Resultado do Processo de Seleção para Aluno Regular 2020 – Doutorado

O PPGOM, por meio de seu Colegiado, divulga o resultado final da Seleção para Aluno Regular, com ingresso no primeiro semestre de 2020, conforme Edital Nº 63/2019.

Acesse o documento aqui.

Resultado do Processo de Seleção para Aluno Regular 2020 – Mestrado

O PPGOM, por meio de seu Colegiado, divulga o resultado final da Seleção para Aluno Regular, com ingresso no primeiro semestre de 2020, conforme Edital Nº 63/2019.

Acesse o documento aqui.

Prêmio Corecon-RS 2019

O Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados tem a satisfação de anunciar que o professor Rodrigo Nobre Fernandez teve seu artigo “Restrições Fiscais e Infraestrutura: Uma Análise para os Estados Brasileiros” escolhido como vencedor do  Prêmio Corecon-RS 2019, na modalidade artigo científico.

http://www.coreconrs.org.br/noticias/1277-corecon-rs-divulga-melhores-monografias-artigos-tecnicos-e-dissertacoes-de-mestrado-e-economista-destaque-especial-2019.html

Informações sobre o processo de seleção do PPGOM 2020

A Comissão Avaliadora do processo de seleção para aluno regular – Mestrado e Doutorado do PPGOM informa que o resultado final ocorrerá após a divulgação dos resultados da ANPEC 2020, previstos para o dia 05/12/2019.

Artigo com participação de professor do PPGOM ganha prêmio nacional

O artigo “Impacto da criação das novas Universidades Federais sobre as economias locais“, dos autores Thais Niquito (UDESC), Felipe Garcia (UFPel) e Marcelo Portugal (UFRGS), publicado na Revista Planejamento e Políticas Públicas – PPP nº 51 (jul./dez. 2018), foi contemplado com o 1º lugar no Prêmio Excelência em Pesquisa Ipea – Roberto Campos, 2019.

Conforme os editores da Revista, o processo seletivo orientou-se pelos critérios de relevância da pesquisa para as políticas públicas e/ou planejamento da ação estatal, consistência metodológica e rigor técnico, originalidade e/ou novidade no desenvolvimento do tema e contribuição para melhoria e modernização da gestão pública.

A cerimônia de premiação ocorrerá durante a abertura do 47º Encontro Nacional de Economia, dia 10/12/2019, às 18h30min, na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo/SP.

 O PPGOM felicita o professor Felipe Garcia.

Resultado da Seleção para Bolsista PNPD/CAPES

O PPGOM informa que o candidato Alexandre Rodrigues Loures foi selecionado para a bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado/ PNPD/CAPES, com início em 1º de dezembro.

Ata de reunião – Comissão Avaliadora PNPD

Seminários de Pesquisa do PPGOM

O PPGOM convida para o seminário de pesquisa a ser realizado na próxima quarta-feira, dia 20/11, às 17 horas, na sala 2. O seminário terá a participação da Profa. Dra. Lívia Triaca (FURG), com o tema: Mosquitoes and Birth Rate: Evidence of the Direct and Indirect Effects of the Zika Epidemic in Brazil.

Edital de seleção – bolsista PNPD/CAPES

O Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados está lançando Edital de seleção para bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado-PNPD/CAPES. As inscrições vão até o dia 12 de novembro de 2019.

Para mais informações, acesse o Edital no link abaixo:

Edital PNPD – PPGOM

PPGOM parabeniza laureados com o Prêmio Nobel em Economia

O Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM) parabeniza os pesquisadores Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer, premiados deste ano com o Prêmio Nobel de Economia pela sua “abordagem experimental para aliviar a pobreza global”. A premiação deste ano reconhece a importância da verificação da efetividade de uma política pública para o seu aprimoramento. Indiretamente, a premiação está em linha com o compromisso de valorizar o dinheiro público, priorizando políticas eficazes e eficientes no atendimento das necessidades da população. No PPGOM, diversos professores desenvolvem e orientam pesquisas que justamente buscam encontrar evidências causais dos efeitos diretos e indiretos de políticas públicas para o desenvolvimento humano e social.

MLA style: The Prize in Economic Sciences 2019. NobelPrize.org. Nobel Media AB 2019. Tue. 15 Oct 2019. <https://www.nobelprize.org/prizes/economic-sciences/2019/summary/>

Lista de candidatos homologados para realização da prova local

A lista dos candidatos homologados ao processo de seleção local do PPGOM  – ingresso 2020 segue no link abaixo:

Homologados PPGOM – Seleção 2020

 

 

ATENÇÃO: Alterada a data da prova escrita para a seleção local do PPGOM

Em virtude da realização do XXI Encontro da Pós-Graduação/ENPOS da UFPel entre os dias 21 a 25 de outubro de 2019, informamos que a data da prova escrita para a seleção local do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados foi alterada para o dia 30/10/2019. Os demais itens previstos pelo Edital Nº 63/2019 seguem inalterados.

