Início do conteúdo
    Notícias
  • Matrículas 2018/02

    O Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados informa que as matrículas para o Semestre Letivo 2018/02 serão nos dias 13, 14 e 15 de Agosto de 2018.

  • Defesa de Mestrado

    O Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados convida para Defesa de Mestrado no dia 27/07/2018 às 9:00h na sala 2 do Departamento de Economia.

    Aluna: Mariane Furtado Borba

    Título: Efeitos do Programa Primeira Infância Melhor sobre a proficiência em matemática e português de alunos do ciclo de alfabetização.

    Orientador:  Prof. Dr. Felipe Garcia Ribeiro
  • A carga tributária ótima do Brasil

    Segue o resumo do artigo publicado por professores do PPGOM e do Ibmec Minas Gerais.

    A carga tributária brasileira está além de seu nível ótimo? Medindo o Excesso de governo no Brasil
    Cláudio Shikida, Andre Carraro, Rodrigo Nobre Fernandez, Ari Francisco de Araujo Jr

    Resumo

    Este trabalho investiga a relação entre gasto do governo e crescimento econômico para o Brasil. Especificamente, o objetivo é estimar o tamanho ótimo do governo que maximiza o crescimento econômico. Teoricamente a relação entre gasto do governo e crescimento econômico é conhecida como “Curva BARS”. Utilizou-se a metodologia ARDL (Autoregressive with Distributed Lags) com testes de limites (bounds test). Uma das vantagens desta metodologia é de ser menos sensível ao problema de pequenas amostras. Essa metodologia foi aplicada para dados de PIB e carga tributária do Brasil no período de 1947 a 2013. O resultado obtido indica uma carga tributária ótima de 28,38% do PIB e a evidência que a Lei de Responsabilidade Fiscal teve impacto positivo para o crescimento econômico.

  • Novo artigo sobre Parcerias Público-Privadas

    Novo artigo de professores do PPGOM e ex-alunos do mestrado publicado.

    Determinantes das Parcerias Público-Privadas na América Latina e no Caribe
    Rodrigo Nobre Fernandez, Leonardo Cordeiro, Felipe Garcia, Jean Marcel Del Ponte Duarte, André Carraro

    Resumo

    As Parcerias Público-Privadas (PPPs) são uma forma de modelo contratual que permite que o setor público utilize o setor privado como colaborador para a prestação de serviços de infraestrutura. Tendo como base os estudos de Hammami et al. (2006), Sharma (2012) e Fernandez et al. (2015) este trabalho buscou investigar os possíveis determinantes das PPPs para os países da América Latina e Caribe. Adicionalmente realizou-se a análise específica para contratos de Alienação e Greenfield, e o número de projetos desse arranjo contratual. Para atingir tal propósito, avalia-se um painel de dados desse grupo de nações cobrindo o período de 2004 a 2014. Análise econométrica consiste no uso de estimadores de dados em painel. Adicionalmente, para superar os possíveis problemas relacionados com dados de contagem e para verificação da robustez utilizamos as técnicas de regressão com a Binomial Negativa, Poisson e a Poisson Inflada de Zeros. Os principais resultados encontrados reforçam que a restrição orçamentária do governo, o sistema legal e o ambiente de negócios são canais preponderantes para o investimento em PPPs.

  • Divulgação – Resultado do Processo Seletivo Local (Edital 145/2017)

    Processo seletivo PPGOM (Ingresso 2018) Seleção Local de Aluno Regular – Edital N° 145/2017

    Lista de candidatos aprovados pela seleção local (em ordem alfabética):

    1. Cláudio José Braga de Bittencourt
    2. Jeferson dos Santos Gomes
    3. Rodrigo Menna Barreto Penteado