Início do conteúdo
    Notícias
  • Professores do PPGDTSA fazem reunião de planejamento e avaliação

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    No dia dia 26 de setembro a coordenação do PPGDTSA e demais professores estiveram reunidos na FAT para a discussão sobre a reunião da CAPES que versou sobre a avaliação dos cursos de pós graduação na área de Administração que aconteceu no início de setembro em Brasília e reuniu coordenadores de cursos de todo o Brasil.

    Além dos Coordenadores do curso esteve presente o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPel, Prof. Dr. Flávio de Marco, que participou das discussões e deu contribuições importantes sobre a avaliação da pós graduação no Brasil.

    O prof. Mario D. Canever, coordenador adjunto do PPGDTSA e que esteve no seminário de avaliação da CAPES, fez uma longa explanação sobre a evolução da área de administração no Brasil, aumento dos cursos e formas de avaliação. Foi uma oportunidade importante para a troca de conhecimentos, ideias, planos para o futuro do curso e alinhamento de ações e estratégias.

    Em breve novas reuniões serão realizadas, também com participação de alunos e técnicos.

  • Lista de selecionados para o Curso de Técnicas Multivariadas Exploratórias: Teorias e Aplicações

    Informamos a lista de selecionados no Curso de Técnicas Multivariadas Exploratórias: Teorias e Aplicações, o qual ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro de 2019 e será ministrado pelo Prof. da UFSM, Dr. Adriano Mendonça Souza, tendo duração de 12 horas.

    Lembramos que o curso será ministrado na Sala da Pós-Graduação 2 da Faculdade de Administração e de Turismo (4o andar do Campus ANGLO/Porto) com início no dia 17 de outubro de 2019 (das 13h às 14h, credenciamento; das 14h às 18h, curso) e término no dia 18 de outubro de 2019 (das 08h às 17h, com 1h de intervalo para almoço; e encerramento as 17h e 15min)

    Salientamos que em virtude da limitação da sala, o curso será limitado a 25 participantes. A seleção dos inscritos se deu por ordem de submissão da inscrição. Segue a lista dos selecionados e suplentes (por ordem de inscrição):

    Selecionados:

    1. Alessandra Bandeira da Rosa
    2. Marlete de Moura Ribeiro
    3. Murilo Gonçalves Quevedo
    4. Eliezer de Souza Pires
    5. Tatiana Porto de Souza
    6. Lucas Martins Christ
    7. Lúcio André de Oliveira Fernandes
    8. Dário Luis Fagundes Knüppe
    9. Thays França Afonso
    10. Luciana Nunes Ferreira
    11. Charlie Guimarães Gomes
    12. Renata Espíndola Moraes
    13. Renata Vieira Rodrigues Severo
    14. Gabriele Espinel Avila
    15. Heden Luiz Marques Moreira
    16. Thábata Bierhals Hartwig
    17. Beatriz Timm Rutz
    18. Willian Daniel Pessoa
    19. Mateus da Silva Teixeira
    20. Rosiméri da Silva Fraga
    21. Éder Coutinho
    22. Clause Fátima de Brum Piana
    23. Luiza Coutinho Pereira
    24. Evander Barboza Almeida
    25. Emanuel Gomes Bertizzolo

     

    Suplentes:

    26. Clause Fátima de Brum Piana
    27. Isabel Sarkis Onofre
    28. Márcia Arocha Gularte
    29. Alice Pereira Lourenson
    30. Vitor Emanuel Quevedo Tavares
    31. Ana Rita de Assumpção Mazzini
    32. Jaqueline da Silva Scheneider
     

  • Seminários Interdisciplinares do PPGDTSA – 2019/2

    A pedido do Prof. Marcelo Fernandes Pacheco Dias, professor responsável pela disciplina de Seminários Interdisciplinares do PPGDTSA, convidamos a todos os alunos e professores do Programa a participarem dos seminários, conforme programação a seguir:

    27/09 INTERAÇÃO UNIVERSIDADE -SOCIEDADE

    Prof. Odir Dellagostin /UFPel-Fapergs

    Sala 726DCSA

    Horário 09h

    30/09 ALIMENTOS GENETICAMENTE MODIFICADOS

    Prof. Leonardo Nora -DTCA – UFPel

    Sala 726 DCSA

    Horário 09h

    16/10 GESTÃO DE CUSTOS: enfoques práticos e teóricos com vistas ao desenvolvimento agropecuário

    Prof. Gameiro USP – PPG DTSA

    Sala 726 DCSA

    Horário 09h

  • Professor da UFSM irá ministrar curso de métodos quantitativos no PPGDTSA

    Nos dias 17 e 18 de outubro o Prof. titular da UFSM, Adriano Mendonça Souza, irá ministrar aos alunos, docentes, técnicos do PPGDTSA e demais interessados o curso “Técnicas Multivariadas Exploratórias: Teorias e Aplicações“, com duração de 12 horas aula e certificado pelo programa. O curso será realizado na sala da Pós 2 da FAT e terá vagas limitadas.

    Inscrições pelo e-mail ppgdtsa@gmail.com, com assunto “Curso Técnicas multivariadas exploratórias”

    Objetivos do curso: Proporcionar aos alunos a possibilidade de efetuarem estudos e pesquisas utilizando as técnicas de análise multivariada, tanto no controle de estatístico do processo, na segmentação de mercado, em pesquisas, análises e validação de questionários. Busca-se que o pesquisador tenha a possibilidade de compreender e aplicar os diferentes métodos nas áreas de concentração da engenharia de produção, administração e afins.

