CLC recebe professor Göz Kaufmann da Universidade de Freiburg

Está em Pelotas para o Simpósio Linguagem e Identidades, que ocorre no dia 29 de agosto, o professor da Universidade de Freiburg (Alemanha), Göz Kaufmann. Com quinze anos de experiência em sua área de atuação, o professor Dr. Göz Kaufmann tem como principais linhas de pesquisa temas relacionados à variação linguística e sociolinguística, tecendo relações com atitudes de grupo, por exemplo.

Adepto de um método quantitativo de pesquisa, Göz afirma que tem uma visão de pesquisador com hipóteses sobre determinada situação e tenta verificá-las, entretanto acredita que a metodologia utilizada para isso nem sempre é a adequada. “A linguística se pauta em formar hipóteses e tentar verificar essas hipóteses, mas muitas vezes a metodologia é muito fraca para analisar algo que parcialmente tem a ver com atitudes, e chegar nesse conceito de atitude é algo muito difícil, porque não é uma coisa que tu vês, então tens que acessá-las de formas indiretas e isso sempre implica o risco de saber se estás ou não lidando com elas” afirma.

Devido ao tempo em que trabalha e desenvolve pesquisas na área, o professor dispõe de conhecimento e experiência, mas admite que isto está restrito às atividades específicas que desenvolveu, e espera contribuir, aqui no evento, para uma troca de experiências. “Tenho certeza que aqui existem pessoas que trabalham com o mesmo objeto de pesquisa, mas com outras perspectivas, obviamente é muito interessante compartilhar esse conhecimento e ver como outras pessoas trabalham com essa área”.

Como foco principal de sua participação no simpósio, Göz vê um compartilhamento de ideias: “Posso talvez contribuir com ideias para as outras pessoas e também ganhar ideias dessas pessoas. Acho que isso é o que a gente sempre faz quando vai para outro lugar dar palestras.” Também afirma que tem grande interesse em pensar a metodologia e análise de pesquisas: “Leio muitas coisas que acho muito interessantes com respeito às hipóteses, mas dependendo da metodologia, é realmente difícil de verificar, e muitas vezes a pergunta é se é possível verificar estas hipóteses” ressalta.

Göz Kaufmann integrará a mesa-redonda às 19h, juntamente com o professor Dr. Edgar Kirchof, da Universidade Luterana do Brasil, e irá falar sobre atos linguísticos de identidade. O evento é gratuito e está com inscrições abertas até 29 de agosto na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Letras (sala 102)

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.