O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira, 3 de setembro, a Portaria nº 428, de 30 de agosto de 2013, que reconhece o Curso de Jornalismo da UFPel. O reconhecimento vem três anos e meio após o início do curso.
Resultado de um processo iniciado em 2009, com a sua criação junto ao CLC, o bacharelado em Jornalismo conta com 200 estudantes matriculados e quatro turmas, sendo que a primeira turma vai ser diplomada no final deste ano letivo. Embora as ainda precárias condições de infraestrutura, o que lhe deu a nota 3 na avaliação do MEC, em 2012, o curso vem se qualificando a cada semestre.
Hoje são quatro professores doutores efetivos e quatro técnicos lotados junto ao curso. Mas ao longo desses sete semestres de implantação tem contado também com a colaboração de docentes do Centro de Letras, do Centro de Artes e do Centro de Educação à Distância, além de ter acolhido, por quase dois anos, quatro professores temporários.
O reconhecimento pelo MEC é um ato importante para a valorização do curso e, também, do Jornalismo como profissão, para a qual é imprescindível o diploma.