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  • SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL (01/2024)

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
    Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
    Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel
    Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais

    MINUTA EDITAL Nº 2533439/2024

    SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL (01/2024)

    A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais tornam público, para conhecimento, o processo de seleção de candidatos interessados em cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas como aluno especial do referido Programa, nos termos estabelecidos neste Edital.

    I – DA INSCRIÇÃO

    As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas como aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da UFPel estarão abertas no período de 10 de março de 2024 até 14 de abril de 2024 na página do Programa (http://wp.ufpel.edu.br/ppgdtsa/). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail do Programa (ppgdtsa@gmail.com)

    Os interessados em cursar disciplinas optativas, como aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, poderão solicitar inscrição em 01 (uma) disciplina oferecida no primeiro semestre de 2024.

    Poderão inscrever-se como candidatos os Graduados nos diversos cursos afetos a área do Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, a critério da Coordenação do Programa.

    É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição

    O formulário de inscrição pode ser preenchido e enviado para o e-mail do programa (ppgdtsa@gmail.com) das 00 horas do dia 10 de março de 2024 até às 23 horas e 59 minutos do dia 14 de abril de 2024.

    Os formulários submetidos antes ou após essa data não serão apreciados;

    O formulário de inscrição deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:

    Fotocópia do Diploma de Graduação ou atestado de conclusão de Curso que deverá ser substituído no ato de efetivação da matrícula.

    Curriculum Vitae (CV Lattes).

    Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.

    Fotocópias da Carteira de Identidade, CPF, do Título de Eleitor, do Certificado de Reservista e da Certidão de Nascimento ou Casamento em caso de mudança do nome.

    Uma fotografia 3×4.

    Juntamente com o Requerimento de Inscrição o candidato deverá apresentar uma carta de intenções (máximo com duas páginas, digitadas em espaço dois, fonte Times New Roman, corpo 12, papel A4, margens 2,5 cm), na qual apresentará os motivos pelos quais se interessa em cursar a disciplina. Podem ser anexados documentos que comprovem o(s) motivo(s) exposto(s) na carta de intenções.

    Nenhum candidato poderá participar de qualquer etapa do processo de seleção se houver pendência sobre a documentação requerida para a inscrição.

    Comprovante de pagamento de uma taxa de R$ 100,00 (cem Reais), que deve ser feito por GRU, através do link: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br /gru_novosite/gru_simples.asp e segundo os dados abaixo indicados: Unidade Gestora (UG): 154047 Gestão: 15264 código de recolhimento: 28900-0. OBS: não haverá devolução do valor pago a título de taxa de inscrição. n. Para os(as) candidatos(as) que comprovarem situação de vulnerabilidade econômica estarão isentos(as) do pagamento da taxa de inscrição. A comprovação deverá ser feita através de certidão expedida pelo Cadúnico (https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/).

    Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgdtsa@gmail.com

    II – DA SELEÇÃO

    O Colegiado do Programa no ato da seleção levará em consideração os motivos apresentados na carta de intenções e as ações profissionais do candidato frente aos conteúdos das disciplinas.

    III – DAS VAGAS

    As vagas oferecidas para alunos especiais estão assim disponibilizadas:

    a) Disciplina: Sistemas Agroindustriais

    Total de vagas: 03

    Dia e Horário: quintas-feiras, 08h:30

    Local: Presencial

    Ministrante: Prof. Marcelo Pacheco F. Dias

    Carga horária/créditos: 68/04

    Ementa: Tipos de sistemas: evolução das abordagens de sistemas, especificidades ligadas aos sistemas agroindustriais; visão sistêmica das organizações; cadeias produtivas locais; cadeias produtivas globais; filière; redes; alianças; cadeia de suprimentos; Teorias de análise de sistemas: Evolução e Complexidade, Teorias dos Custos de Transação, Governança, Análise de Redes Sociais.

    b) Disciplina: Tópicos Especiais em DTSA I (Valoração Econômica de Serviços Ecossitêmicos)

