O sofrimento psíquico e o mal-estar nas universidades em discussão

No próximo dia 15 de setembro o programa de extensão universitária “Diálogos no LAE” contará com a participação do Escritor e Historiador Heribaldo Lopes Maia Neto, da Universidade Federal de Pernambuco, que abordará o tema “Neoliberalismo e sofrimento psíquico: o mal-estar nas universidades”.

O título da palestra é o mesmo do livro do autor, lançado recentemente pela Ruptura Editorial.

Segundo a Editora, “o livro burca analisar como a depressão, ansiedade e esgotamento, longe de serem meras ‘doenças’ mentais puramente biológicas ou que diz respeito apenas ao indivíduo, são, na verdade, sintomas que revelam os limites e problemas de certa forma de vida, o neoliberalismo. O autor recorre a autores como Karl Marx, Michel Foucault, Theodor Adorno, Maria Rita Kehl, Christian Dunker e outros para desenvolver como cada forma societária produz também seus quadros patológicos específicos, assim como cada quadro patológico é reflexo dos impasses que cada sociedade impõe a si mesma, demandando uma potencial superação” (Fonte: www.rupturaeditorial.com/produto/neoliberalismo_e_sofrimento_psiquico/).

A conversa acontecerá pelo Google Meet às 19h30 (horário de Brasília) e contará com a moderação de Carmo Gabriel da Silva, aluno do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistema Agroindustriais (PPGDTSA/FAEM/UFPel).

O Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, instituição promotora do evento, é parceiro do PPGDTSA.

Inscrições gratuitas devem ser feitas previamente pelo link: