Calendário acadêmico e horário 2020/2

Foi aprovado o calendário acadêmico para o segundo semestre da pós-graduação, conforme reunião do COCEPE em 03/09/2020, o qual terá início em 01/10/2020 e término em 23/12/2020.

Horário 2020/2 

Artigos aceitos no 48º Encontro Nacional de Economia (ANPEC)

Discentes, egressos e docentes do PPGOM tiveram artigos aceitos no 48º Encontro Nacional de Economia (ANPEC). Segue abaixo a lista dos artigos aprovados e respectivas áreas:

Área 4 – Macroeconomia, Economia Monetária e Finanças

 

Área 11 – Economia Agrícola e do Meio Ambiente

 

Área 12 – Economia Social e Demografia Econômica

Edital de seleção para aluno regular Mestrado/Doutorado – 2021

A Coordenação do PPGOM divulga Edital de seleção de aluno regular para o primeiro semestre de 2021. Salientamos que, em virtude da pandemia da COVID-19 e a suspensão das atividades presenciais na UFPel por tempo indeterminado (leia nota da gestão aqui), o presente Edital contempla apenas o processo de seleção via Exame Nacional da ANPEC, e novo edital para o processo de seleção local deverá ser divulgado entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021.

Retificação do Edital 61/2020

Para outras informações, entre em contato através do e-mail: ppgom@ufpel.edu.br

Seminários PPGOM/UFPel 2020

Está em andamento o ciclo de Seminários do PPGOM/UFPel para 2020. As apresentações serão realizadas através de plataforma digital, sendo o convite encaminhado um dia antes da realização do seminário. Abaixo segue a lista com as presenças já confirmadas.

Data Pesquisador Instituição Título
10/jun Celso José Costa Júnior PPGEco/UEPG (Non) true inflation targets and bounded memory
17/jun Paulo R. Scalco FACE/UFG The dark side of prudential measures
24/jun Marcelo Griebeler PPGE/UFRGS The emergence of brazen lies in politics: the role of polarization and social media
1/jul Thais Waideman ESAG/UDESC Avaliação de uma política de gasto tributário sobre o mercado de trabalho
8/jul Bruno Wichmann University of Alberta Mining and alcohol consumption in Arctic communities: New evidence from Northern Canada
15/jul Thomas Kang ESPM-Sul The unintended consequences of “marcha forçada”: export incentives and primary education in Brazil, 1964-1985
22/jul Bruno Lanzer AL-RS e PPGOM/UFPel Wage transparency in Brazil
29/jul Jéfferson Augusto Colombo EESP/FGV Corporate (non)resilience to the COVID-19 pandemic: evidence from SMEs and public companies in Brazil
5/ago Luciana Yeung Insper Incentives for litigation in labor courts: litigation as a ‘win-win’ game
13/ago Daniel Cajueiro UnB Processamento de linguagem natural aplicado a Economia e Finanças
19/ago Cicero Lima Purdue University Heat Stress on Agricultural Workers Exacerbates Crop Impacts of Climate Change
26/ago Paulo Jacinto PPGDE/UFPR Can work sharing sustain employment during economic downturn?
2/set Tulio Cravo BID Heterogeneous Effects of Brazilian Unemployment Insurance Reforms on Layoffs
9/set Felipe Garcia Ribeiro PPGOM/UFPEL Domestic violence and women’s suicide in a development country: The case of “Maria da Penha” Law in Brazil
16/set Gisele Braun BID Sistemas de Saúde na OCDE e no Brasil: o que nos une e o que nos separa
23/set Leonardo Monasterio IPEA e ENAP Internal migration and the spread of long-term impacts of historical immigration in Brazil
30/set Hugo Jales Syracuse University Labor market policies in a Roy-Rosen bargaining economy
7/out André Portela EESP/FGV Impacto do Rompimento da Barragem do Fundão Sobre a Renda Agregada de MG e ES
14/out Jevuks Araújo PPGE/UFPB Political turnover and public health provision in Brazilian municipalities
21/out Roberta Wichmann World Bank Empoderamento das meninas por meio da educação em São Tomé e Príncipe, África
28/out Anderson Moreira Aristides dos Santos CMEA/UFAL Evolução das iniquidades nos cuidados em saúde de indivíduos mais velhos no Brasil: evidências para o período 1998-2013
4/nov Pery Shikida Unioeste e CNPCP A confirmar
11/nov Eduardo Almeida UFJF A confirmar
18/nov Juliana Camargo Clear/EESP-FGV A confirmar
25/nov Pedro H. C. Sant’Anna Vanderbilt University A confirmar

 

Participação de docentes do PPGOM na primeira conferência virtual da NAASE

Os professores Cláudio D. Shikida, Rodrigo N. Fernandez e Regis A. Ely tiveram um artigo aprovado para participar da primeira conferência virtual da North American Association of Sports Economists, que será realizada durante a conferência anual da Western Economic Association International (WEAI). O artigo é entitulado “More sports, more crimes? An analysis for the Metropolitan Region of Porto Alegre” e é escrito em parceria com Daiane Arend, egressa do PPGOM, e Ari Francisco de Araujo Jr., professor do IBMEC-MG. Mais informações podem ser obtidas no site da NAASE.