Data da prova: 30/10/2019, às 09 horas, Universidade Federal de Pelotas, Campus Porto, Rua Gomes Carneiro n° 1 – 4° andar – Departamento de Economia – Pelotas/RS.

Horário 2019/2

Horário-2019-2_PPGOM

Edital de Aluno Especial 2019/02

Clique aqui para acessar o link do  edital de seleção de aluno especial – PPGOM.  Use este formulário. Para cartas de recomendação, consulte diretamente a página da PRPPGI, aba “Pós-Graduação”, “Documentos”.

Seminários Acadêmicos – Uma análise do efeito da diversidade de gênero da diretoria sobre o comportamento ambiental das firmas brasileiras

Na seminário acadêmico de 11/07/19, a aluna Eduarda Figueiredo defendeu o projeto de dissertação intitulado: ” Uma análise do efeito da diversidade de gênero da diretoria sobre o comportamento ambiental das firmas brasileiras “.  A discente é orientada pelo professor Daniel Uhr e coorientada pelo docente André Chagas (NEREUS/USP).

Edital de Seleção para aluno Regular (Mestrado/Doutorado) 2020

As inscrições ao exame de seleção para o Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (prova local e ANPEC) em nível de mestrado/doutorado da UFPel estarão abertas no período de 01 de agosto de 2019 à 01 de outubro de 2019 (das 8 às 12 horas) na Secretaria do Programa, localizada na Universidade Federal de Pelotas, Campus Porto, Rua Gomes Carneiro n°1 – 4° andar – Pelotas/RS.  A prova de seleção local será realizada no dia 21/10/2019 das 09:00 as 12:00 horas nas dependências do departamento de economia. 

Mais informações podem ser encontradas no edital. Confira também a errata do edital. 

Anexo I – Conteúdo e Bibliografia Recomendada

Anexo II – Formulário de Inscrição

Anexo III – Modelo de Carta de Recomendação

Artigos Aceitos no XXII Encontro de Economia da Região Sul – ANPECSUL

Os professores do Departamento de Economia da UFPEL e do PPGOM tiveram  os seguintes trabalhos aprovados para apresentação no congresso da ANPECSUL  que será realizado no período de 3 a 5 de julho de 2019:

EFEITO DA ADMISSÃO VIA AVALIAÇÃO SERIADA SOBRE O TEMPO DE PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR
Autor(es): ANDRESSA MIELKE VASCONCELOS (UFRGS) – FELIPE GARCIA RIBEIRO (UFPEL) – MARCELO DE CARVALHO GRIEBELER (UFRGS)

UMA ANÁLISE DA TRANSIÇÃO SERIAL NO ENSINO MÉDIO CATARINENSE USANDO MICRODADOS ADMINISTRATIVOS
Autor(es): FRANCIS CARLO PETTERINI (UFSC) – MAX CARDOSO DE RESENDE (UFPEL)

ABORDAGEM DE SALTOS CONDICIONAIS PARA MODELOS GARCH: UM ESTUDO EMPÍRICO PARA O MERCADO DE PETRÓLEO
Autor(es): MAX CARDOSO DE RESENDE (UFPEL) – EVANDRO CASTRO PEDRO (UFSC)

PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO PARA MENORES APRENDIZES E INSERÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE PARA O ESTADO DE GOIÁS
Autor(es): ALEX FELIPE RODRIGUES LIMA – FELIPE GARCIA RIBEIRO (PPGOM/UFPEL) – GIBRAN DA SILVA TEIXEIRA (PPGE/FURG)

RESTRIÇÕES FISCAIS E INFRAESTRUTURA: UMA ANÁLISE PARA OS ESTADOS BRASILEIROS
Autor(es): RODRIGO NOBRE FERNANDEZ (PPGOM/UFPEL)

Para visualizar os trabalhos, clique aqui.

 

Minicurso de Econometria Espacial no Stata

O PPGOM agradece ao Prof. Pedro Leivas pela sua disponibilidade em ministrar o minicurso de econometria espacial no Stata para os discentes de mestrado e doutorado do programa.

 

Minicurso do R: começou

Conforme anunciado, o minicurso do R já começou. Lembrando que ele será ministrado hoje, amanhã e sexta-feira, sempre pelas manhãs.

Catedrais: seu impacto econômico e seu papel na competição religiosa

Neste dia triste para a cultura o PPGOM homenageia a catedral de Nôtre Dame relembrando dois artigos de pesquisadores da Economia que trataram do tema “catedral”.

