PPGOM faz onze anos em março

Em março de 2009 tinha início o PPGOM, na UFPel. Em onze anos, o mestrado evoluiu atingindo o conceito 4 na Capes e inicia seu décimo primeiro ano com sua primeira turma de doutorado, para não citar sua ativa participação na vida acadêmica da UFPel e na formação de mão-de-obra qualificada no sul do país.

Parabéns a todos os que passaram por aqui e aos atuais docentes e discentes.

Edital de Seleção de Aluno Especial – PPGOM

Segue o edital de seleção de aluno especial – PPGOM:  Edital de seleção PRPPGI

Use este formulário.

O PPGOM representa 62.5% das bolsas de Produtividade em Pesquisa na área de Ciências Sociais Aplicadas da UFPel

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas (PPGOM/UFPel) tem a satisfação de comunicar que a partir do ano de 2019 três novos professores permanentes do programa obtiveram êxito na conquista da bolsa produtividade em pesquisa fornecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para os pesquisadores que se destacam em suas respectivas áreas.

Com a concessão destas três novas bolsas para os professores Daniel de Abreu Pereira Uhr, Régis Augusto Ely e Rodrigo Nobre Fernandez, 60% dos docentes permanentes do Programa têm hoje a distinção de produtividade em pesquisa do CNPq. Mais do que isso, as bolsas obtidas pelos docentes do PPGOM representam 62,5% das bolsas produtividade em pesquisa da área de Ciências Sociais Aplicadas na UFPel. Este desempenho representa um marco significativo na trajetória de sucesso construída ao longo dos anos com esforço de todo seu corpo docente e discente, principalmente quando se considera seu enxuto corpo docente, responsável pela condução de: (a) um curso de bacharelado, (b) um curso de mestrado e, (c) um curso de doutorado.

Informações sobre o início do semestre

A coordenação informa que foi atualizada a página com as informações sobre o primeiro semestre de 2019.

Defesa de Dissertação – “Ensaios sobre capital humano e inovação”

Foi realizada em 27/02/2019, no PPGOM, a defesa da dissertação – Ensaios sobre capital humano e inovação – do aluno Silvio da Rosa Paula. A banca foi composta pelo orientador Daniel de Abreu Pereira Uhr e pelos professores  Rodrigo Nobre Fernandez e Mariana Fialho Ferreira (UFES).

O PPGOM parabeniza Silvio e lhe deseja sucesso em seus empreendimentos pessoais.

Candidatos selecionados para a turma de mestrado de 2019

Relativo ao processo seletivo para o mestrado (edital e anexo), a coordenação divulga por meio deste documento, informações acerca dos candidatos selecionados para a 1a turma de mestrado de 2019 e ressalta a importância de se consultar também algumas datas importantes.

 

Informações do semestre de 2019

Informações iniciais sobre o 1o semestre letivo de 2019 estão aqui. Esta nova página será atualizada semestralmente.

Defesa de Dissertação – “Investimento Privado em Infraestrutura: Evidências para Países em Desenvolvimento no Setor de Saneamento Básico”

Foi realizada em 26/02/2019, no PPGOM, a defesa da dissertação – Investimento Privado em Infraestrutura: Evidências para Países em Desenvolvimento no Setor de Saneamento Básico – da aluna Dianifer Leal Borges. A banca foi composta pelo orientador Rodrigo Nobre Fernandez e pelos professores André Carraro, Cláudio Djissey Shikida e Luciana de Andrade Costa (Unisinos).

O PPGOM parabeniza Dianifer e lhe deseja sucesso em seus empreendimentos pessoais.

Cursos de Inglês (UFPel)

Reproduzimos o seguinte comunicado que pode ser do interesse dos discentes e docentes do PPGOM:

Prezados (as),

As inscrições para as novas turmas presenciais dos cursos de língua inglesa ofertados pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) estão abertas até o dia 14/03, às 12h. Estão sendo ofertadas 15 turmas, em horários diversos, para diferentes níveis de conhecimento.

Podem participar das aulas alunos de graduação/pós-graduação, técnico-administrativos e docentes da UFPel, sendo que nessa edição haverá uma turma exclusiva para professores: “Inglês como língua de instrução docente”.

Para maiores informações e inscrições, acesse o portal isfaluno.mec.gov.br ou entre em contato diretamente com a secretaria do Programa pelo telefone 3284-4311 ou pelo e-mail ufpel@programaisf.pro.br.

Solicitamos ampla divulgação.

Informações burocráticas

Informações sobre o início do semestre letivo do mestrado e do doutorado e outras afins serão disponibilizadas nesta página na terça-feira (previsão: final da tarde).

Defesa de Dissertação: “Avaliação e Impacto do Programa Nacional de Acesso e da Qualidade da Atenção Primária (PMAQ)”

Foi realizada ontem, 21/02/2019, no PPGOM, a defesa da dissertação – Avaliação e Impacto do Programa Nacional de Acesso e da Qualidade da Atenção Primária (PMAQ) – do aluno Caio César Rostirolla. A banca foi composta pelo orientador André Carraro e pelos professores Cesar Augusto Oviedo Tejada e Gisele Teixeira Braun.

O PPGOM parabeniza Caio e lhe deseja sucesso em seus empreendimentos pessoais.

Resultado do processo de seleção (doutorado)

O PPGOM, por meio de seu colegiado, informa que, a respeito do edital n.156/2018 relativo à seleção de aluno regular (1o/2019), foram selecionados os seguintes alunos listados abaixo conforme a ordem de classificação:

1o Jean Marcel Duarte,
2o Mairton Nogueira da Silva,
3o Cintia Amaral Pinto Cezar,
4o Silvio da Rosa Paula,
5o Victor Gabriel Antunes Buttignon e
6o Dianifer Leal Borges.