Reunião – calendário acadêmico alternativo

Tendo em vista a decisão do COCEPE sobre a definição do calendário acadêmico alternativo, a coordenação do PPGOM convida seus alunos para uma reunião virtual, para que se possam discutir os procedimentos que serão adotados para as aulas virtuais e dúvidas que surgirem. A sala virtual para reunião será neste link https://webconf.ufpel.edu.br/b/reg-33a-vn2 a partir das 14h do dia 25/05 (segunda-feira).

Cocepe aprova Calendário Acadêmico Alternativo

O Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa da Extensão (Cocepe) da UFPel aprovou, nesta sexta-feira, 22, um Calendário Acadêmico Alternativo, com atividades remotas durante 12 semanas, a partir de 22 de junho, para graduação e para pós-graduação. O Calendário Acadêmico de 2020 fica suspenso, sendo este complementar. As matrículas já feitas para o primeiro semestre continuam valendo.

Link para notícia do site da UFPel: Cocepe aprova Calendário Acadêmico Alternativo

Professores do PPGOM participam de comitês de enfrentamento ao COVID-19

Os professores do PPGOM Felipe Garcia Ribeiro e Regis Augusto Ely participam de comitês no âmbito municipal e estadual para enfrentamento aos efeitos econômicos gerados pela epidemia do COVID-19.  O Professor Felipe Garcia Ribeiro participa do  Comitê Pró-Economia, constituído pela Prefeitura de Pelotas e composto por representantes do setor produtivo e do Poder Público. O grupo tem a função de propor medidas para que Pelotas possa enfrentar a crise econômica provocada pelo novo coronavírus. Já o Professor Regis Augusto Ely participa do Grupo de Trabalho Atividade Econômica do Comitê de Dados do Estado do Rio Grande do Sul, composto pelo Governador Eduardo Leite com o objetivo de prestar apoio às atividades do Gabinete de Crise e do Conselho de Crise para o Enfrentamento da Epidemia COVID-19.

Prorrogada até dia 30/04 a suspensão das atividades acadêmicas

O Comitê UFPel Covid-19 recomendou a prorrogação da suspensão das atividades acadêmicas até 30 de abril, em conformidade com o decreto do Governador do Estado. Seguem valendo as orientações sobre serviços essenciais e atividades acadêmicas específicas já descritas pelo Comitê em seus boletins anteriores.

Nota completa aqui.

COVID-19 – UFPel prorroga suspensão das atividades acadêmicas

O Comitê UFPel Covid-19 aprovou a suspensão das atividades acadêmicas por mais 15 dias. A prorrogação inicia em 6 de abril e se estende até o dia 21 de abril de 2020. Seguem valendo as orientações sobre serviços essenciais e atividades acadêmicas específicas já descritas pelo comitê em seus boletins anteriores.

Para ler a nota completa, acesse aqui.

Para acompanhar as notícias e informações sobre as medidas de prevenção da COVID-19 adotadas pela UFPel, acesse aqui.

Aluno do doutorado do PPGOM ganha edital de bolsa do Instituto Escolhas do programa Cátedra Economia e Meio Ambiente

O doutorando Silvio da Rosa Paula, do PPGOM, foi contemplado com uma bolsa de pesquisa do Programa de Bolsas da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente, do Instituto Escolhas, que tem como objetivo incentivar a pesquisa de excelência nas ciências econômicas sobre desenvolvimento socioeconômico e sua relação com o meio ambiente no Brasil.

O Instituto Escolhas é uma associação civil sem fins econômicos, fundada em agosto de 2015, para qualificar o debate sobre sustentabilidade por meio da tradução numérica dos impactos econômicos, sociais e ambientais das decisões públicas e privadas.

O PPGOM parabeniza o aluno e deseja sucesso no desenvolvimento de sua pesquisa.

Aluna do Doutorado do PPGOM ganha edital para Assistente de Pesquisa IV do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA

A doutoranda Dianifer Leal Borges, do PPGOM, foi contemplada com uma bolsa de pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/IPEA, conforme Chamada Pública IPEA/PNPD Nº 106/2019 para realização de pesquisa no Projeto: “Boas práticas de planejamento, financiamento, regulação e concorrência em infraestrutura”, no âmbito do Subprograma de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional – PNPD do Programa de Mobilização da Competência Nacional para Estudos sobre o Desenvolvimento – PROMOB, conforme resultado publicado no DOU de 18/02/2020.

O IPEA é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Economia, que desenvolve pesquisas e fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e avaliação de políticas e programas de desenvolvimento.

O PPGOM parabeniza a aluna e deseja sucesso no desenvolvimento de sua pesquisa.

Atendimento da secretaria do PPGOM

Como medida para minimizar a disseminação de potenciais contaminações pelo Coronavírus e propiciar condições para que possa se estruturar para o atendimento em saúde à comunidade, a UFPel suspendeu as atividades acadêmicas a partir de hoje, 16/03, pelo período de três semanas.