    Sobre o ministrante:

    Foto

    Adriano Mendonça Souza possui graduação em Matemática (FIC Faculdade Imaculada Conceição Santa Maria), Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria) e Mestrado em Engenharia de Produção (UFSM). Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC -Universidade Federal de Santa Catarina – SC) e neste período atuou como pesquisador na Texas A & M University (TX – USA), realizou post-doc no Instituto Superior da Ciência do Trabalho e da Empresa – ISCTE – Business School – Lisbon Institute – Portugal. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Estatística (UFSM) atuando nos curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM) e no Mestrado em Engenharia de Produção (UFSM) assim como nos demais cursos de graduação da instituição. A partir de 2007 passou a avaliador de curso e avaliador institucional do MEC, além de ser referre de várias revistas científicas. Faz parte do corpo editorial da Revista Ciência e Natura e membro do comitê editorial da Editora-UFSM. As área de interesse são estatística aplicada, controle de qualidade, análise de séries temporais, análise multivariada, pesquisa operacional e gerência de produção e avaliações de políticas públicas por meios de modelos econométricos.

    Cronograma: 

    dia 17 de outubro: 13 h – 14 h: credenciamento e abertura;

    14 h – 18 h: curso;

    dia 18 de outubro: 08 h – 17 h: curso, com intervalo para almoço de 1 hora

    17:15 h : encerramento do curso

  • Coordenação do PPGDTSA participa de avaliação na CAPES

    Nos dias 11, 12 e 13 de setembro acontecerá em Brasilia, na sede da CAPES, o seminário de avaliação de meio termo da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, que terá discussões e avaliações dos programas de pós-graduação referentes aos anos 2017 e 2018. Estarão presentes coordenadores e coordenadores adjuntos de todos os programas da área de Administração do Brasil.

    O Coordenador Adjunto do PPGDTSA, prof. Dr. Mario Duarte Canever se fará presente representando o programa e participando das discussões da área. O coordenador prof. Alisson Eduardo Maehler participou da reunião inicial realizada em maio, também na CAPES.

    Para o prof. Alisson essa é uma grande oportunidade para a coordenação se fazer presente e representada, ajudando na avaliação e trazendo informações e conhecimentos importantes para o curso. A participação dos dois docentes nos eventos permite o compartilhamento de conhecimentos e informações que certamente serão úteis para a melhor avaliação e crescimento do PPGDTSA.

    Mais informações no site https://www.capes.gov.br/36-noticias/9799-grupos-trabalham-para-aprimorar-o-sistema-de-avaliacao

  • Resultado do Processo Seletivo para Aluno Especial do PPGDTSA – Período 2019/2 – Edital Nº 112/2019

    Informamos os selecionados para o processo seletivo para aluno especial do PPGDTSA – período 2019/2 – Edital Nº 112/2019

     

    Disciplina Inovação, Transição e Sustentabilidade

    Diego Ott de Oliveira

     

    Disciplina Métodos Qualitativos

    Daiane Rossckopf Castro

    Fabiane Bruneto Oliveira

     

    Os selecionados deverão comparecer na Secretaria Acadêmica da Faculdade de Administração e de Turismo – localizada no Campus Porto/ANGLO, Rua Gomes Carneiro, 1, sala 416B, Centro, Pelotas/RS – no período de 14 a 16 de agosto de 2019, das 08h às 22h – munidos dos  originais ou cópia autenticada dos seguintes documentos: carteira de identidade, cpf, diploma de graduação, certificado de reservista (para homens), título de eleitor.

  • Edital para Seleção de Aluno Especial do PPGDTSA – Período 2019/2

    Estarão abertas, no período de 05 a 09 de agosto de 2019, as inscrições para a seleção de aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA).

    Maiores informações podem ser obtidas através do Edital de Seleção (Edital Nº 112/2019) ou através do e-mail ppgdtsa@gmail.com;

    As inscrições podem ser feitas através do Formulário de Inscrição.

     

  • Ex aluno do PPGDTSA aprova artigo no Encontro Nacional dos Pesquisadores de Administração – ENANPAD 2019

    Gustavo Neves Goularte, que é ex-aluno e atual mestre em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, em coautoria com o Professor Marcelo F.P.Dias, tiveram seu artigo denominado de CADEIA DE SUPRIMENTOS VERDE: RELACIONAMENTOS ENTRE OS FATORES DETERMINANTES, PRÁTICAS VERDES E DESEMPENHO aprovado para apresentação no Encontro Nacional dos Pesquisadores em Administração – ENANPAD 2019.

  • Professores do PPGDTSA contemplados com bolsas de IC

    Diversos professores do PPGDTSA foram recentemente contemplados com bolsas de Iniciação Científica de diferentes agências de fomento, como CNPq e FAPERGS. Parabenizamos os professores e desejamos ótimos resultados em suas pesquisas!

     

    Prof. Alisson Eduardo Maehler – PROBIC/FAPERGS;

    Prof. Elvis Silveira Martins – PIBIC/CNPq e PBIP/AF-UFPel;

    Profa. Rosana Tondolo – PIBIC/CNPq e PBIP/AF-UFPel;

    Prof. Vilmar Tondolo – PIBIC/CNPQ e PBIP/AF-UFPel;

    Prof. Mario Duarte Canever – PROBIC/FAPERGS;

    Prof. Gabrielito Menezes – PROBIC/FAPERGS;

    Prof. Robson Andreazza – PIBIC/CNPQ;

    Profa. Luciara Bilhalva – PIBIC/CNPQ e PBIP/AF-UFPel;

     

Translate »