Primeiro, há este este artigo de 1989 que calculava, algo informalmente, e discutia os impactos macro e microeconômicos da construção das catedrais na França e na Inglaterra.

Trechos:

No English cathedral exceeds 200,000 cubic yards according toJohnson, yet Amiens, Notre Dame de Paris, and Chartres all exceed 250,000 cubic yard (p.94)

In summary, the empirical evidence on cathedral and related building in France supports the view of cathedral building as of economic significance. Although based on rather heroic assumptions, the best estimate is that at least 2.5 percent of the adult male population of northern France was engaged in such building during the first half of the thirteenth century. (p.95)

In addition to significant contributions to the technology of construction and design, the cathedral building also had a profound effect up on the labor force. It stimulated specialization and division of labor and created a mobile work force of dimensions unknown before (p.96)

O segundo artigo é este interessante trabalho de Bercea, Ekelund & Tollison (2005), que usou o ferramental de Organização Industrial para compreender a competição entre católicos e protestantes:

Trechos:

Thus, far from simply being a place of worship, the medieval cathedral was a multi-purpose structure, with some of the characteristics of the modern commercial mall, union hall, courthouse and amusement park (see Kraus 1979). (p.455)

The great cathedrals of the Middle Ages entailed massive expenditures of capital and labor. Many were built on the ruins of earlier structures, or were extensions of existing churches. The enormous cathedral at Amiens, with an area of about 84,000 square feet, could house the entire population of the town (about 10,000 inhabitants). Most cathedral cities contained numerous parish churches, but many cathedrals were built to hold all, or a greater number, of the citizens of the town (Johnson 1980, p. 21). The nave of many cathedrals alone could serve as a place for guilds to meet, degrees to be conferred, and goods to be bought and sold (Mitchell 1968, p. 9). The role of the medieval cathedral was multi-faceted, with religious observance and ritual mixed with civil and commercial interests. (p.456)

Despite the very limited nature of our sample, it does not appear that the massive investments in cathedrals had much of an effect on city growth during, or even after, theMiddle Ages. In many cases, construction of a cathedral took decades or even centuries to complete. One might conclude from Table 1 that the construction of the cathedral at Laon may have actually reduced growth. In the case of Rouen (made famous in the series of paintings of Monet), a rather continuous construction between the late twelfth and sixteenth centuries may have had a positive effect on growth, but verification of this prospect would require deeper studies of factors peculiar to that city. The two great French cathedrals of Nôtre Dame and Chartres, which began construction in the twelfth century, could hardly have raised Paris to the second largest city in Europe by 1200, but they might have contributed to that result. (p.457)

We suggest that an economic reason for the Catholic Church building huge cathedrals was to signal to potential entrants its commitment to sustaining the same output. While cathedrals may have created many functional by-products (guild meeting halls, and so on), we argue that they were also, in fact, signaling devices of brand name capital, as described by Klein and Leffler (1981). The content of the signal was to indicate to prospective entrants (Protestants and others) that excess capacity existed for the Roman Catholic religion and membership. (p.459)

A catedral fará falta mas as pesquisas eternizarão sua presença entre nós.

Defesa de Dissertação – Tecnologia salva vidas? Uma avaliação do impacto da telemedicina no tratamento do AVC

Foi realizada em 12/04/2019, no PPGOM, a defesa da dissertação – Tecnologia salva vidas? Uma avaliação do impacto da telemedicina no tratamento do AVC– do aluno Victor Gabriel Antunes Buttignon. A banca foi composta pelo orientador  André Carraro e pelos professores  Claudio D. Shikida e Giacomo Balbinotto Neto (PPGE-UFRGS).

O PPGOM parabeniza Victor e lhe deseja sucesso em seus empreendimentos.

Aula Inaugural do 1o semestre de 2019: “Economia dos Recursos Humanos (Personnel Economics): de onde viemos, onde estamos e para onde vamos”

Neste primeiro semestre de 2019, o PPGOM recebe o professor Giacomo Balbinotto Neto para a aula inaugural do 1o semestre de 2019, conforme divulgado em nossa programação preliminar de seminários.

O professor Giacomo é doutor em Economia pela USP e professor da UFRGS desde 1992 e tem como linhas principais de pesquisa a Economia da Corrupção, a Economia da Saúde e Informação Assimétrica. Alguns de seus trabalhos podem ser encontrados aqui.

Quanto ao tema da aula inaugural, Personnel Economics, conforme este artigo de Edward Lazear na Society of Labor Economics, de 1998 (publicado no Journal of Labor Economics), trata-se da aplicação dos princípios da Economia do Trabalho a problemas relacionados ao mundo dos negócios.

