Início do conteúdo
    Notícias
  • Processo Seletivo para Aluno Regular 2021/1 do PPGDTSA

    As inscrições ao Processo Seletivo para Aluno Regular do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da UFPel estarão abertas no período das 00 horas do dia 18 de janeiro de 2021 até às 23 horas e 59 minutos do dia 12 de fevereiro de 2021.

    EDITAL Nº 9/2021

    Anexo 01

    Anexo 02

    Anexo 03

    Formulário de Inscrição

     

    Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail do Programa (ppgdtsa@ufpel.edu.br)

  • Prof. Alisson Eduardo Maehler participa como banca em consórcios mistral e doutoral

    Recentemente o docente Alisson Eduardo Maehler, prof. permanente do PPGDTSA participou como avaliador de projetos de mestrado e doutorado (consórcio mestral e doutoral, respectivamente) em dois eventos internacionais relevantes na área de Administração, em que os mestrandos e doutorandos discutem seus projetos com uma banca convidada.

    O primeiro evento foi o Seminário Internacional Ecoivar, organizado pelo PPG em Administração da UFSM em parceria com diversas universidades e que conta com o apoio da UFPel. Nesse evento o prof Alisson atuou como moderador na sessão “Empreendedorismo inovador, em que foram discutidos 2 artigos científicos. No mesmo evento o prof. atuou como banca na discussão de dois projetos de mestrado (consórcio mestral) na área de estratégia, de alunos da FURG e UFSM, junto com o prof. Luis Felipe Dias Lopes da UFSM.

    O outro evento foi o XXII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente – ENGEMA. O evento conta com uma programação variada que compreende a apresentação e o debate sobre pesquisas, trabalhos práticos e propostas em uma série de temas relacionados à sustentabilidade. O ENGEMA é promovido pelo Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), com apoio da Fundação Instituto de Administração (FIA). Nesse evento o prof. atuou como banca do consórcio doutoral, participando da discussão de dois projetos de doutorado de alunos da UFMG e Univali.

    Para o prof a participação como avaliador e moderador em importantes eventos é muito importante, pois agrega novos conhecimentos, contatos e parcerias acadêmicas.  Mais informações sobre o Engema em http://www.engema.org.br/22  e sobre o Ecoinovar em http://ecoinovar.com.br/

  • Nova coordenação do PPGDTSA é eleita

    Em reunião de colegiado na data de 18 de novembro, o Prof. Dr. Mario Duarte Canever foi eleito novo coordenador do PPGDTSA para o período 2020-2022, junto com o Prof. Dr. Marcelo Dias que passa a ser coordenador adjunto.

    O Prof. Alison Eduardo Maehler agradece a todos pelos dois anos em que esteve no cargo, o qual salienta que foi de muito aprendizado e experiência. Ainda, o Prof. Alisson agradece principalmente ao Prof. Mario Duarte Canever que foi coordenador adjunto, ao servidor André Barbosa da Cruz, membros do colegiado, docentes e alunos, assim como toda a equipe da PRPPGI da UFPel e CAPES.

    Desejamos sucesso à nova coordenação!

    Sobre o Prof. Mario Canever:

    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1994), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Administração – enfase em Agronegócios na universidade de Wageningen, Holanda (2006). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Atua nos cursos de Graduação (Agronomia, Zootecnia, Engenharia Agrícola e Medicina Veterinária) e no Programa de Pós Graduação em Organizações e Mercados – PPGOM e de Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA). De janeiro de 2013 a agosto de 2015 foi diretor da Coordenação de Inovação Tecnológica da UFPel, onde atuou na criação do APL – Complexo Industrial da Saúde, na criação da Incubadora de Base Tecnológica da UFPel, na organização de cursos e treinamentos em empreendedorismo e no estímulo à atividade de inovação na UFPel. Sua área de interesse em pesquisa é o empreendedorismo e o agronegócio.

  • Edição Novembro de 2020 – Orientação Acadêmica

    Está aberta a inscrição para a EDIÇÃO – NOVEMBRO DE 2020 – Orientação Acadêmica do Teste ANPAD (On-line).


    22/11/2020

    até 09/11/2020, no valor de R$ 295,00.
    Maiores informações: https://testeanpad.org.br/
  • Alunos e professores do PPGDTSA aprovam trabalhos no Encontro da Pós Graduação da UFPel

    Diversos alunos e docentes do PPGDTSA aprovaram trabalhos em evento da UFPel que trata da pós graduação. Listamos os mesmos a seguir:

    “Atividade Enzimática E Hidrólise De Bagaço De Cana-De-Açúcar Por Enzimas De Trichoderma Sg2” Josiane Pinheiro Farias; Fernanda Dias De Ávila; Carolina Faccio Demarco; Caroline Soares Santos; Benedict C. Okeke; Robson Andreazza.