    Total de vagas: 03

    Dia e Horário: quartas-feiras, 08h:30

    Local: Presencial, sala 726 do DCSA

    Ministrante: Prof. Alain Hernández Santoyo

    Carga horária/créditos: 51/03

    Ementa: A ciência econômica e o meio ambiente. Crescimento econômico e conservação ambiental. O problema da alocação de recursos e as falhas do mercado. Economia Ambiental e Economia Ecológica. Teoria das externalidades. O valor econômico dos serviços ecossistêmicos. Mensuração das mudanças no bem-estar. Papel da valoração econômica de bens e serviços ecossistêmicos. Métodos de preferências reveladas e preferencias declaradas.

    c) Disciplina: Desenvolvimento Territorial

    Total de vagas: 03

    Dia e Horário: terças-feiras, 08h30

    Local: Presencial, sala 726 do DCSA

    Ministrante: Prof. Lucio A. de Oliveira Fernandes

    Carga horária/créditos: 68/04

    Ementa: Introdução ao desenvolvimento. Teorias do desenvolvimento. Crescimento econômico como desenvolvimento. A razão dualista. O desenvolvimento agrícola. O desenvolvimento rural. Desenvolvimento Humano. Desenvolvimento e Sustentabilidade. O papel da agricultura no desenvolvimento brasileiro. A abordagem sócio espacial. A abordagem territorial. Políticas Públicas e Abordagem Territorial. Território como recurso. Desenvolvimento e planejamento territorial. Desenvolvimento e empreendedorismo. Inovação e desenvolvimento. Desenvolvimento como liberdade. A representação espacial do território.

    IV – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

    O resultado final será divulgado na página do Programa(http://wp.ufpel.edu.br/ppgdtsa/), no dia 15 de abril de 2024.

    V – DISPOSIÇÕES FINAIS

    a. A veracidade, correção e completude dos dados inseridos no Requerimento de Inscrição e no Curriculum Vitae, bem como dos documentos comprobatórios a eles anexados são de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato.

    b. Os documentos originais do candidato poderão ser solicitados a qualquer momento, bem como a comprovação detalhada do Curriculum Vitae.

    c. Os interessados que tiverem sua solicitação deferida e não comparecerem no primeiro dia de aula, não terão suas matrículas realizadas e não poderão fazê-la em outra data.

    d. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais.

    e. O que não estiver previsto neste Edital segue o Regimento dos Cursos Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas.

    f. A inscrição neste processo de seleção implica na aceitação plena de todos os termos emitidos nesse Edital.

    Pelotas, 27 DE FEVEREIRO DE 2024.

    __________

    Marcelo Fernandes D. Pacheco

    COORDENADOR DO PROGRAMA

  • PPG DTSA promove Ciclo de Palestras sobre Interdisciplinariedade

    O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, está anunciando um ciclo de palestras dedicado à interdisciplinariedade na pós-graduação. Este evento busca explorar e promover discussões sobre a importância da abordagem interdisciplinar no contexto acadêmico atual.

    A primeira palestra, agendada para o dia cinco de março, terá como tema “Interdisciplinariedade e Pós-Graduação”.  Maiores informações no card abaixo:

    Na semana seguinte, no dia doze de março, está programada a segunda palestra com o tema “Sociedade e Pós-Graduação”.

    Os eventos serão abertos ao público acadêmico, incluindo estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores interessados nos temas abordados.

  • Resultados Seleção Mestrado Homologados pelo Colegiado do PPGDTSA

    O colegiado do PPGDTSA se reuniu no dia 09-02-2024 para homologação dos resultados finais apresentados pela comissão de seleção do PPGDTSA. Nessa reunião foi questionado o item 3 das considerações finais (seção VII) do edital nº229/2023 e decidiu-se pela desclassificação dos estudantes que não compareceram a etapa de entrevista.