Dessa forma, o atendimento na secretaria do PPGOM não estará sendo realizado de forma presencial nesse período; solicitamos que seja feito contato através do e-mail: secretaria.ppgom@gmail.com

ATENÇÃO – SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS NA UFPEL

A Universidade Federal de Pelotas suspendeu as atividades acadêmicas a partir de 16 de março, próxima segunda-feira. Em relação ao andamento dos cursos de nivelamento, informações serão repassadas aos alunos pelos professores responsáveis pelas turmas.

Leia a nota da UFPel aqui.

Resultado da seleção para aluno especial

O colegiado do PPGOM informa que as inscrições para aluno especial foram deferidas, conforme segue abaixo:

  1.  Retiele Vellar – Matemática I e Microeconomia
  2.  Kelen Rossales da Silva – Microeconomia e Econometria

 

 

 

 

 

 

Edital de Seleção para Aluno Especial 01/2020

A Coordenação do PPGOM divulga o Edital de Seleção de Aluno Especial para o primeiro semestre de 2020. As inscrições estarão abertas entre os dias 17 de fevereiro a 02 de março de 2020, das 08:00 às 12:00hs, na secretaria do Programa, localizada no Departamento de Economia – Rua Gomes Carneiro n° 1 – 4° andar/ Campus Anglo-UFPel.

Acesse o Edital Nº 15/2020 aqui

Formulário de Inscrição

 

Horário 2020/1

Horário-2020-1_PPGOM

Resultado do Processo de Seleção para Aluno Regular 2020 – Doutorado

O PPGOM, por meio de seu Colegiado, divulga o resultado final da Seleção para Aluno Regular, com ingresso no primeiro semestre de 2020, conforme Edital Nº 63/2019.

Acesse o documento aqui.

Resultado do Processo de Seleção para Aluno Regular 2020 – Mestrado

O PPGOM, por meio de seu Colegiado, divulga o resultado final da Seleção para Aluno Regular, com ingresso no primeiro semestre de 2020, conforme Edital Nº 63/2019.

Acesse o documento aqui.

Prêmio Corecon-RS 2019

O Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados tem a satisfação de anunciar que o professor Rodrigo Nobre Fernandez teve seu artigo “Restrições Fiscais e Infraestrutura: Uma Análise para os Estados Brasileiros” escolhido como vencedor do  Prêmio Corecon-RS 2019, na modalidade artigo científico.

http://www.coreconrs.org.br/noticias/1277-corecon-rs-divulga-melhores-monografias-artigos-tecnicos-e-dissertacoes-de-mestrado-e-economista-destaque-especial-2019.html

Informações sobre o processo de seleção do PPGOM 2020

A Comissão Avaliadora do processo de seleção para aluno regular – Mestrado e Doutorado do PPGOM informa que o resultado final ocorrerá após a divulgação dos resultados da ANPEC 2020, previstos para o dia 05/12/2019.

Artigo com participação de professor do PPGOM ganha prêmio nacional

O artigo “Impacto da criação das novas Universidades Federais sobre as economias locais“, dos autores Thais Niquito (UDESC), Felipe Garcia (UFPel) e Marcelo Portugal (UFRGS), publicado na Revista Planejamento e Políticas Públicas – PPP nº 51 (jul./dez. 2018), foi contemplado com o 1º lugar no Prêmio Excelência em Pesquisa Ipea – Roberto Campos, 2019.

Conforme os editores da Revista, o processo seletivo orientou-se pelos critérios de relevância da pesquisa para as políticas públicas e/ou planejamento da ação estatal, consistência metodológica e rigor técnico, originalidade e/ou novidade no desenvolvimento do tema e contribuição para melhoria e modernização da gestão pública.

A cerimônia de premiação ocorrerá durante a abertura do 47º Encontro Nacional de Economia, dia 10/12/2019, às 18h30min, na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo/SP.

 O PPGOM felicita o professor Felipe Garcia.

Resultado da Seleção para Bolsista PNPD/CAPES

O PPGOM informa que o candidato Alexandre Rodrigues Loures foi selecionado para a bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado/ PNPD/CAPES, com início em 1º de dezembro.

Ata de reunião – Comissão Avaliadora PNPD

Seminários de Pesquisa do PPGOM

O PPGOM convida para o seminário de pesquisa a ser realizado na próxima quarta-feira, dia 20/11, às 17 horas, na sala 2. O seminário terá a participação da Profa. Dra. Lívia Triaca (FURG), com o tema: Mosquitoes and Birth Rate: Evidence of the Direct and Indirect Effects of the Zika Epidemic in Brazil.

Edital de seleção – bolsista PNPD/CAPES

O Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados está lançando Edital de seleção para bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado-PNPD/CAPES. As inscrições vão até o dia 12 de novembro de 2019.

Para mais informações, acesse o Edital no link abaixo:

Edital PNPD – PPGOM