10º Encontro de Cuiqueiros do Sul acontece entre os dias 20 e 22 de abril

Pelotas vai escutar o ronco da cuíca

10º Encontro de Cuiqueiros do Sul vai movimentar a cena musical pelotense, de 20 a 22 de abril

O ronco da cuíca é um chamado original e único dentro do universo múltiplo da música brasileira. Instrumento emblemático e carismático, a cuíca será a grande atração do 10o Encontro de Cuiqueiros do Sul, com abertura no dia 20 de abril, às 15hs, no Parque da Baronesa, em Pelotas (RS). Organizado pela CUICAPEL – Liga Independente de Cuiqueiros e PEPEU – Programa de Extensão em Percussão da UFPel.

  • O evento vai ser uma celebração da ancestralidade. Teremos três dias de atividades e serão abordados quatro temas principais nas discussões: o racismo, o preconceito, a intolerância e a diversidade. E claro, muita música – explica o professor do Curso de Música Licenciatura José Everton, um dos organizadores das atividades.

O 10 Encontro de Cuiqueiros do Sul vai celebrar a valorização da diversidade e da afromusicalidade no enfrentamento ao racismo e aos diferentes tipos de violência. Além de cuiqueiros de Pelotas e da região sul do Brasil a festa contará com um convidado especial. Paulinho Bicolor, tocador de cuíca e pesquisador do tema, virá do Rio de Janeiro para trazer sua experiência e compartilhar aprendizados. Paulinho se dedica exclusivamente à cuíca, realizando atividades de pesquisa, composição, teorização e ensino. É criador do blog Cuiqueiros (cuiqueiros blogspot com), do projeto Cuíca Expandida (cuicaexpandida com) e do curso Cuíca Online (cuicaonline com) tem mestrado em música pela UFRJ, tendo a cuíca como objeto de estudo.

A programação do encontro três dias de muita música e conversas. Os eventos acontecerão no Parque da Baronesa, no Clube dos Subtenentes e Sargentos da Brigada Militar, no Centro de Artes, no Quadrado, no Largo do Bola do e nas ruas do entorno da UFPel. Confira abaixo tudo que está previsto:

Programação deste evento inédito na cidade

20/4 – Parque da Baronesa
15h Tambores por toda Parte
16h Ronco da Cuíca
17h Show Grupo OJU OBÁ e convidados.
18h Cortejo
19h Cerimônia de Abertura do Evento

21/4 – Clube dos Subtenentes e Sargentos da Brigada Militar
11h WORKSHOP de cuíca com Paulinho Bicolor (RJ)
13h Almoço colaborativo em homenagem ao DIA NACIONAL DA CUÍCA
15h Roda de samba
21h Encerramento

22/4 – UFPel e Ruas do Bairro Porto
14h Roda de conversa– Local: Auditório do Centro de Artes  (Valorização da DIVERSIDADE e da AFROMUSICALIDADE no enfrentamento ao RACISMO e aos diferentes tipos de VIOLÊNCIA)
17h Concentração de cuiqueiros no Quadrado
18h – Apresentação Musical – Local – Largo do Bola

Atrações: CUICAPEL, PEPEU, Batucantada, Paulinho Bicolor, Cursos de Música, Dança, Teatro e
Convidados
19h – Cortejo de Encerramento do 10 Encontro de Cuiqueiros do Sul
Largo do Bola até o Campus 2 da UFPel

Organização
CUICAPEL – Liga Independente de Cuiqueiros
PEPEU – Programa de Extensão em Percussão da UFPel

História dos organizadores

  • CUICAPEL – Liga Independente de Cuiqueiros em funcionamento no município desde
    2012 atuando em diferentes municípios do estado.
  • PEPEU – Programa de Extensão em Percussão da UFPel que desde 2014 vem estabelecendo conexões entre o universo acadêmico e a comunidade percussiva de Pelotas, realizando atividades envolvendo alunos, professores e a comunidade local em oficinas, workshop e apresentações em diversos espaços da cidade e em eventos acadêmicos e universidades dos estados de MG, PR, SC e RS

Apoios
Sesc
Prefeitura de Pelotas
UFPel
Contatos e informações
Professor José Everton – 55 99950 9988
Éder Amaral – 53 99154 8582

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.