Com informações do portal da UFPel
Nos dias 1º e 2 de junho de 2017, ocorreu a primeira edição do “Simpósio sobre Análise de Discurso (SAD): A pesquisa em AD na região sul”, promovido pelo programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (PPGL/UFPel) e pelo Laboratório de Estudos em Análise de Discurso da Universidade Católica de Pelotas (LEAD/UCPel). O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Direito da UFPel.
As falas da mesa de abertura no primeiro dia foram voltadas às paixões que a temática desperta em quem entra em contato com suas premissas e seus estudos. “A Análise de Discurso é extremamente sedutora”, afirmou a coordenadora geral do evento, professora da UFPel Luciana Vinhas. Ela destacou que realizar estudos a partir dessa metodologia é buscar fugir do óbvio e ousar pensar por si mesmo, especialmente nesse momento histórico e político que o país passa.
Já o coordenador de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, professor Rafael Vetromille-Castro, definiu o evento como provocador, assim como a própria temática a qual aborda. Representante da reitoria, Castro destacou que pela primeira vez em anos a área de Letras e Linguística está recebendo atenção especial dos órgãos de fomento à pesquisa. Ele também afirmou que nunca foi tão importante analisar o discurso como hoje: “Me arrepia ver o quanto a Análise de Discurso pode fazer pela sociedade”.
Também participaram da mesa a diretora do Centro de Letras e Comunicação, Vanessa Damasceno, a representante discente da comissão organizadora, Biolange Piegas, e a coordenadora do LEAD/UCPel, professora Aracy Ernst, que proferiu a conferência de abertura do evento, nomeada “O cinismo na política midiática: um dos tantos casos da Globo News”.
A programação incluiu mesas redondas, sessões de apresentação de comunicações e outras conferências. O seminário terminou às 18h de sexta-feira (2).
Você precisa fazer login para comentar.