Aprovada proposta de vínculo de docentes à linhas de pesquisa

Em reuniões da Câmara de Pesquisa e do Conselho do Centro de Letras e Comunicação, realizadas no mês de novembro de 2013, foi aprovada a proposta de vínculo de cada docente do Centro de Letras e Comunicação, que coordena ou participa como colaborador de projeto de pesquisa em vigência, a uma das linhas de pesquisa já cadastradas no CLC. São elas:

– Descrição e Análise de Fenômenos Linguísticos

Com base em estudos da Linguística, esta linha de pesquisa pretende reunir e estimular projetos que descrevam e analisem fenômenos linguìsticos relativos aos diversos níveis constitutivos da linguagem com possíveis implicações pedagógicas.

– Ensino e Aprendizagem de Línguas

Com base em estudos da Linguística Aplicada, esta linha de pesquisa pretende reunir e estimular projetos voltados para processos de ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeiras.

– Estudos de Intertextualidade

Análise e interpretação de textos literários a partir das teorias da intertextualidade e dos princípios da interdisciplinaridade, operando a aproximação de textos literários entre si, bem como do literário com outras textualidades culturais e estéticas.

– Estudos de Literatura e História.

Problematização e discussão das interações entre a literatura, cultura e história, objetivando estudar formações identitárias, memórias, catástrofes, ideologias, suas relações com sistemas literários e contexto histórico cultural e suas representações em textos literários e não-literários.

Na impossibilidade de vínculo a uma das 4 linhas já existentes, o docente deve encaminhar à CaPesq solicitação de criação de uma nova linha de pesquisa. A solicitação deve ser encaminhada por escrito à CaPesq, apresentando a justificativa para criação da linha acompanhado de descrição e docentes vinculados, que devem ser no mínimo dois.

A proposta segue o Regimento da Centro, o qual prevê que a composição da Câmara de Pesquisa passará a ser feita por representantes de cada linha de pesquisa da unidade.

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