O seminário – que geralmente é agendado às quartas-feiras – ocorrerá excepcionalmente nesta sexta-feira, 12 de abril, às 16 horas, nas dependências do Departamento de Economia.

 

Mini-cursos do primeiro semestre

Confira, na aba “Seminários”, informações sobre os mini-cursos do primeiro semestre de 2019 no PPGOM.

“Introdução e Avaliação de Políticas Públicas em R”

“Econometria Espacial no Stata”

“Elaboração de artigos científicos em LaTex”

Servidora Ana Koga se despede do PPGOM

O PPGOM e o Departamento de Economia comunicam a todos que a servidora Ana Lúcia Koga se desligou de suas atividades na secretaria do PPGOM onde, durante os últimos anos, prestou auxílio inestimável, principalmente a alunos e professores do Mestrado em Economia Aplicada.

O PPGOM agradece profundamente seu empenho e deseja que Ana Koga tenha muito sucesso em suas novas jornadas.

 

Seleção de alunos especiais

Em consideração ao edital  n.33/2019, no que diz respeito aos candidatos externos à UFPel, o colegiado decidiu, em 28/03/2019, pela seguinte classificação: (a) Microeconomia I: 1a. Caroline Cruz Ornel, 2a. Liziane Holz Buchweitz e 3o. José Ruan Herbstrith de Lara; (b) Microeconomia II: 1a Mônica Zanol Remde e 2o. Igor Serpa Moraes; (c) Tópicos Especiais em Economia I: 1a Alexandra Hafele de Oliveira e 2o José Ruan Herbstrith de Lara.

Informamos que as aulas das disciplinas supracitadas se iniciam na semana que vem, a partir de 01/04. Maiores informações: secretaria.ppgom@gmail.com.

Fourth International Workshop in Financial Econometrics (Call for papers)

CALL FOR PAPERS (Poster Presentations)

Fourth International Workshop in Financial Econometrics Jatiúca Resort October 6-8, 2019 Maceió, Alagoas, Brazil

https://sites.google.com/view/workshopmaceio2019/home

We invite submissions for poster presentations during the Fourth International Workshop in Financial Econometrics.

There will be 14 keynote talks during the conference and all the contributed papers will be presented in poster sessions, fully integrated with the conference.

The keynote talks will have the following format: 40 min presentations
+ 15 min for a discussant + 5 min for the audience.

The conference will start on Sunday, October 06, at 6p.m. with the distinguished keynote lecture by Professor Tim Bollerslev from Duke University. A welcome cocktail and the poster session will follow immediately after the lecture. The posters will be also displayed during the coffee-breaks. On Monday and on Tuesday the keynote talks will start at 1p.m. and finish at 8:00pm.

Venue: Jatiúca Resort (http://www.hoteljatiuca.com.br/) There will be special rates for the conference and each participant should contact the hotel directly.

For students and academics the registration fee is R$450,00. For practitioners the registration fee is R$2500,00.

The registration includes the welcome cocktail, lunches on Monday and Tuesday, coffee-breaks and the conference dinner.

Important dates:
Submission deadline: April 30
Author notification: May 30
Registration deadline: August 1

Full papers should be submitted to Marcelo C. Medeiros
(mcm@econ.puc-rio.br) before the deadline.

Confirmed keynote speakers: Tim Bollerslev (Duke University), Federico M. Bandi (John Hopkins University), Svetlana Bryzgalova (London Business School), Roberto Renò (University of Verona), René Garcia (University of Montreal), Silvia Gonçalves (McGill University), Peter R. Hansen (University of North Carolina at Chapel Hill), Nikolaus Hautsch (Viena), Christian Julliard (London School of Economics), Asger Lunde (Aarhus University), Markus Pelger (Stanford University), Olivier Scaillet (Université de Genève), Paul Schneider (Swiss Finance Institute), Gustavo Schwenkler (Boston University).

Confirmed discussants: Caio K. Almeida (Getulio Vargas Foundation), Torben Andersen (Northwestern University), Christian Brownlees (Pompeu Fabra), Giuseppe Cavaliere (Bologna), Marcelo Fernandes (São Paulo School of Economics), Anders B. Kock (Oxford University), Jia Li (Duke University), Bradley Paye (Virginia Tech), Marcel Rindisbacher (Boston university), George Tauchen (Duke University), Viktor Todorov (Northwestern University), Michael Wolf (University of Zurich).

Information about previous editions can be found at https://sites.google.com/site/workshopnatal2013/
https://sites.google.com/site/workshopsalvador2015/
https://sites.google.com/view/workshoparraial2017/

The webpage of fourth edition is
https://sites.google.com/view/workshopmaceio2019/home

Organizing Committee:
Marcelo C. Medeiros (PUC-Rio)
Caio Almeida (FGV)
Marcelo Fernandes (FGV)