 

Dicas para sobreviver durante o mestrado/doutorado em Economia

Uma coletânea de dicas diversas.

Dicas para dissertações e teses: (I) plágio jamais

Antes de iniciar sua dissertação ou tese, certifique-se de não praticar plágio. O capítulo “Honestidade acadêmica e plágio” (neste livro gratuito) explica a seriedade do problema.  Outra dica muito importante: evitar o auto-plágio (entenda melhor com este lamentável e famoso caso no qual o autor publicou o mesmo artigo, com pequenas modificações, em diferentes periódicos).

Atualização da página do PPGOM (em andamento)

Informamos aos visitantes que o site do PPGOM segue em atualizações ao longo do início deste ano. Parte das informações já foi adaptada para refletir as mudanças geradas pela abertura do curso de Doutorado em Economia Aplicada.

Entre as mudanças, foram atualizadas as informações em:  “Regime Didático” (sob a aba “Informações”) e “Grade Curricular” (sob a aba “Ensino”), além de ajustes marginais em outras áreas do site.

 

Homologação das candidaturas – Doutorado em Economia Aplicada

 

Nome do candidato Situação da Inscrição (Homologada ou Não Homologada)
Andressa Porto Castro Homologada
Cintia Amaral Pinto Cezar Homologada
Dianifer Leal Borges Homologada
Gabriela Farias da Silva Homologada
Hellen Nunes de Farias Homologada
Igor Serpa Moraes Homologada
Jean Marcel Duarte Homologada
Luis Fernando Tavares Vieira Braga Homologada
Mairton Nogueira da Silva Homologada
Márcio Taceli Taveira Homologada
Patrícia Colussi Homologada
Shauana Bobadilha Rodrigues de Lima Homologada
Silvio da Rosa Paula Homologada
Victor Gabriel Buttignon Homologada

Os candidatos que tiveram sua inscrição homologada para o processo de seleção deverão comparecer à prova escrita marcada para o dia 15 de Fevereiro de 2019, às 9 horas, no endereço Universidade Federal de Pelotas, Campus Porto, Rua Gomes Carneiro n°1 – 4° andar – Departamento de Economia – Pelotas/RS. Os candidatos deverão estar presentes no local, data e hora, determinadas para a prova escrita, munidos de documento de identificação com foto, caneta azul ou preta, lápis e borracha.

No início da realização da prova os candidatos deverão entregar Proposta de Projeto de Tese de Doutorado de no máximo 10 (dez) páginas, já incluídos elementos pré e pós-textuais.

Prof. Felipe G. Ribeiro na Secretaria de Política Econômica do Governo Federal

O PPGOM felicita o prof. Felipe G. Ribeiro por sua nova posição no Governo Federal, na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.

Atenção para prorrogação de prazo – inscrições para o Doutorado, agora, vão até 24 de Janeiro

Devido à portaria n.117 (16/01/2019) suspendendo as atividades administrativas e acadêmicas no dia 23 de Janeiro de 2019 (por conta de problemas na infra-estrutura), informamos que o prazo final para as inscrições para o processo seletivo ao Doutorado (divulgado aqui) foi adiado para o dia 24 de Janeiro de 2019.

Bolsas de Produtividade

PPGOM conquista três novas bolsas de produtividade (professores Daniel Uhr, Regis Ely e Rodrigo Fernandez) e, agora, tem 60% do corpo docente permanente com bolsas PQ.

Alumni PPGOM- Dienice A. Bini

A ex-aluna Dienice Ana Bini defendeu sua dissertação em 2013 (você pode ver mais sobre Dienice aqui e sobre sua dissertação aqui). Posteriormente completou seu doutorado em 2017 na Esalq-USP. Veja o que ela tem a dizer sobre o PPGOM no vídeo a seguir.

Edital de Seleção para o Doutorado está aberto

As inscrições ao exame de seleção para o Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados em nível de doutorado da UFPel estarão abertas no período de 07 de Janeiro de 2019 à 23 de Janeiro de 2019 (das 9 às 12 horas) na Secretaria do Programa, localizada na Universidade Federal de Pelotas, Campus Porto, Rua Gomes Carneiro n°1 – 4° andar – Pelotas/RS.  A prova de seleção será realizada no dia 15/02/2019 das 09:00 as 12:00 horas nas dependências do departamento de economia. 

Mais informações podem ser encontradas no EDITAL

Anexo I – Conteúdo e Bibliografia Recomendada

Anexo II – Formulário de Inscrição

Anexo III – Modelo de Carta de Recomendação

(Atualização: 14/01/2019) No link relativo ao EDITAL acima, atenção para o erro de digitação/incorporação de link para a guia de pagamento. O correto é: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp e o incorreto é: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.aspe.

Resultado do processo seletivo PPGOM (ingresso 2019) seleção local de aluno regular – Edital Nº 53/2018

Abaixo segue a lista de candidatos aprovados no exame de seleção local (em ordem alfabética):

  1. Matheus de Menezes Centeno

Resultado Seleção Bolsa PNPD

O Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM) divulga o resultado do processo de seleção da bolsa PNPD com início em 01 de dezembro:

Primeiro colocado: Lívia Madeira Triaca;

Segundo colocado: Eduardo André Tillmann;

Terceiro colocado: Elisângela Brião Zanela.

Lista de candidatos homologados para realização da prova local

A lista de candidatos homologados segue no link abaixo.

Inscritos Homologados PPGOM

Edital de Bolsa PNPD

O Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados está lançando o Edital de Bolsa PNPD com início em 01 de dezembro de 2018.

Para mais informações acesse o link.

Edital PNPD