    Os resultados homologados pela colegiado foram:

    Candidato/a Nota Final Classificação
    Letícia Rutz Dewantier da Cruz 7,85 1
    David Fernandes 6,92 2
    José Nascimento 6,54 3
    Edenilson Batista de Oliveira 6,36 4
    Tais Reisderfer 6,24 5
    Rodrigo Otávio Mendonça da Silva 6,23 6
    Diego Fernandes Figueiredo 6,10 7
    Newton Mota 5,84 8
    Daniele Mallue 5,83 9
    Juliana Goulart Nogueira 5,75 10
    Carlos Eduardo Plens 5,74 11
    Angie Tatiana Ramos Perdomo 5,31 12
    Carlos Eduardo Avila Bauer 5,11 13
    Gustavo Gastal 4,80 14
    Sergio Borges Leão 4,78 15

     

    Atenciosamente,

    Prof. Marcelo Fernandes Pacheco Dias

    Coordenador do PPGDTSA

  • Resultados Finais – Edital nº229/2023 – Seleção para Aluno Regular PPGDTSA

    Após finalizar o processo de avaliação referente ao edital nº229/2023 para aluno/a regular do PPGDTSA os resultados finais obtidos foram os seguintes:

     

    AMPLA CONCORRÊNCIA
    Candidato/a Antepr. de Pesquisa Entrevista Curriculum Nota Final Classificação
    Letícia Rutz Dewantier da Cruz 9,05 8,81 6,50 7,85 1
    David Fernandes 8,67 8,39 4,90 6,92 2
    José Nascimento 8,23 8,12 4,52 6,54 3
    Edenilson Batista de Oliveira 9,25 8,86 3,00 6,36 4
    Tais Reisderfer 9,30 9,15 2,56 6,24 5
    Rodrigo Otávio Mendonça da Silva 9,03 8,36 3,10 6,23 6
    Diego Fernandes Figueiredo 8,89 8,48 2,86 6,10 7
    Newton Mota 9,47 9,66 1,32 5,84 8
    Daniele Mallue 9,11 8,14 2,26 5,83 9
    Juliana Goulart Nogueira 8,51 8,85 2,22 5,75 10
    Carlos Eduardo Plens 7,26 7,09 3,96 5,74 11
    Angie Tatiana Ramos Perdomo 9,37 8,57 0,70 5,31 12
    Eduardo Megiato 9,08 0,00 4,41 5,16 13
    Carlos Eduardo Avila Bauer 9,40 9,09 0,00 5,11 14
    AÇÕES AFIRMATIVAS
    Candidato/a Antepr. de Pesquisa Entrevista Curriculum Nota Final Classificação
    Rejane de Oliveira Gomes 8,60 0,00 0,60 3,28 1

     

    Att.

    A Comissão de Seleção

  • Resultados Preliminares – Edital nº229/2023 – Seleção para Aluno Regular PPGDTSA

    Após finalizar o processo de avaliação referente ao edital nº229/2023 para aluno/a regular do PPGDTSA os resultados preliminares obtidos foram os seguintes:

    Candidato/a Anteprojeto de Pesquisa Entrevista Curriculum Nota Final Classifi-cação
    Letícia Rutz Dewantier da Cruz 9,05 8,81 6,50 7,85 1
    David Fernandes 8,67 8,39 4,90 6,92 2
    José Nascimento 8,23 8,12 4,52 6,54 3
    Edenilson Batista de Oliveira 9,25 8,86 3,00 6,36 4
    Tais Reisderfer 9,30 9,15 2,56 6,24 5
    Rodrigo Otávio Mendonça da Silva 9,03 8,36 3,10 6,23 6
    Diego Fernandes Figueiredo 8,89 8,48 2,86 6,10 7
    Newton Mota 9,47 9,66 1,32 5,84 8
    Daniele Mallue 9,11 8,14 2,26 5,83 9
    Juliana Goulart Nogueira 8,51 8,85 2,22 5,75 10
    Carlos Eduardo Plens 7,26 7,09 3,96 5,74 11
    Angie Tatiana Ramos Perdomo 9,37 8,57 0,70 5,31 12
    Eduardo Megiato 9,08 0,00 4,41 5,16 13
    Carlos Eduardo Avila Bauer 9,40 9,09 0,00 5,11 14
    Gustavo Gastal 8,67 8,83 0,00 4,80 15
    Sergio Borges Leão 8,73 8,63 0,00 4,78 16
    Piero Castro Miozzo 8,59 8,79 0,00 4,76 17
    Simone Weber 8,61 8,47 0,00 4,71 18
    Rejane de Oliveira Gomes 8,60 0,00 0,60 3,28 19

    Não houve candidatos/as Servidores/as e Pessoas Travestís e Transsexuais. Com isso as 3 vagas destinadas a este público foram revertidas para Ampla Concorrência.

