Coordenadores de cursos são escolhidos pela comunidade CLC

A Comissão Eleitoral para coordenações de Colegiados de Curso do Centro de Letras e Comunicação divulga os resultados das consultas a docentes e discentes referentes aos cargos de Coordenador(a) e Coordenador(a) Adjunto(a), realizadas nos dias 19 e 20 de dezembro de 2017.

Documento disponível em: Consulta_dezembro_2017_resultados

  • LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS ALEMÃO

Coordenadora: Profa. Dra. Milena Hoffmann Kunrath

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Daniele Gallindo Gonçalves Silva

  • LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS ESPANHOL

Coordenador: Prof. Dr. Uruguay Cortazzo González

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Aline Coelho da Silva

  • LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS FRANCÊS

Coordenadora: Profa. Dra. Maristela Gonçalves Sousa Machado

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Mariza Pereira Zanini

  • BACHARELADO EM LETRAS TRADUÇÃO ESPANHOL PORTUGUÊS

Coordenadora: Profa. Dra. Andrea Cristiane Kahmann

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Marisa Helena Degasperi

  • BACHARELADO EM JORNALISMO

Coordenador: Prof. Dr. Fábio Sousa da Cruz

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Carlos Andre Echenique Dominguez

Publicado em Editais e resultados | Comentários desativados em Coordenadores de cursos são escolhidos pela comunidade CLC

Curso de Letras Português e Espanhol recebe conceito 5 do MEC

Atualizado em 21/12/17
Com informações do site da UFPel.

O curso de Letras Português e Espanhol da UFPel recebeu o conceito máximo Cinco,  considerado como excelente, no processo de Renovação de Reconhecimento feito por comissão de avaliadores do INEP/MEC. O conceito resultante da avaliação é um dos elementos utilizados pelo Ministério da Educação para deferir o Reconhecimento ou a Renovação de Reconhecimento de um curso. A visita dos avaliadores ocorreu de 10 a 13 de dezembro de 2017. O relatório está disponível no link: MEC. Relatório final avaliação in loco – Letras-Português Espanhol

Em mensagem à comunidade CLC, a Coordenação de Português-Espanhol, que tem a frente os professores Uruguay Cortazzo e Aline Coelho, comemora o conceito máximo obtido pelo curso junto ao MEC: “Gostaríamos de agradecer a inestimável colaboração de todos na entrega de seus currículos, na participação da reunião dos professores, no elenco no NDE e Colegiado, assim como as dicas valiosíssimas do Helano, da parceria da Isabella e da Luciana, do apoio do Guilherme, da Cris Guidotti e o empenho do Luan. Consideramos que o resultado obtido é um produto coletivo que mostra que mesmo sendo uma universidade com sérias fragilidades estruturais e de conjuntura, conseguimos mostrar a nossa melhor face que a integração de todas nossas forças.”

Entenda a avaliação

A comissão do INEP avalia os cursos levando em consideração três dimensões, que são a Organização Didático-Pedagógica; o Corpo Docente e Tutorial e a Infraestrutura; os requisitos legais e os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente. O resultado da avaliação in loco é divulgado através de relatório no sistema e-MEC e é encaminhado às unidades acadêmicas pelo Núcleo de Regulação de Cursos da Universidade.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Curso de Letras Português e Espanhol recebe conceito 5 do MEC

CLC lança vídeo institucional para resgatar sua história

O Centro de Letras e Comunicação (CLC) da UFPel lançou um vídeo institucional, na ocasião de sua festa de final de ano, realizada no dia 15 de dezembro de 2017, a qual reuniu servidores docentes, técnico-administrativos e terceirizados do CLC. O vídeo trata-se de uma iniciativa do projeto de extensão Palavras e Café, com o intuito de resgatar a história dos cursos de Letras por meio de entrevistas com personagens representativas ao longo dos 43 anos de existência do curso. O projeto é coordenado pela professora e diretora do Centro, Vanessa Damasceno, que ressalta a importância de ter “um registro da memória dos cursos do ano de 1984 até 2017”.

Vídeo institucional foi exibido na festa de final de ano do CLC de 2017

 

O vídeo foi desenvolvido por servidores técnico-administrativos do CLC: Vladi B. Vargas, responsável pela direção, captação de imagens, roteiro e edição de vídeo e áudio; Bruno Añaña (áudio externo) e Daniela Agendes (locução), bem como pela aluna de Jornalismo Camila Mascarenhas (produção).

 

Confira o vídeo:

A produção tem por objetivo homenagear não somente os professores, ex-professores, ex-técnicos e ex-alunos entrevistados, mas também a comunidade como um todo, que permanece construindo a história do Centro de Letras e Comunicação. O CLC conta atualmente com dez cursos de graduação, incluindo os cursos de Letras presenciais e  de Espanhol à Distância, além do curso de Jornalismo. Enquanto Centro, a estrutura atual é composta por Direção, Câmara de Ensino, Câmara de Pesquisa, Câmara de Extensão, Colegiados de Curso e Programa de Pós-Graduação – Mestrado.

Por: Daniela Agendes

Publicado em Notícias | Comentários desativados em CLC lança vídeo institucional para resgatar sua história

Curso para servidores e estudantes aborda o texto acadêmico

Publicação programada antes da greve dos servidores técnico-administrativos da UFPel.

