Edital de seleção complementar para o PPGDTSA

Estarão abertas até o dia 23/02 as inscrições para a seleção suplementar ao PPGDTSA. Mais informações podem ser obtidas no site do PPG .

Seleção para o PPGDTSA

Saiu o edital para seleção ao PPG Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais.

Veja aqui => link

1 é pouco, 2 é bom, 3 é ok, mas 4… ahhh 4 é sensacional!

CONFIRMADO!  O PPGDTSA foi recomendado para nota 4!!!!

“Recomenda-se a nota 4 para o Programa Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, em razão de ter alcançado o conceito Bom no quesito Programa, conceito Muito Bom no quesito Formação, e conceito Bom no quesito Impacto na Sociedade. A análise do projeto pedagógico do Programa Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPG) apresenta coerência entre a área de concentração e as linhas de pesquisa, sua articulação com a estrutura curricular e projetos de pesquisa foi considerada boa. A infraestrutura foi considerada boa, e o perfil do corpo docente, embora sua compatibilidade com o perfil do Programa seja boa, existem fragilidades relacionadas ao alinhamento da produção do NDP, com a área de concentração e as linhas de pesquisa e à proporção de projetos financiados. O PPG apresentou boa aderência temática de dissertações e adequada política de constituição de comissões examinadoras. Os indicadores de produção intelectual de egressos e discentes e da produção qualificada do NDP foram considerados muito bons. O NDP obteve pontuação média muito boa para os requisitos da área. Registra-se ainda que a proporção do NDP com dedicação prioritária ao PPG foi considerada muito boa em relação aos parâmetros da área. Já em relação ao acompanhamento dos egressos o PPG alcançou o conceito bom. Quanto ao impacto na sociedade, o Programa apresentou boa repercussão da produção intelectual, constatou-se que foram consistentes as contribuições do PPG ao longo do tempo, com impacto predominantemente em nível local/regional, sem apresentar dependência de um número limitado de integrantes do NDP. Em relação aos parâmetros da área foram boas as evidências de inserção do Programa no contexto social, sendo, também, consideradas boas suas ações de internacionalização.

Agora é comemorar!

Concurso Público para Professor de Extensão Rural OU Sociologia Rural – DCSA/FAEM

Divulgado o Edital CAP nº18/2022 para as inscrições ao Concurso Público de Provas e Títulos para a CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR para preenchimento de 2 vagas para professor adjunto no DCSA para a área de Sociologia Rural OU Extensão Rural.

As inscrições serão realizadas no período compreendido entre as 18 horas do dia 08/09/2022 até às 23h 59min de 26/09/2022, exclusivamente via INTERNET.

Veja mais detalhes sobre  como se inscrever, provas e cronograma neste link para o edital. Você também pode acessar o site do Núcleo de Gerenciamento de Concursos e Vagas da UFPel para outras informações ou outros editas abertos.

O sofrimento psíquico e o mal-estar nas universidades em discussão

No próximo dia 15 de setembro o programa de extensão universitária “Diálogos no LAE” contará com a participação do Escritor e Historiador Heribaldo Lopes Maia Neto, da Universidade Federal de Pernambuco, que abordará o tema “Neoliberalismo e sofrimento psíquico: o mal-estar nas universidades”.

O título da palestra é o mesmo do livro do autor, lançado recentemente pela Ruptura Editorial.

Segundo a Editora, “o livro burca analisar como a depressão, ansiedade e esgotamento, longe de serem meras ‘doenças’ mentais puramente biológicas ou que diz respeito apenas ao indivíduo, são, na verdade, sintomas que revelam os limites e problemas de certa forma de vida, o neoliberalismo. O autor recorre a autores como Karl Marx, Michel Foucault, Theodor Adorno, Maria Rita Kehl, Christian Dunker e outros para desenvolver como cada forma societária produz também seus quadros patológicos específicos, assim como cada quadro patológico é reflexo dos impasses que cada sociedade impõe a si mesma, demandando uma potencial superação” (Fonte: www.rupturaeditorial.com/produto/neoliberalismo_e_sofrimento_psiquico/).

A conversa acontecerá pelo Google Meet às 19h30 (horário de Brasília) e contará com a moderação de Carmo Gabriel da Silva, aluno do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistema Agroindustriais (PPGDTSA/FAEM/UFPel).

O Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, instituição promotora do evento, é parceiro do PPGDTSA.

Inscrições gratuitas devem ser feitas previamente pelo link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBZcjwgZftlc6pw4NnIKWDgdgeqHVW5iT1E7yb8NX0OLdfpg/viewform

Edital para Prof. Visitante

A Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel tornou público o edital para professor visitante para o PPGDTSA.

As inscrições para o processo seletivo simplificado estarão abertas para o cargo de Professor Visitante
(Nacional ou Estrangeiro), conforme Resolução COCEPE n° 033/2022 e Art. 9
e Art. 10 da Resolução COCEPE n° 035/2017. As inscrições estarão abertas de 16/09 a 28/10 podem ser feitas por email (ppgdtsa@gmail.com) endereçado ao PPGDTSA.

Para mais detalhes sobre as diferentes modalidades de professor visitante, acesse o edital na página da PRPPG => link

 

 

PPGDTSA realiza defesa de mestrado presencial

Na última Sexta feira, 26 de agosto de 2022, nas dependências do DCSA, a discente Carla Signorini Martins defendeu sua dissertação intitulada “A contribuição do curso de licenciatura em educação do campo EAD-UAB da UFPel no desenvolvimento territorial dos polos de atuação”.

Houve também a transmissão online da defesa que permitiu a participação do Professor Edgar Gandra (também membro da banca) e vários outros discentes do PPG e colegas de trabalho da Carla.

TECSOL seleciona Bolsistas de Extensão

Última live do Pepe Escobar para a TV247

Pepe Escobar

Jornalista Pepe Escobar

O jornalista Leonardo Attuch entrevista o correspondente internacional Pepe Escobar sobre os fatos mais importantes da conjuntura internacional.  É Geopolítica na veia!

É bem longa, mas vale a pena ver. => Link

A Economia é a Ciência Social do Amor

Do blog de Mike Norman:

Liberalism is based on individualism, and individualism is based on self-interest. Conventional economics assumes “microfoundations,” that is, that economic behavior is the outcome of individuals’ choices based on self-interest.

Love assumes relationship of individuals based on mutual appreciation and concern. Altruism defined as putting the interest of others above one’s individual satisfaction is only possible for the enlightened, who are rare in human society. Most liberal nations are countries whose heritage is Christian, and it is quite evident that those living up to the gospels are rare.

Leia o texto na íntegra aqui 

Carregar mais