    “Análise Da Degradação Térmica Da Biomassa De Macrófitas Aquáticas Para Produção De Carvão Ativado” Carolina Faccio Demarco; Thays França Afonso; Guilherme Pereira Schoeler; Josiane Pinheiro Farias; Fernanda Dias De Ávila; Robson Andreazza.

    “Delineamento Experimental Combinando o Uso da Trichoderma SG2 com as Biomassas de Papel e de Resíduo de Pescado para Produção de Biocombustíveis” Fernanda Dias de Ávila; Josiane Pinheiro Farias; Marcela da Silva Afonso; Carolina Faccio Demarco; Benedict C. Okeke; Robson Andreazza.

    “Mundo-Empresa E Consumo: Aproximações Teóricas. Isabel Sarkis Onofre; Márcio Silva Rodrigues

    “A Criação, Absorção E Difusão Do Conhecimento Em Cultivo De Cogumelos Rústicos: Um Relato De Caso De Uma Propriedade Gaúcha Do Município De Pelotas No RS.” Alessadra Bandeira Da Rosa; Carla Regina Signorini Martins; Diego Ott De Oliveira; Laura Gonçalves Osório; Alisson Eduardo Maehler

     “Empreendedorismo Rural Feminino: Mulheres Na Olivicultura.” Alessandra Bandeira Da Rosa; Alisson Eduardo Maehler; Gabrielito Menezes

    “Análise Da Viabilidade De Mecanização Da Atividade De Semeadura Executada Por Um Trabalhador Rural No Município De Pelotas (Rs).” Danielle Furtado Dos Santos1 Bruna Regia Marques Dos Passos; Luis Antonio Dos Santos Franz; Tanisa Dias Andrade; Wendelino Fang; Alisson Eduardo Maehler

    “Economia Solidária e a Atividade Leiteira da Base Familiar: Uma Reflexão sobre as Possibilidades.” Cássia Martins Ferreira; Walter Fagundes Rodrigues; Lúcio André de Oliveira Fernandes

    A coordenação parabeniza autores pelos trabalhos selecionados!

  • Selecionados para o processo seletivo para aluno especial PPGDTSA 2020/2

    Informamos, por disciplina, os selecionados para o processo seletivo para aluno especial PPGDTSA 2020/2:

    Desenvolvimento Territorial:

    • Katiuscia da Silva Bueno
    • Mateus Silva Farias
    • Renata Lima

    Metodologia Multicritério para Apoio à Decisão:

    • Eduardo Gularte Xavier

    Métodos Qualitativos:

    • Fabiane Araújo Botelho
    • Fabiano Luiz Oliveira Pinho

    Informamos ainda que as matrículas nas referidas disciplinas foram realizadas automaticamente, favor checar o Cobalto (https://cobalto.ufpel.edu.br/).

    Por fim, ressaltamos que o semestre inicia hoje, dia 01 de outubro de 2020.

  • Processo seletivo para aluno especial 2020/2

    O Colegiado do PPGDTSA deliberou que os docentes que ministram as disciplinas elencadas farão a análise dos candidatos até quarta-feira (30/09/2020) e quinta-feira (01/10/2020) será divulgado os resultados.

  • Alunos e professores do PPGDTSA aprovam artigos no Seminário de Administração da USP

    Diversos professores e alunos do PPGDTSA tiveram trabalhos completos aceitos no Semead USP 2020:

    Análise da Internacionalização de empresas do agronegócio: um estudo de múltiplos casos; Autoria:

    Bruna Régia Marques dos Passos (UFPEL)

    Alisson Eduardo Maehler (UFPEL)

    Maria Isabel Rodrigues Rosinha (UFPEL)

    Pedro de Almeida da Cruz (UFPEL)

    Elaine Garcia dos Santos (UFPEL)

    E agora? Suceder ou Não? Discussão sobre os motivos que influenciam na sucessão familiar

    Candida Belarmino Busatto (UFPEL)

    Alisson Eduardo Maehler (UFPEL)

    Michele Raasch (UFSC)

    O processo de desenvolvimento da capacidade absortiva individual e organizacional sob a lente dos microfundamentos

    Alessandra Yula Tutida (UNIVALI)

    Carlos Ricardo Rossetto (UNIVALI)

     Ricardo Luis Barcelos (UNIVALI)

     Cleide Tirana Nunes Possamai (UNIVALI)

    Elvis Silveira-Martins (UFPEL)

    Ambidestria e o impacto no tipo de inovação: uma pesquisa em cervejarias artesanais

    Elvis Silveira-Martins  (UFPEL)

    Carlos Ricardo Rossetto  (UNIVALI)

    A coordenação do PPGDTSA parabeniza professores, alunos e ex alunos pelas publicações!