O curso “Aspectos de revisão e formatação do texto acadêmico” recebe inscrições de estudantes e servidores da UFPel até a próxima segunda-feira (27), pelo e-mail nucleorevisao.ufpel@gmail.com. As atividades contabilizarão 9 horas. A ministrante é a revisora de textos Júlia Crochemore Restrepo, profissional visitante da Universidade Federal de Santa Catarina  (saiba mais sobre a revisora). O curso é promovido pela Coordenação do curso de Bacharelado em Letras – Redação e Revisão de Textos.

Publicado em Cursos | Comentários desativados em Curso para servidores e estudantes aborda o texto acadêmico

CLC recebe revisora de textos visitante da UFSC

Publicação programada antes da greve dos servidores técnico-administrativos da UFPel.

O Centro de Letras e Comunicação da UFPel está recebendo como visitante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a revisora de textos Júlia Crochemore Restrepo. Júlia é revisora na Editora da UFSC e está cumprindo sua licença capacitação na UFPel desde o mês de setembro. No CLC, está atuando junto à professora Sandra Maria Leal Alves no curso de Bacharelado em Letras – Redação e Revisão de Textos (RRT). Entre as atividades, estão a participação no Núcleo de Revisão de Textos, onde compartilha conhecimentos com acadêmicos do curso de RRT, e no projeto de extensão “Redigindo e revisando textos com eficiência”, curso aberto à comunidade.

No áudio abaixo, ela conta um pouco sobre sua experiência e suas atividades, além de convidar a comunidade UFPel a conhecer o Núcleo de RT e a saber mais sobre o trabalho do profissional revisor em uma editora universitária.  A profissional permanece até dezembro na Universidade.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em CLC recebe revisora de textos visitante da UFSC

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras-Português é debatido por discentes

 A coordenação do curso de Licenciatura em Letras-Português do Centro de Letras e Comunicação realizou, no dia 7 de novembro, às 19h, uma conversa com seus alunos, tendo como principal foco o projeto pedagógico do curso. A conversa foi coordenada pela Profa. Luciana Vinhas, coordenadora do Curso, e contou com a participação dos professores Aulus Martins, Janaina Brum, Maria José Vieira e Sandra Alves.

Foram debatidos vários outros temas com os alunos, tais como bolsas acadêmicas, monitorias, relação professor-aluno, relação coordenação-aluno e representação discente. A conversa tem o objetivo de gerar um relatório de autoavaliação do Curso, o qual contribuirá para as discussões sobre reformulação do projeto pedagógico do curso, cuja nova versão deverá ser implementada em 2019. Além disso, falou-se sobre a visita in loco de equipe do MEC para fins de renovação do reconhecimento do Curso de Licenciatura em Letras-Português.

Divulgação

Publicado em Alunos, Docentes | Comentários desativados em Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras-Português é debatido por discentes

I Jornada Pedagógica do PEIF aborda formação continuada de professores

O PEIF (Programa Escolas Interculturais de Fronteira) promoverá, no dia 16 de novembro, quinta-feira, a I Jornada Pedagógica do PEIF: INTEGRANDO SABERES – DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES. O evento abrangerá temas relacionados à formação continuada de professores da rede educacional pública. A Jornada ocorrerá nos turnos da manhã e da tarde, no Auditório da Reitoria da UFPel, 4º andar, estando aberto a todos os interessados. Será disponibilizado atestado de participação e futuro certificado Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

PROGRAMAÇÃO:

MANHÃ

8h30min

Credenciamento, Abertura, Café

9h

Mesa 1: “Formação  on-line para uso de tecnologias na Educação Básica”

Profª. Rozane da Silveira Alves

10h

Mesa 2: “Projetos Interdisciplinares na Educação Básica: experiências do Pibid-UFPel” – Prof.ª Vanessa Caldeira Leite

“A Organização do Trabalho Pedagógico a partir da metodologia de Pedagogia de Projetos” – Prof.ª Gilceane Porto

11h

Diálogos Interculturais

Parte 1: Livro Poemas escrito por alunos de Escolas de Santana do Livramento – Prof. Paulo Borges

Parte 2:  Dicionários bilíngues  de expressões da fronteira sul  – Profª. Ana Pederzolli Cavalheiro Recuero

 

TARDE

14h-15h30min

Relatos de Experiências

Relato I: “Curta Metragens Transformando Relações na Escola Rural”

Profª. Josiane de Moraes Brignol

Relato II: “Projeto jornal na escola”

Profª. Aline Vohlbrecht Souza

15h30 min-17h30min

Relatos de Experiências do PEIF:

Escolas do PEIF – Santana do Livramento

Publicado em Abertos à comunidade, Eventos | Comentários desativados em I Jornada Pedagógica do PEIF aborda formação continuada de professores

Mesa-redonda para alunos e professores de Letras – RRT

No dia 07 de dezembro, às 19h, no Campus II, ocorrerá uma mesa-redonda para alunos e professores do curso de Bacharelado em Letras – Redação e Revisão de Textos. O tema do evento será “Diálogo com redatores e revisores de textos: perspectivas do agir profissional”. Não é necessária inscrição prévia para participar.

A mesa-redonda será mediada pela professora do CLC Cleide Inês Wittke. Participarão da mesa: Aline Rosinsk Vieira, Bianca Lehmann, Gisele Aline Feraboli, Júlia Crochemore Restrepo, Marina Grahlmann Wille e Mayara Espindola Lemos.

 

Publicado em Alunos, Eventos | Comentários desativados em Mesa-redonda para alunos e professores de Letras – RRT