    Dos/as 5 (cinco) candidatos/as às vagas destinadas a pessoas Negras/Quilombolas/Indígenas, 4 (quatro) obtiveram pontuação compatível para as vagas à Ampla Concorrência. Portanto, das 4 vagas destinadas a este público somente 1 vaga será utilizada, sendo as 3 vagas restantes realocadas à Ampla Concorrência.

    Isto posto, foram destinadas 14 vagas para Ampla Concorrência e 1 vaga para Ações Afirmativas.

    Após estas considerações, os/as candidatos/as classificados/as para Ampla Concorrência e para Ações Afirmativas foram os/as seguintes:

    Ampla Concorrência

    Nome Classificação
    Letícia Rutz Dewantier da Cruz 1
    David Fernandes 2
    José Nascimento 3
    Edenilson Batista de Oliveira 4
    Tais Reisderfer 5
    Rodrigo Otávio Mendonça da Silva 6
    Diego Fernandes Figueiredo 7
    Newton Mota 8
    Daniele Mallue 9
    Juliana Goulart Nogueira 10
    Carlos Eduardo Plens 11
    Angie Tatiana Ramos Perdomo 12
    Eduardo Megiato 13
    Carlos Eduardo Avila Bauer 14

    Ações Afirmativas

    Nome Classificação
    Rejane de Oliveira Gomes 1

     

  • Atualização – Cronograma de Atividades – Edital 229/2023 (Aluno Regular)

    Após a apreciação de recurso, a comissão de seleção homologou provisoriamente a inscrição da candidata Juliana Goulart Nogueira.

    A Entrevista com a candidata ocorrerá, segunda feira, dia 18/12/2023 no horário designado abaixo.

    Nome do/a Candidato/a Horário
    Juliana Goulart Nogueira 12:30

    Para as Entrevistas será utilizada a plataforma Webconf da UFPel e terão um tempo máximo de 10 minutos. Os(as) candidatos(as) devem acessar a sala virtual no horário designado através do seguinte link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/mar-4xc-uh3.

    Atenciosamente,

    A comissão de seleção

  • Atualização – Cronograma de Atividades – Edital 229/2023 (Aluno Regular)

    Após a apreciação de recurso, a comissão de seleção homologou a inscrição do candidato Sérgio da Silva Leão.

    A Entrevista com o candidato ocorrerá, segunda feira, dia 18/12/2023 no horário designado abaixo.

    Nome do/a Candidato/a Horário
    Sergio da Silva Leão 12:15

    Para as Entrevistas será utilizada a plataforma Webconf da UFPel e terão um tempo máximo de 10 minutos. Os(as) candidatos(as) devem acessar a sala virtual no horário designado através do seguinte link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/mar-4xc-uh3.

    Atenciosamente,

    A comissão de seleção

  • O VIII Seminário do PPGDTSA celebra os 50 anos do Departamento de Ciências Sociais Agrárias.

    No dia 08 de dezembro, no Anfiteatro da Faculdade Eliseu Maciel aconteceu o VIII Seminário do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA), que teve como foco central “As transformações no mundo dos alimentos, segurança alimentar e desenvolvimento rural”. Nessa ocasião, celebrou-se também o 50º aniversário do Departamento de Ciências Sociais Agrárias (DCSA). Neste dia, foram homenageados 24 professores e técnicos administrativos aposentados e em atividade que construíram e constroem o DCSA.

    A trajetória do DCSA se mistura com a história da FAEM, que neste dia 08 de dezembro estava completando seus 140 anos, foi celebrada com uma seção especial no Seminário. Nela os professores Volney Krause Kohls e José Costa Fróes discorreram sobre a trajetória histórica do DCSA e socializaram momentos com os presentes.

