Seleção de acadêmicos para o Programa de Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica (RP-UFPel) seleciona alunos das Licenciaturas da UFPel para atuação como “discentes residentes” em escolas de ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino. O edital foi lançado pela Pró-Reitoria de Ensino e a Coordenação Institucional da RP-UFPel, no âmbito do Projeto Institucional de Bolsas para o Programa de Residência Pedagógica. Confira:

SEI_UFPel-1018473-Edital-0062020PRE

Anexo-Edital-0062020PRE

As inscrições estão abertas até o dia 23 de agosto, através de formulário online disponível no edital (item 9). Os residentes precisam ser licenciandos que tenham concluído o mínimo de 50% do curso, ou estar cursando a partir do quinto semestre. Para o Núcleo Língua Portuguesa, serão selecionados 24 bolsistas de Língua Inglesa e 24 de Língua Portuguesa, além de seis residentes voluntários para cada língua. As bolsas serão concedidas pelo MEC/CAPES. O valor individual mensal será de R$ 400,00.

As atividades oportunizam ao acadêmico a atuação no processo de preparação, leituras, e atividades junto a alunos da Educação Básica,  de modo a exercer, de maneira ativa, a relação entre a teoria e a prática profissional docente. Confira o subprojeto do Núcleo Língua Portuguesa: Residência Pedagógica – Núcleo Língua Portuguesa

Saiba mais

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Tem por objetivo oportunizar o aperfeiçoamento da formação prática dos estudantes de Cursos de Licenciatura, promovendo a imersão deste nas atividades da escola de educação básica. Os Projetos Institucionais de RP têm a vigência de 18 meses, possuindo a carga horária total de 414 horas de atividades, organizadas em 3 módulos de seis meses, com carga horária de 138 horas cada módulo. Outras informações sobre o Programa podem ser acessadas neste site e na página https://capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica.

Esta entrada foi publicada em Editais e resultados, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.