  • Curso de Análise Multivariada de Dados para Pesquisa Quantitativa em Administração

    O prof. Dr. Edar da Silva Añaña irá ministrar o curso de Análise Multivariada de Dados para Pesquisa Quantitativa em Administração, sendo este um Seminário envolvendo processo e técnicas de amostragem, testes para comparação de populações e de amostras, e análise mono e multivariada, envolvendo Análises de Regressão (linear e logística), Análise de Clusters, Análise Fatorial Exploratória e Análise de Caminhos e Fatorial Confirmatória, e Modelagem de Equações Estruturais.
    Objetivo: Apresentar e desenvolver as principais técnicas de Análise Multivariada de Dados, de modo a capacitar os Mestrandos e Doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Administração e áreas afins, da UFPel e de outras universidades, a lidar com pesquisas quantitativas em Administração, em nível de Mestrado e Doutorado.
    Metodologia: O seminário acontecerá em cinco encontros semanais, de quatro horas cada, a serem conduzidos presencialmente ou de forma remota, conforme as circunstâncias assim o permitirem. Os conteúdos serão desenvolvidos de forma prática e dialogada, e envolverá a realização de exercícios com os software recomendados. As aulas acontecerão no horário noturno, para facilitar a adesão dos mestrandos dos PPGs vinculados à FAT/UFPel, uma vez por semana, em datas a serem ajustadas; caso persista a dificuldade para os encontros presenciais as aulas serão conduzidas à distância de forma síncrona.

    A assistência ao seminário pressupõe a disponibilidade de computador com os pacotes MS-Windows, MS-Excel, IBM-SPSS e IBM-AMOS, sem restrições operacionais, podendo, contudo, serem utilizadas cópias demo ou licenças temporárias. Os pacotes M-Plus e Smart-PLS são desejáveis, mas não imprescindíveis. Não haverá possibilidade de atender o seminário utilizando SmartPhones ou plataformas genéricas nas quais não seja possível rodar os pacotes recomendados.

    Resultados esperados e avaliação: O resultado será considerado satisfatório, se ao menos 50% dos alunos presentes em todos os encontros conseguir ao final do seminário:

    1. Analisar, testar e identificar estatisticamente, diferenças significativas de média ou de proporção entre populações e amostras;
    2. Explorar e testar a confiabilidade de fatores existentes em grandes amostras, através de Análise Fatorial Exploratória;
    3. Conceber e testar modelos de mensuração de fenômenos complexos, através de Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem de Equações Estruturais.

    Datas de realização: quintas feiras às 19 hs, com duas horas de curso por aula, durante o mês de outubro de 2020.
    Referências e softwares: Durante o Seminário será utilizado o seguintes suporte:

    1. BARBETTA, Pedro Alberto. Estatistica aplicada as ciencias sociais. 3.ed. Florianópolis, SC: Ed. da UFSC, 1999. 283p. (Didática) ISBN 8532800106.
    2. BROWN, Timothy A. Confirmatory factor analysis for applied research. New York: The Guilford Press, 2006.
    3. HAIR, Joseph F.; SANT’ANNA, Adonai Schlup. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2009. 688 p. ISBN 9788577804023.
    4. HAIR, Joseph F. A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). California: Sage, 2016.
    5. Artigos (diversos)
    6. Software SPSS ou IBM-PASW-Statistics.
    7. Software IBM-AMOS

     

    Inscrições: Serão 20 vagas por ordem de inscrição, com inscrição via e-mail do curso (ppgdtsa@ufpel.edu.br).

    Certificado de participação no curso pelo PPGDTSA e FAT, por frequência e notas.
    Sobre o prof ministrante:
    Edar da Silva Añaña é Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) (http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/15017), com estágio no Instituto de Turismo e Lazer da Universidade de Economia e administração de Viena-Áustria (Wirtschaftsuniversität Wien); Doutorado pela Universidade do Porto (Portugal), através de reconhecimento público do título de Doutor concedido pela UFRGS, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018 da República Portuguesa; Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001); e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade da Região de Campanha (1986). Pós-doutorado em Turismo e Hotelaria no PPGTH / UNIVALI (Brasil) e na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (Portugal) (2016). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Administração de Empresas da Universidade Federal de Pelotas (Brasil), Professor do Mestre Acadêmico do FURG (Brasil) e Professor convidado da PPGTH / UNIVALI (Brasil).  
  • Processo Seletivo para Aluno Especial 2020/2 do PPGDTSA

    As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas optativas como aluno especial do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da UFPel estarão abertas no período de 21 a 25 de setembro de 2020, conforme Edital No 79/2020.

    Edital No 79/2020

    Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail do Programa (ppgdtsa@ufpel.edu.br)

Translate »