    O seminário seguiu com a presença do professor Jonh Wilkinson, que abordou o tema O mundo dos alimentos em transformação, provocando reflexões acerca da alimentação e produção, com a estreita associação entre genética e tecnologia.

    À tarde, a mesa redonda contou com a participação do pesquisador da Embrapa Clenio Nailto Pillon, Gabriela Coelho, professora do PGDR da UFRGS e do Prof. Antônio Márcio Buainain, do instituto de Economia da Unicamp, discutindo a complexa questão da fome no Brasil e as implicações da produção neste cenário.

    O seminário foi um espaço frutífero de reflexão e de intensa atuação dos professores e estudantes do PPGDTSA, que puderam também apresentar suas pesquisas para a comunidade acadêmica. Foram apresentados 15 trabalhos que serão posteriormente compartilhados em formato de ebook. Com o sucesso do evento, espera-se manter o diálogo iniciado neste espaço e estimular que os encontros aconteçam anualmente.

    Vida longa ao DCSA, vida longa ao PPGDTSA!!

  • Errata – Cronograma de Atividades – Edital 229/2023 (Aluno Regular)

    Por lapso nosso, na postagem anterior (link) havíamos publicado que as entrevistas seriam realizadas na “…terça feira, dia 18/12/2023…“.

    As entrevistas serão realizadas na segunda feira, 18/12/2023.

    Pedimos desculpas por isso e já corrigimos a postagem anterior.

     

    A comissão de seleção

     

  • Inscrições Homologadas e Cronograma de Atividades – Edital 229/2023 (Aluno Regular)

    Inscrições homologadas e cronograma de entrevistas

    Foram homologadas as seguintes inscrições:

    Angie Tatiana Ramos Perdomo
    Carlos Eduardo Avila Bauer
    Carlos Eduardo Plens
    Daniele Mallue
    David Fernandes
    Diego Fernandes Figueiredo
    Edenilson Batista de Oliveira
    Eduardo Megiato
    Gustavo Gastal
    José Nascimento
    Letícia Rutz Dewantier da Cruz
    Newton Mota
    Piero Castro Miozzo
    Rejane de Oliveira Gomes
    Rodrigo Otávio Mendonça da Silva
    Simone Weber
    Tais Reisderfer

     

    Foram indeferidas as seguintes inscrições:

    Juliana Kitanji
    Sergio Borges Leão

     

    Cronograma de Entrevistas

    Para as Entrevistas será utilizada a plataforma Webconf da UFPel. Elas ocorrerão na segunda feira, dia 18/12/2023, a partir das 8h, por ordem alfabética e terão um tempo máximo de 10 minutos. Os(as) candidatos(as) devem acessar a sala virtual no horário designado abaixo através do seguinte link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/mar-4xc-uh3.

    Nome do/a Candidato/a Horário
    Angie Tatiana Ramos Perdomo 8:00
    Carlos Eduardo Avila Bauer 8:15
    Carlos Eduardo Plens 8:30
    Daniele Mallue 8:45
    David Fernandes 9:00
    Diego Fernandes Figueiredo 9:15
    Edenilson Batista de Oliveira 9:30
    Eduardo Megiato 9:45
    Gustavo Gastal 10:00
    José Nascimento 10:15
    Letícia Rutz Dewantier da Cruz 10:30
    Newton Mota 10:45
    Piero Castro Miozzo 11:00
    Rejane de Oliveira Gomes 11:15
    Rodrigo Otávio Mendonça da Silva 11:30
    Simone Weber 11:45
    Tais Reisderfer 12:00

    A arguição será realizada obrigatoriamente por áudio e vídeo.

    Sugerimos que o acesso seja realizado através de notebook ou desktop. É possível uso do celular, mas é aconselhado usar um apoio para estabilizar o aparelho. Também sugerimos que seja utilizado um fone de ouvido com microfone. Certifique-se que estes dispositivos estejam funcionando corretamente.

    Os resultados preliminares dos/as candidatos/as aprovados/as serão divulgados dia 19/12/2023.

    Boa entrevista a todos(as)!

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