonia com os cursos de Pós-Graduação em Física, a nível de Mestrado e Doutorado, existentes na instituição, de maneira que este possa ter um perfil adequado e com a qualificação necessária para exercer atividades de pesquisa. A sua inserção na UFPel está, portanto, em perfeita consonância com as atividades de pesquisa em Física já desenvolvidas na instituição, bem como futuras atividades que poderão vir a serem desenvolvidas.

Ao longo de 2014, foi estabelecida no âmbito do Instituto de Física e Matemática, uma Comissão de Estudo para a abertura do Curso de Bacharelado em Física. Tendo seu relatório recomendando a abertura do Curso de Bacharelado sido apreciado e aprovado pelo Departamento de Física e pelo Conselho Departamental do IFM, foi constituída uma Comissão de Elaboração de um Projeto de Curso, precursor do presente documento. O Projeto foi apreciado e aprovado nas instâncias competentes da Universidade, culminando na criação do Curso de Bacharelado em Física pela Resolução do Conselho Universitário n. 11, de 10/11/2015. O primeiro ingresso ocorreu via SISU, no primeiro semestre de 2016.