Um grupo de alunos da disciplina de Panorama Cultural da Literatura Brasileira I, de responsabilidade da professora Dra. Mitizi Gomes, realizou uma imersão cultural, no dia 23 de fevereiro de 2024, nas cidades de São José do Norte e Rio Grande.
Nessa saída de campo, o grupo percorreu um trajeto resgatando história, arte e cultura dos séculos XVIII e XIX. Desde as igrejas e casario antigo, até o acervo raro da biblioteca Riograndense, pode-se perceber os “ecos oitocentistas” latentes no dia a dia das comunidades do extremo sul do Brasil. Na oportunidade, conheceu-se a primeira igreja do RS, a biblioteca pública mais antiga e o primeiro jornal do país, publicado em junho de 1808. Na fala do anfitrião, o Morgado, ficou clara a importância da Biblioteca Riograndense para a história do nosso país, e ficou também uma porta aberta para futuras pesquisas em fontes primárias.
A atividade compõe o projeto de ensino “Ecos oitocentistas – Imersão cultural na zona sul do RS”. No dia 15 de março, a segunda turma realizará a mesma incursão, encerrando o primeiro ciclo do projeto.
Você precisa fazer login para comentar.